Fazer um MBA é o sonho de muita gente, especialmente entre aquelas pessoas que procuram mais qualificação na área de gestão de negócios. No entanto, esta é uma especialização que não pode ser feita em qualquer lugar, visto que ela exige professores de qualidade, bons cases e uma rede de networking. Pensando nisso, muitas pessoas optam por fazê-lo fora do país, mas nem todos sabem qual o valor da experiência. Pensando nisso, vamos lhe dizer agora quanto custa um MBA no exterior. 

 

Qual é a diferença entre fazer MBA no Brasil e no exterior?

Antes de tudo, é importante entender que independente do país em que faça o MBA, este é um processo que vai exigir muito esforço, tempo e até mesmo dinheiro. Ainda assim, existem diferenças significativas entre as especializações disponíveis aqui no Brasil e aquelas do exterior. Para começar, os cursos brasileiros, em grande parte, tendem a ser um pouco mais teóricos, o que acaba deixando algumas discussões e estudos de caso como algo secundário. Já fora do país, as instituições tendem a oferecer estudos mais realistas e um pouco mais próximos de tarefas do dia a dia. 

Por conta disso, fazer um intercâmbio pode ser uma excelente opção para quem deseja acompanhar de perto o dia a dia de um negócio. Ademais, em instituições de mais prestígios as turmas tendem a ser um pouco mais seletivas, geralmente com critérios bem rigorosos para selecionar os alunos que as compõem. Dessa forma, a rede de contatos do curso pode ser muito proveitosa. Ainda assim, é possível encontrar instituições brasileiras de qualidade, com um alto padrão de ensino e estrutura. 

 

O custo de um MBA fora do país

Apesar das diferenças entre a qualidade de ensino, metodologia e rede de contatos, o que mais chama atenção são os custos de um MBA no exterior. Em média, custam cerca de 80 mil euros, o que é fora da realidade da maioria dos brasileiros. Por conta disso, indivíduos que tendem a seguir nesses cursos fora do país costumam procurar por cidades e regiões com menor custo de vida, na tentativa de baratear um pouco o processo. 

Felizmente, algumas instituições oferecem programas de bolsas de estudo, onde um histórico de boas notas e atividades é determinante para que seja escolhido. Elas variam entre descontos parciais ou integrais, mas variam bastante de acordo com a instituição e desempenho do aluno. Caso não consiga ter acesso a uma delas, algumas instituições financeiras oferecem financiamento estudantil para os principais MBAs ao redor do planeta. 

No final, esse tipo de intercâmbio pode apresentar retorno imediato quando falamos dos benefícios de imergir em uma nova cultura, aprender outro idioma e até mesmo conseguir desenvolvimento pessoal. No entanto, também é importante entender que um MBA pode não ter impacto imediato na vida de todo profissional, mas seus frutos são colhidos no futuro, seja através de um bom salário ou mais oportunidades no mercado de trabalho. Por conta disso, antes de fazer este investimento, especialistas recomendam ter um plano de carreira estabelecido, além de certa reserva financeira. 

 

Gostou dessas dicas? Se você quiser encontrar muitas outras, é só continuar navegando em nosso site.