No geral, a imagem de uma cafeteria ou alguém bebendo café nas ruas está sempre associada às grandes cidades, não é mesmo? Afinal, a correria do cotidiano acaba criando o cenário perfeito para estas imagens, especialmente uma megalópole como São Paulo. Por conta disso, muitas pessoas despertam o interesse em abrir um desses estabelecimentos na cidade, mas não sabem quais as condições ideais ou melhores locais para investir. Você é uma dessas? Confira neste artigo qual a melhor região de SP para abrir um café. 

Por que abrir um café em São Paulo? 

Para começar, abrir uma cafeteria é uma ideia que pode dar muito certo no Brasil. Como o país é o maior exportador de grãos do mundo e possui uma história rica neste sentido, os cidadãos já possuem uma relação bem forte com a bebida. Dessa forma, a aderência às cafeterias é bem alta, especialmente nas regiões onde elas não estão tão presentes, o que acaba criando uma demanda muito maior. 

Além disso, a expectativa do mercado para os serviços que envolvem café é muito positiva. Isso porque os brasileiros estão consumindo cada vez mais seus grãos, além de estarem procurando cada vez mais por variedades. Dessa forma, desde 2020 o crescimento destes estabelecimentos é de mais de 20% ao ano. Os números são ainda maiores em São Paulo e na região metropolitana, e recebem grande influência da vida mais movimentada de uma grande cidade. 

As dificuldades em abrir uma cafeteria em SP

Apesar das oportunidades serem muito altas, é importante entender como funciona o mercado de cafeterias na cidade. Afinal, diferente de muitas outras capitais no país, São Paulo conta com muitos cafés espalhados por toda sua extensão, sendo que muitos deles apresentam propostas, características e modelos diferentes. Ainda assim, encontrar a localização perfeita é o que pode fazer cada estabelecimento se destacar.  

No geral, procurar por regiões que permitam um acesso mais fácil e conveniente é o que pode atrair clientes e torná-los fiéis ao seu negócio. Caso isso seja seguido, já é meio caminho andado para ter um café de sucesso. Além disso, encontros entres adoradores desses grãos acontecem com certa frequência e podem ser excelentes oportunidades para construir um networking e aprender com algumas referências. 

Melhores regiões para abrir um café em SP

Antes de tudo, é importante entender que não existe uma região específica para abrir o café. Na verdade, a melhor região vai depender bastante do perfil da clientela que você deseja conquistar e como prefere montar seu negócio. Algumas pessoas optam por um estilo mais industrial, por exemplo, enquanto outras adoram montar um café com a decoração clássica e aconchegante.  

Ainda assim, uma boa dica é procurar por uma localização com grande movimento, preferencialmente próximo a universidades, escritórios e avenidas mais movimentadas. Por conta disso, abrir um café no centro da cidade pode ser a melhor opção, mas o custo do aluguel pode ser bem alto. Assim,  uma cafeteria na região de Pinheiros, pode ser uma ótima alternativa, já que o bairro tradicional é também conhecido por sua forte ligação com a gastronomia. 

Gostou dessas dicas? Se você quiser encontrar muitas outras, é só clicar aqui para continuar navegando em nosso site.