Contratar um seguro aluguel  - ou seguro fiança - é uma das melhores formas de garantir que locador e locatário fiquem tranquilos na hora de fechar um contrato de locação de um imóvel. 

Isso porque ele garante vários benefícios para ambos, fazendo com que não haja prejuízos para as partes. 

De forma geral, o seguro aluguel é a principal forma de conseguir alugar imóvel quando você não possui fiador. 

Bom, vamos conhecer melhor o que é e como funciona essa modalidade de seguro?

  • O que é um seguro aluguel?
  • Como funciona um seguro aluguel?
  • Para que serve? 
  • Vantagens
  • Desvantagens

O que é um seguro aluguel?

Como outras formas de aluguel, ele é um seguro que deve ser pago mensalmente por alguém que esteja querendo alugar um imóvel mas que não tem um fiador.

Esta pessoa que normalmente é exigida pelas imobiliárias para fechamento do contrato. 

Assim, o locatário paga um valor para uma seguradora que se compromete a pagar ao locador o valor de alguns meses de aluguel, caso o locatário não cumpra com o seu compromisso. 

Ele pode cobrir ainda outras dívidas deixadas, como IPTU ou contas de luz atrasadas. 

Como funciona um seguro aluguel?

No momento da contratação, o locatário deve informar dados pessoais e documentos para consulta de crédito. 

Com tudo aprovado, o seguro aluguel deve ser pago pelo locatário mensalmente e o valor varia, em média, de 8 a 12% do valor do aluguel. 

Ao fim de um ano, o valor é de pouco mais de um mês de aluguel pago. 

Em geral, as seguradoras garantem ao locatário outros benefícios além do seguro de pagamento de débitos. 

Podem ser disponibilizados serviços gratuitos de eletricista e chaveiro, por exemplo.

O seguro pode ser acionado pelo proprietário do imóvel a partir do segundo mês de aluguel atrasado e ele pode levar até 30 dias para receber os valores. 

É importante saber que o seguro garante apenas o pagamento ao locatário, mas não o perdão da dívida, que deve ser pago à seguradora posteriormente. 

Para que serve?

Ele é importante para garantir que, ainda que sem fiador, o locador não vai ficar no prejuízo caso o locatário tenha algum imprevisto e não possa pagar o aluguel. 

Além disso, garante certa tranquilidade ao locatário que, por algum motivo, não possa arcar com o compromisso e precise de uma ajuda até se estabilizar novamente financeiramente. 

Vantagens 

A maior vantagem certamente é conseguir alugar um imóvel sem fiador. Além disso, é muito útil para que o locador possa receber o aluguel em caso de imprevistos com o locatário. Por fim, o locatário pode ter benefícios a mais, como serviços oferecidos pela seguradora.

Desvantagens

O valor pode ser alto e acabar pesando bastante no bolso de quem aluga um imóvel. Há ainda o fato de que, mesmo com o seguro pago, o aluguel em atraso deverá ser quitado junto à seguradora de qualquer forma. 

Por conta dos alto custos do seguro aluguel a Citas sempre dá preferencia para contratos de locação sem garantia, a forma de garantia que não pesa no bolso!