O mercado imobiliário é um dos modos mais clássicos de investimento, afinal, investir em imóveis está entre os métodos mais seguros e rentáveis, mas, existem alguns fatores que influenciam essa rentabilidade, um deles é a região do imóvel, por isso que investir no centro ainda gera dúvidas nos investidores.

A cidade de São Paulo é conhecida por sua agitação e quantidade de prédios, recheada de comércios e oportunidades, ela cativa pessoas de todas as regiões do Brasil, contribuindo para uma segregação mais nítida das áreas da cidade.

O centro de SP inicialmente foi o coração da cidade, onde tudo acontecia, mas, com o passar dos anos, houve uma degradação do local, que impactou a conservação dos imóveis com arquitetura histórica e tantos comércios.

Fazendo com que a área fosse esquecida durante um período, mas, esse cenário já está mudando.

Como saber se aquele imóvel tem potencial?

São vários fatores determinam um bom investimento, entre os principais está o potencial de valorização do imóvel, que, é comumente avaliado de acordo com sua localização.

A tendência é que imóveis próximos a comércios, que possuam segurança no entorno e que possua fácil acesso ao transporte público, valorizem com maior facilidade. 

Além disso, é essencial acompanhar as tendências do mercado imobiliário, que varia constantemente, e define o que os compradores estão procurando.

Antes de tudo, há algumas informações essenciais para o investidor descobrir o que de fato é uma boa oportunidade de investimento.

Primeiramente, parece óbvio, mas nem todos pensam sobre, é conhecer e definir, qual é o seu perfil de investidor.

Esse ponto já irá filtrar as melhores opções que se alinham ao objetivo final do investidor, uma das características pode ser optar por imóveis usados, esse é considerado um mercado secundário, com força no centro e em áreas mais nobres das cidades.

Há aqueles que preferem os imóveis novos, ou que se atentam apenas ao seu valor, que abrange a compra de imóveis usados para efetuar reformas, ou a compra dos novos que são mais compactos.

Então, por que seria interessante optar pela região central?


Quais são as vantagens de investir no centro?

O centro de São Paulo está em ascensão no momento, desde 2021, o número de interessados em comprar ou alugar um imóvel na região, cresceu consideravelmente.

Um dos maiores motivos para essa mudança de cenário da área, foi o Programa Requalifica Centro, ou Retrofit, que foi lançado através da Lei n.º 17.577/2021, visando revitalizar as construções históricas do centro e movimento sua economia, trazendo mais investidores de imóveis e moradores.

Apesar de ser muito movimentado devido à quantidade de comércios que funcionam 24 horas, programas culturais e opções para lazer, a região possui uma excelente infraestrutura e acesso ao transporte público, fatores que também agregam valor ao imóvel.

Essa área que já foi o centro financeiro da cidade, onde se encontravam as sedes de grandes empresas e órgãos públicos, hoje precisa de um incentivo maior da prefeitura para atrair seu foco novamente no mercado imobiliário.

Hoje, quem investe no centro da cidade possui alguns benefícios fiscais.

Como a isenção de IPTU durante três anos, a isenção do ITBI para aqueles que realizarem a requalificação de algum imóvel, a remissão de créditos do IPTU e a redução na alíquota do ISS, que sejam ligados aos serviços realizados em função das obras de requalificação.

Após conhecer todas essas vantagens sobre a região do centro da cidade, fica mais fácil responder à pergunta: vale a pena investir no centro?

Para descobrir mais um pouco sobre o mercado imobiliário e oportunidades no centro, acesse o nosso site