Existem diversos estilos de decoração, cada uma com características próprias que as diferenciam, algumas se assemelham em alguns pontos e se distanciam em outros, mas com certeza, todas as pessoas se identificam com algum estilo, que pode ser a decoração industrial.

Para se identificar com um estilo de decoração é preciso conhecer suas principais características e o que ele representa, afinal, a decoração de uma casa é uma maneira de expressar as personalidades e gostos de quem vive nela.

O que é decoração industrial?

A decoração de um imóvel pode transmitir o estilo de vida dos seus moradores ou proprietários, até mesmo a identidade visual de uma marca, porém, poucos sabem, que os estilos de decoração vão além da área estética e podem representar movimentos.

O estilo industrial incentiva a redução de gastos e reaproveitamento de materiais, contribuindo para a cultura da sustentabilidade, semelhante à decoração rústica e o oposto da clássica, esse estilo enaltece características dos imóveis que fazem parte da estrutura e antes era “escondido”.

O que pode ser um desafio para os arquitetos e designers ao projetar um imóvel com estilo industrial de forma harmônica.

Quais são as características do estilo industrial?

Alguns elementos são essenciais para o estilo industrial, sendo capazes de caracterizar o ambiente e explicitar o estilo de decoração escolhido de modo sutil, conheça os seus principais elementos:

Amplitude nos espaços

Por ser inspirado em galpões industriais, esse estilo de decoração explora elementos estruturais do imóvel, sendo que uma das características mais marcantes desse tipo de ambiente, é o espaço amplo.

Não poderia ser diferente com a decoração, que planeja o ambiente para ser amplo, com espaços integrados, funcionalidade e praticidade, o que é possível por meio das chamadas “plantas livres”, imóveis que não possuem divisões físicas em alguns cômodos.

Muitas vezes os ambiente são fundidos, de forma que não há uma separação de funções, e sim, um acúmulo, otimizando os espaços e tornando-os mais funcionais e realmente integrados.

Além disso, também estão presentes outros elementos estruturais como as janelas, portas e o pé direito altos, o que viabiliza a circulação de ar e entrada de luz natural.

Elementos estruturais

Por muitos anos os elementos estruturais foram cobertos e escondidos nos imóveis, no entanto, com o estilo de decoração industrial, eles são exaltados, essa pode ser uma das características mais única e marcante desse estilo.

É comum observar fiações expostas, canos, tubulações e vigas, o que pode possuir uma cor mais discreta ou acabamentos metalizados, mas sem exagerar, outra característica importante desse estilo é o minimalismo.

Concreto e tijolo nas paredes

Os metais e cores neutras e sóbrias estão muito presentes na decoração industrial, bem como, alguns dos aspectos primários da construção, como o concreto, o cimento queimado e tijolos nas paredes.

Iluminação

Com tantos elementos pesados, escuros e metalizados, é preciso equilibrar com uma iluminação mais forte e aconchegante para trazer aquele toque de casa, por isso, é muito importante saber como usar a iluminação a favor dos ambientes, seja ela natural ou artificial.

Devido às janelas altas, é comum que esses ambientes possuam muita luz natural, o que é ótimo, além disso, os ambientes de descanso costumam utilizar luzes âmbar, que tornam o lugar mais aconchegante e harmonioso.

Confira tudo sobre imóveis no nosso site