A arquitetura e o Urbanismo muitas vezes são confundidos, apesar de possuírem elementos similares, suas funções na sociedade são bem diferentes e essenciais.

Sem o urbanismo, as cidades não seriam como são hoje, possuindo um papel primordial para a sua organização, planejamento e evolução, apesar de lidar, muitas vezes, com questões sociais e políticas, o urbanismo possibilita que os cidadãos vivam confortáveis e possuam acesso aos espaços de forma simples.

O que é Urbanismo?

Em conceito, o urbanismo representa um conjunto de questões que envolvem o processo de edificação de uma cidade, sendo uma técnica da arquitetura voltada ao planejamento de cidades

Historicamente, ele desempenhou um papel fundamental, principalmente após a revolução industrial, quando surgiram inúmeros problemas habitacionais e sociais com a drástica mudança de pessoas da zona rural para as cidades, obviamente, existem muitas falhas de planejamento em todo o Brasil, mas, a área busca saná-las.

Qual é a diferença entre arquitetura e urbanismo?

A confusão entre os conceitos é muito comum, afinal, o urbanismo pode ser considerado uma técnica derivada da arquitetura, mas, existem diversos pontos que os diferem, principalmente, seu foco de atuação e funcionalidade para a sociedade.

A arquitetura possui como principal objetivo e função, a criação e o design de edifícios e ambientes, no entanto, individualmente, abrangendo espaços e estruturas interiores, mas, também, construções que atendam às necessidades funcionais, estéticas e técnicas dos usuários e das comunidades.

Devido a isso, são utilizadas escalas muitos menores, se tratando de edifícios, casas, espaços interiores, e até monumentos, concretizando seu objetivo de criar espaços habitáveis, esteticamente agradáveis e funcionais para as pessoas.

Dando atenção para a forma, a estética, a funcionalidade, os materiais de construção e as necessidades específicas do cliente ao projetar edifícios.

Enquanto isso, o urbanismo foca no planejamento e design de áreas urbanas e regiões em uma escala mais ampla, lidando com o layout das cidades, a utilização da terra, o planejamento do transporte, circulação de pessoas, infraestrutura, e desenvolvimento sustentável.

Por isso, ele trabalha com escalas maiores, que envolvem bairros, cidades, regiões metropolitanas e até mesmo planejamento regional, sempre visando criar comunidades eficientes, sustentáveis e agradáveis, considerandos fatores como mobilidade, acessibilidade, uso da terra e qualidade de vida.

Dessa forma, o urbanismo observa aspectos como o zoneamento, planejamento de transporte, desenvolvimento econômico, preservação ambiental e necessidades de crescimento da população ao planejar áreas urbanas.

Qualidade de vida nas cidades

Como ficou explicitado no tópico anterior, o urbanismo é o grande responsável por proporcionar qualidade de vida nas cidades, estudando a relação entre a sociedade e o ambiente onde ela está inserida.

Responsável por manter o funcionamento da cidade e seus espaços, garantindo cada vez mais conforto habitacional para as pessoas, focando no transporte, lazer, infraestrutura e, consequentemente, qualidade de vida, tudo isso, de forma sustentável.

A área ainda enfrenta diversos desafios relacionados ao aumento populacional, economia, política, desigualdade, saneamento, mobilidade e desenvolvimento socioeconômico, que esperam soluções mais igualitárias que garantam os direitos fundamentais de todos os habitantes.

Não é nada simples e que com certeza ainda precisa de muitas mudanças, mas, o urbanismo já possibilitou e proporcionará cada vez mais qualidade de vida independente de qualquer fator.

Conheça um pouco mais sobre o mundo imobiliário no nosso site