Muitas vezes, quando as pessoas ouvem falar da profissão de designer, apresentam uma ideia muito “crua” ou irreal do que fazem esses trabalhadores. Inclusive, alguns acreditam que essa é uma área fácil, visto que um diploma de curso superior não é exigido para exercê-la. No entanto, isso está longe de ser verdade, visto que as qualificações são essenciais para destacar alguém no mercado de trabalho. Quer saber onde consegui-las? Confira neste artigo os melhores cursos de design de SP. 

Designer precisa fazer faculdade?

Antes de tudo, é importante entender que por lei, um designer não precisa ter um diploma de ensino superior para exercer a profissão. Por tanto, diferente de outras profissões que exigem que os estudantes se preparem para o vestibular, o designer pode adquirir e aplicar todo o seu conhecimento de forma autodidata. Ou seja, esta é uma profissão que ainda não foi regulamentada aqui no Brasil. 

No entanto, algumas pessoas defendem a ideia de que uma graduação deveria ser exigida. Isso porque são apresentadas aulas e materiais extremamente difíceis de serem conseguidos sozinho. Além disso, o mercado passaria a exigir mais da área, e passaria a enxergá-la com mais profissionalismo e seriedade. Ainda assim, enquanto não há obrigação legal, os interessados na área podem estudar sem sair de casa e pela internet. 

Porém, também é interessante saber que o ambiente acadêmico pode proporcionar experiências e oportunidades únicas. Muitas vezes, a grade curricular multidisciplinar pode fazer muita diferença no mercado de trabalho, sendo responsável até pelo aumento do salário de algumas pessoas. Ademais, o networking e troca com outros estudantes pode te ajudar a conseguir um emprego muito mais rápido que o normal. 

Os melhores cursos de design  

Todo profissional vai procurar os melhores cursos para agregar ao seu currículo, seja da área de publicidade, programação e muitas outras. Não é diferente com os designers, mas é importante saber onde procurá-los. Antes de tudo, é importante entender se você procura algum tipo de material específico, como apenas web design e design de interiores ou algo mais generalista, onde terá acesso a teoria por trás da área. 

 

Melhores cursos de SP

SENAC

O SENAC SP oferece uma série de cursos livres na área de design, todos eles com a qualidade aprovada por especialistas. É um leque bem vasto de opções, onde as vagas variam para as aulas de assistente de arte, design de infográfico, design de marcas e design para materiais de ponto de venda.    

Alura

A Alura não está limitada a São Paulo, então oferece cursos na área de Design Gráfico para todo o país. Isso porque ela é uma plataforma online, o que permite mais flexibilidade e adaptabilidade para os seus alunos. 

IED

Quando o tema é graduação, a IED se destaca. Como a única faculdade internacional dedicada de forma integral a área, oferece conteúdos completos e de qualidade para os seus alunos, além de uma metodologia referência para os designers de todo o país.

Por conta disso, oferece disciplinas divididas em cinco núcleos do design (Moda, Gestão e Negócios, Artes Visuais e Comunicação, Produto e Tecnologia e Espaços e Interiores. 

Gostou dessas dicas? Se você quiser encontrar muitas outras, é só continuar navegando em nosso site