Investir em imóveis pode ser considerado o modo mais tradicional de investimento praticado hoje em dia, esse é apenas um dos fatores que demonstram como essa prática é confiável e rentável.

O mercado imobiliário oferece várias opções de investimento, algumas delas não exigem quantias altas para começar, e ainda pode ser feito um consórcio imobiliário, tornando esse mercado mais acessível para aqueles que desejam investir, mas não sabem como começar.

Mas afinal, o que é preciso para entrar no mercado imobiliário?

Estudar sobre o mercado 

Assim como em todo o tipo de investimento, é necessário que seja feito um estudo antes do investimento ser feito, até para avaliar qual é a melhor oportunidade.

Buscar informações sobre as oscilações do mercado, qual o contexto socioeconômico atual do país e quais são as tendências do momento, são bons pontos de partida para esse estudo.

Além disso, o estudo deve ser estendido ao tipo de investidor desejado, já que o tipo de investimento a ser feito deve corresponder com os objetivos do investimento, as expectativas que devem ser alcançadas e outras características do investidor que irão influenciar na escolha do método a ser escolhido.

Apesar de ser um mercado confiável e rentável, ainda existem risco que precisam ser considerados e que haja um preparo para caso eles ocorram, além das outras questões envolvendo o próprio imóvel, como a região, as valorizações do mercado e seu valor.

Investir em reformas 

Pode parecer uma perda de dinheiro, gastar para reformar um imóvel que será destinado a aluguel ou venda, mas pode ser uma ótima maneira de agregar valor ao seu imóvel, sem depender de fatores externos.

Principalmente, caso o imóvel em questão tenha sido comprado após ser utilizado anteriormente, e consequentemente, ele possuirá marcas de uso e possível danos, que contribuem para uma pequena desvalorização.

Investir em terrenos

Há um leque de possibilidades dentro do mercado imobiliário, desde investir diretamente em imóveis, até investir no Fundo de Investimento Imobiliário, mas o que é melhor para quem está começando?

Essa resposta depende do perfil de investidor de cada um, porque cada método de investimento possui características distintas que se adequam melhor a cada perfil, para entregar os resultados mais lucrativos possíveis.

Investir em terrenos é uma boa opção para aqueles que são novos no mercado, por entregarem lucro de médio a longo prazo.

As chances desse terreno valorizar são altas, principalmente com a expansão das cidades, o que dificulta a perda de valor, o que gera lucro a longo prazo.

O investimento em terrenos exige pouco custo, e garante sua valorização, enquanto há a possibilidade de construir qualquer tipo de imóvel ou vender lotes do terreno.

Comprar imóveis na planta

Comprar imóveis na planta pode ser uma opção arriscada, por existirem fatores externos que podem atrasar a construção e entrega do imóvel.

Apesar disso, é um método muito procurado e conhecido, por possuir lucro a médio para longo prazo, mas compensa pelo valor mais baixo que o imóvel é vendido, abaixando o investimento, que ainda pode ser parcelado, e possibilitando o aumento dos lucros.

Caso seja do interesse do investidor, o imóvel pode ser vendido por um valor maior do que o comprado, enquanto ainda está havendo a construção dele, ou, após pronto, o investidor poderá alugar esse imóvel, garantindo uma renda fixa.

Como já foi dito, existem diversas possibilidades para aqueles que investem em imóveis, e é mais simples entrar nesse mercado do que aparenta.

Para descobrir mais sobre esse ramo, acesse nosso site