Conhecer novos países, culturas e culinárias é sempre uma experiência renovadora, especialmente quando falamos de estudos. Por conta disso, muitas pessoas decidem realizar intercâmbios, seja na escola, faculdade ou até mesmo para aprender um novo idioma. No entanto, essa também é uma experiência muito custosa, especialmente em um cenário em que o real está bastante desvalorizado. Por conta disso, é muito comum se perguntar se vale a pena fazer intercâmbio. 

Definindo o intercâmbio

Ao olhar para a possibilidade de fazer um intercâmbio, muitas vezes o alto custo do processo pode ser um grande impeditivo. No entanto, é importante enxergar esse tipo de viagem como um investimento, visto que os ganhos adquiridos podem ser levados para a vida toda. Inclusive, os benefícios vão além do aprendizado de um novo idioma ou troca acadêmica. No final, uma temporada em um país estrangeiro pode trazer muito crescimento pessoal. 

Ainda assim, para garantir que o valor investido tenha retorno, algumas considerações podem fazer o seu intercâmbio valer a pena de verdade. Para começar, o estudante deverá avaliar por quanto tempo pretende (ou pode) ficar em outro país. Nesse caso, definir um objetivo pode ser essencial para responder à primeira consideração. Isso porque estabelecer um prazo até atingir um nível de influência em algum idioma, por exemplo, pode trazer mais satisfação ao final da experiência. 

Além disso, você pode procurar pelo melhor cenário para tornar o intercâmbio mais prazeroso. Procurar por apartamentos com uma boa localização ou bons colegas de quarto pode mudar completamente a forma como você passa a enxergar o momento no qual está inserido. No final, considerar se a viagem vale a pena ou não vai depender também do quanto se esforçou para que ela desse certo ou até mesmo a sorte nas oportunidades.

Benefícios do intercâmbio

Descobrir novos interesses

Sendo o intercâmbio mais longo ou não, essa é uma viagem que pode mudar completamente a forma como enxergamos o mundo. Por conta disso, durante o processo podemos acabar nos redescobrindo e além de aprender novas habilidades, conhecer novos interesses. É muito comum que pessoas que nunca nem tocaram em uma panela passem a amar cozinhar após um tempo fora do próprio país, por exemplo.

Conhecer novas culturas

Muitas vezes, a questão mais importante de um intercâmbio vai além de aprender um novo idioma. Afinal, a própria palavra significa “troca”, que é algo indispensável ao conhecer novas culturas. Ao sair pelas cidades estrangeiras, além de conhecer novas comidas e paisagens, trocar experiências com os locais pode ser extremamente renovador. 

Além disso, algumas questões até mesmo mais simples podem ser levadas para diversas áreas da sua vida. Um arquiteto que faz intercâmbio na Espanha e anda pelas ruas de Madrid, por exemplo, pode aprender bastante sobre urbanismo e prédios históricos.  

Se tornar mais independente

Em geral, fazer um intercâmbio é viajar sozinho para conhecer novas culturas. Dessa forma, acabamos ficando responsáveis por nossas atitudes, saúde, bem-estar e tudo mais. Isso exige certa disciplina e controle emocional, além da preocupação com as questões financeiras, domésticas e os próprios estudos. É uma excelente maneira de desenvolver independência, especialmente para os mais jovens. 

 

Gostou dessas dicas? Se você quiser encontrar muitas outras, é só clicar aqui para continuar navegando em nosso site.