Os pensamentos e estratégias sobre ecologia e sustentabilidade exigiram uma mudança de posicionamento e principalmente atitudes, e foi com esse pensamento que inovações como os imóveis sustentáveis foram incorporados ao mercado imobiliário e em outras áreas.

A sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente vem ganhando força nos últimos tempos, os consumidores vem procurando por práticas mais “verdes” em todos os âmbitos da vida, e com sua casa e até seus investimentos não poderiam ser diferentes.

Os impactos das poluições e do uso indevido de recursos não renováveis vem aparecendo a cada dia mais, as previsões com relação as consequências do aquecimento global assustaram muitos dos consumidores, o que os fez começarem a adotar uma postura mais positiva em seu cotidiano.

Conheça a nova tendência do mercado

O mercado dos investimentos imobiliários está em constante mudança para acompanhar as necessidades e o comportamento dos consumidores, e hoje o consumo consciente é uma das principais preocupações antes de tomar alguma decisão. 

Nesse cenário, os imóveis sustentáveis surgiram e vem sendo bem recebidos pelo público, eles consistem em construções que focam em minimizar os impactos ambientais no período da obra e após seu termino.

Esses imóveis reduzem o valor dos gastos com eletricidade e água enquanto funcionam como uma grande campanha de conscientização, afinal, todos os materiais e técnicas usados em sua construção são escolhidos cuidadosamente pensados para reduzir os impactos com o meio ambiente.

O que um imóvel precisa ter para ser sustentável?

a ideia da sustentabilidade é consumir apenas o essencial para preservar o máximo de recursos possível para as gerações futuras, pensando nisso, um investimento imobiliário precisa cumprir alguns requisitos para ser considerado sustentável.

Primeiramente, os imóveis devem ser planejados para impactar o mínimo possível o meio ambiente, usando materiais, tecnologias, e processos adequados a isso, desde a escolha da área, a vizinhança, a tecnologia de construção e o local de inserção devem seguir esse pensamento.

Esses imóveis contam com filtros e sistemas para armazenar água das chuvas para uso interno, sistemas elétricos para o uso reduzido de energia, através de placas solares por exemplo, essas atitudes reduzem os valores mensais gastos pelos morados a longo prazo.

Será que o custo benefício compensa?

Para um imóvel sustentável ser construído, ele precisa de um investimento igual ou superior aos comuns, principalmente por usarem técnicas recentes no mercado, e por isso, pouco usados com comparação as convencionais.

A parte positiva é que esses imóveis tendem a valorizar bem, até porque, seu retorno é a longo prazo, quando os custos mensais são reduzidos para os moradores em comparação aos comuns, e costumam ter um design moderno e integrados com a tecnologia, o que torna o cotidiano mais prático.

Os benefícios do uso desses imóveis não se limitam ao meio ambiente e gastos mensais, já foi comprovado que o uso de materiais e tecnologias sustentáveis pode melhorar a saúde e qualidade de vida dos moradores, os deixando mais dispostos e ativos.

Eai? Conseguiu entender o que são imóveis sustentáveis?

Para ler mais conteúdos como este, acesse nosso site