O mundo dos investimentos está em constante crescimento, aumentando o número de investidores e de métodos, porém, é sempre confiável seguir os clássicos, um dos meios mais tradicionais é o investimento em imóveis.

O mercado imobiliário foi um dos pioneiros no mundo do investimento, devido a sua rentabilidade e segurança, além da variedade de opções, há muitos meios de investir em imóveis, direta ou indiretamente, assim como há muitos motivos para investir, conheça alguns, a seguir.

É um investimento seguro!

É comum ter receio de começar a investir por medo dos riscos que o envolvem, porém, existem diversas opções seguras de investimento, onde o retorno é praticamente garantido, uma delas é através dos imóveis.

Afinal, todas as pessoas do mundo precisam morar ou trabalhar em algum lugar, então é um mercado que existe há séculos e continuará dessa maneira, para a sociedade atual funcionar, é necessário ter imóveis disponíveis para a prática de serviços, muitas atividades do cotidiano, tem o envolvimento de algum imóvel.

Esse fator faz com que o investimento direto em imóveis seja uma opção segura, mesmo nas piores crises que os países já enfrentaram, esse mercado continuou com demandas, outro fator determinante, é que as quebras de bancos e congelamento pelo governo não afetam esse setor.

Eles se valorizam facilmente.

É muito difícil um imóvel sofrer desvalorização, pelo contrário, a tendência é que seja agregado mais valor ao imóvel com o passar do tempo, é comum vendê-lo por um preço consideravelmente maior do que o comprado, gerando uma ótima margem de lucro.

Muitos fatores podem contribuir para valorização, como obras públicas, segurança, crescimento do comércio local, hospitais e estações de metrô próximas, projetos de iniciativa privada, como shoppings e até a inflação do tempo.

Ter uma opção de renda extra

É possível alcançar uma renda passiva que não depende de nenhum trabalho, através da locação de imóveis, sendo muito popular no Brasil, locar seu imóvel é uma excelente maneira de receber um valor fixo mensalmente, sem que haja muitos esforços para tal.

É uma demanda constante e que não costuma gerar conflitos entre as partes, basta seguir todas as medidas para a relação estar protegida, como um bom e abrangente contrato de locação.

Benefícios fiscais.

O investidor pode ser apto a receber benefícios fiscais, que variam conforme o tipo de investimento, é possível ter deduções em juros de hipotecas, despesas operacionais, seguros e depreciação.

O investidor que vender um imóvel residencial e use esse valor para a compra de outro imóvel residencial, com um intervalo máximo de 180 dias entre as transações. 

Se não houver outra compra, caso o investidor não tenha vendido nenhum imóvel em no mínimo 5 anos, e a venda possua o valor de até 440 mil reais, ele pode ser isento do Imposto de Renda.

Formação de patrimônio.

Acumular um bom patrimônio pode ser um desafio para algumas pessoas, o investimento em imóveis pode contribuir para isso, primeiramente através dos aluguéis, que podem ser aplicados em outros investimentos.

Além disso, ao adquirir um imóvel financiado, é necessário pagar a parcela dele todo mês, o que exige mais disciplina com a organização financeira, o imóvel sempre será uma fonte de rendimento, seja por meio da locação ou venda.

Para entender melhor como funciona o investimento em imóveis, na prática, ou encontrar o imóvel ideal para investir, acesse nosso site