A arquitetura é uma profissão bem antiga e essencial em qualquer lugar do mundo. Por conta disso, a demanda por profissionais competentes é sempre alta, especialmente nos grandes centros urbanos. Dessa forma, o interesse na área se mantém firme nos dias de hoje, onde os escritórios e salas de aula estão lotados de arquitetos e estudantes entusiasmados com a possibilidade de contribuir com suas cidades. No entanto, ainda surgem muitas dúvidas em relação à média salarial. Quer saber quanto ganha um arquiteto? Confira abaixo. 

Qual a área de atuação de um arquiteto? 

Basicamente, o arquiteto é aquele profissional responsável pelo planejamento de projetos na área de construção civil. Eles podem variar nas mais diversas áreas, como moradia, transporte e lazer, mas sempre com o objetivo de construir ambientes em harmonia e com um impacto urbano positivo. Por conta disso, precisam buscar por soluções criativas e eficazes, mas que caibam no orçamento de seus clientes. 

Inclusive, os arquitetos desempenham um papel fundamental na construção de centros humanos mais organizados, onde conseguem garantir condições de vida básicas para seus habitantes através do urbanismo. Através de obras de mobilidade, estruturação de novos bairros e uso de paisagismo para projeção de espaços abertos que permitam o contato com a natureza, é possível melhorar de forma significativa a vida de seus cidadãos. 

Ainda assim, este é um processo trabalhoso, o que deve exigir bastante qualificação do arquiteto. Isso porque além de funcional, devem ser levados em conta outras questões, como o impacto no meio ambiente, estética local e muito mais. Dessa forma, é necessário considerar também o tempo que será levado em casa projeto, material utilizado e mão de obra. Ou seja, ao contrário dos que muitos pensam, ele vai muito além do desenho de plantas 

 

Como se tornar um arquiteto?  

Antes de tudo, é importante entender que para se tornar um arquiteto é necessário conseguir um diploma superior no curso de Arquitetura. Isso porque o mercado e a lei exigem que todo profissional tenha um ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para exercer a profissão. Com ele, é assegurada a responsabilidade técnica em relação ao planejamento e execução de uma obra. 

Para consegui-lo, não é necessário frequentar as melhores faculdades de arquitetura, mas ela deve ser reconhecida como pelo Ministério da Educação (MEC) e ser registrado no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). Ainda assim, em uma boa instituição de ensino superior terá acesso a uma grade curricular extensa e completa durante os cinco anos do curso. 

São ministradas disciplinas nas áreas de ciências humanas e exatas, onde variam entre Antropologia, História da Arquitetura, Cálculos Estruturais e Hidráulica. Ademais, é importante entender que habilidades com desenho e observação são indispensáveis, mesmo que o profissional não deva ser necessariamente um artista.  

Quanto ganha um profissional? 

Segundo pesquisas, um arquiteto no Brasil conta um salário médio de R$ 4.420 por mês, mas que pode variar bastante. Isso porque é levando em conta os pisos estabelecidos pela lei, onde uma jornada de 40 horas semanais tem o valor de R$ 6.317,82. Ademais, o próprio Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil informa que a expectativa que esses números aumentem, visto que 40% dos profissionais seguem uma jornada acima das 40 horas por semana. 

Gostou dessas dicas? Se você quiser encontrar muitas outras, é só continuar navegando em nosso site.