Quando o hábito de cozinhar não é adquirido durante a juventude, pode ser mais difícil aprender a cozinhar na vida adulta, o que é necessário, muitas pessoas não sabem como começar, afinal, para quem nunca preparou uma refeição, pode parecer desafiador, mas, esse aprendizado pode ser simplificado.

Ao morar sozinho ou buscar um estilo de vida mais saudável, aprender a cozinhar pode se tornar inevitável, permitindo o controle dos ingredientes utilizados no preparo da comida, além de ser mais econômico do que recorrer aos restaurantes para as refeições do dia a dia.

Por onde começar?

As receitas dão uma ótima orientação, explicando o que fazer e quais ingredientes serão necessários, ao se apoiar nas receitas, é possível evoluir de modo mais rápido e assertivo, além de incluir variações de pratos com diferentes níveis de dificuldade para o preparo.

Após escolher a receita, é o momento de separar quais ingredientes e utensílios serão utilizados, esse passo é importante, afinal, sem ele há chances de iniciar uma receita e durante seu preparo, perceber que algum ingrediente está faltando.

Ao colocar a mão na massa, é importante garantir a higiene, afinal, aquela comida será ingerida, e, se mal preparada ou caso não haja uma boa higienização dos utensílios, alimentos e mãos, é possível transmitir vírus e bactérias.

Assim como os materiais, o ambiente deve se manter organizado e limpo, a fim otimizar o processo e não acumular muita sujeira ou não encontrar algum dos utensílios quando necessário.

O que não fazer nesse momento?

A prática leva a perfeição, durante esse caminho, alguns erros acontecem como consequência do aprendizado, porém, eles podem ser evitados, como, por exemplo:

Ao fritar carne ou frango, é recomendável aquecer a frigideira com um fio de óleo ou azeite, também evitar mexer muito para que ele não fique sem sabor, além disso, você deve esperá-lo fritar até que as bordas comecem a cozinhar, para depois mudar de lado.

Outro erro recorrente aos iniciantes é guardar a comida na geladeira antes de aguardar que ela esfrie, armazenar a comida quente na geladeira pode desencadear problemas de saúde e ao eletrodoméstico, que pode ser danificado neste ato.

Uma ação desnecessária que alguns não sabem é realizar a lavagem da carne antes de seu cozimento, isso porque o cozimento pode matar os microrganismos, tornando a lavagem desnecessária, além disso, quando feita, a carne perde suas proteínas.

No caso das ervas e folhas, ao serem armazenadas na geladeira, elas não devem estar na embalagem, devido a prejudicar sua conservação, fazendo com que elas murchem e estraguem mais rápido.

Outra dica do que não fazer é descongelar os alimentos na bancada da pia ou em qualquer lugar que não seja a geladeira. 

Apesar de ser uma prática muito comum, principalmente com as rotinas agitadas que a maioria das pessoas tem, é melhor recorrer ao micro-ondas do que deixar o alimento descongelando na pia.

Seguindo nesse assunto, os alimentos que já passaram pelo processo de descongelamento, não devem ser congelados, devido ao risco de contaminação por bactérias, e a perda das propriedades nutricionais.

Para finalizar, um erro muito cometido é reutilizar o óleo vegetal para outro alimento, afinal, ele deve ser utilizado uma única vez e posteriormente descartado.

Aprender a cozinhar pode ser mais simples do que parece, conheça o nosso site para mais dicas.