O mundo dos investimentos é uma incógnita para aqueles que veem de fora, por isso, muitos nem pensam em entrar nele, com medo de ser algo muito instável, mas o que eles não sabem é que existem meios de fazer investimentos seguros.

Ao fazer investimentos todo cuidado é pouco, é necessário muito estudo para descobrir qual o método se encaixa melhor com seu estilo de vida e objetivos, por isso, continue lendo para descobrir quais são os jeitos mais rentáveis e seguros de investir.

Investimento no mercado imobiliário

Um dos métodos mais clássicos e que é praticado há anos, é o investimento direto em imóveis, apesar de que o retorno costuma vir de médio para longo prazo, é um dos mais seguros e rentáveis, isso porque a tendência é que os imóveis apenas valorizem com os anos, além de estar sempre em ascensão. 

Funciona basicamente através da compra de imóveis para posteriormente vender ou alugar, e assim ter retorno financeiro, além disso, existe a possibilidade de investir indiretamente em imóveis, através dos fundos imobiliários, onde o investimento é feito em forma de aplicações.

Não podemos esquecer dos títulos de crédito imobiliários, que fazem parte do grupo de investimentos de renda fixa, no qual você investe na construção ou imóvel de outra pessoa, normalmente com fins comerciais.

O que é tesouro direto?

Pode parecer um pouco confuso, mas esse modelo de investimento funciona com pessoas investindo no Governo Federal, assumindo papéis no governo, e depois esse dinheiro investido volta com juros, ele é seguro por se tratar do governo, e tem um rendimento maior do que o da poupança, possuem um valor mínimo acessível e seu dinheiro pode ser resgatado a qualquer momento.

Existem três tipos de tesouro direto, o primeiro engloba os tesouros prefixados, onde a taxa é fixa, e por isso o investidor consegue calcular qual será o rendimento final, também tem os tesouros pós-fixados, onde os ganhos estão ligados a um indexador, o perigo deste é que esse indexador altera o valor, e, por isso, não tem como prever qual será o retorno, por último estão os tesouros híbridos, que é uma mistura dos dois anteriores, então uma parte do investimento rende com uma taxa fixa e a outra parte utiliza o indexador.

Como investir em Certificado de depósito bancário?

Os famosos CBDs estão presentes no vocabulário até daqueles que não investem, isso porque ele é um modo de rendimento usado por vários bancos para deixar seu dinheiro rendendo enquanto está na sua conta.

Nesse caso, uma pessoa física investe seu dinheiro em uma instituição financeira, que lhe devolve o valor com juros, o problema é que existem riscos que crescem junto ao valor do investimento, mas apesar disso, é um método seguro por ser coberto pelo FGC.

Os três tipos de letras

Para finalizar, temos as letras de crédito, letras de câmbio e letras hipotecárias, a primeira é dividida entre as letras de crédito imobiliário e do agronegócio (LCI e LCA), o investimento funciona quase igual ao método CBD, a diferença é o lugar em que a instituição financeira investe o dinheiro.

As letras de câmbio funcionam também da mesma maneira do CBD mas com taxas diferentes, que normalmente são maiores do que as dos outros modelos, e por isso, o retorno costuma ser maior e também são divididas entre prefixadas, pós-fixadas e híbridas, por último, as letras hipotecárias investem assim como as outras, porém, o dinheiro vai para hipotecas.

Cada maneira de investimento se encaixa perfeitamente para um tipo de investidor diferente, por isso é importante conhecer todas e investir da maneira correta.

Descobriu quais são os jeitos mais seguros de investimento? 

Para mais artigos como este acesse nosso site!