O mercado e trabalho vem passando por muitas mudanças nos últimos anos, o que impacta diretamente no estilo de vida e ambições que as pessoas buscam atualmente em um emprego, com isso, algumas propostas que priorizam a qualidade de vida vêm sendo discutidas, como a semana de 4 dias.

A jornada de trabalho varia de um cargo para outro ou consoante a empresa, no entanto, não é incomum ver pessoas trabalhando além do estabelecido, fazendo horas extras, o que pode parecer simples, mas influência outros âmbitos da vida pessoal daquele profissional.

Com a pandemia da COVID-19, os modelos de trabalho híbrido e home office foram popularizados e adotados mundialmente, o que despertou preocupações nos trabalhadores que antes não estavam em foco.

De modo que, atualmente, mesmo com a volta do presencial, é comum ver pessoas que não buscam esse modelo de trabalho em um emprego, e o principal motivo é o conforto, as possibilidades e qualidade de vida que o home office e até híbrido proporcionam.

Como funciona a semana de 4 dias?

A mudança nítida de perspectiva com relação às prioridades na busca por um emprego e quais os malefícios do trabalho em excesso, trouxeram discussões e ideias para reduzir o desenvolvimento de transtorno psicológicos derivados da exaustão e estresse do trabalho.

Nessa linha surge a semana de 4 dias, onde apenas 4 dos 7 dias da semana são trabalhados, sem que haja a redistribuição das horas “perdidas” durante os outros dias, de fato reduzindo a jornada de trabalho. 

Dessa forma, o trabalhador pode realmente focar e cumprir com todas as suas obrigações durante esse tempo e passar mais tempo em família, cuidar da saúde mental e física, ter momentos de desopilação, lazer e descanso, enquanto aumenta a sua produtividade no trabalho.

Esse regime já está sendo adotando por algumas empresas de países no exterior, e com os excelentes resultados, a proposta chegou em outros países como o Brasil, aplicada em algumas empresas como uma forma de teste.

Essa alteração não interfere em nenhum direito trabalhista, e a prática pode ser aplicada segundo a legislação do país, desde que o salário não seja reduzido devido à adoção desde regime.

Vantagens da sua adoção

Com a redução das locomoções até o trabalho, também será reduzido o consumo de água e luz das empresas, dessa forma, há uma contribuição para o meio ambiente, reduzindo a pegada ecológica individual e os custos da empresa.

Outro fator muito interessante, é o aumento da produtividade dos trabalhadores, que estão mais descansados e dispostos a realizar suas atividades, além de utilizar melhor o tempo disponível para que tudo seja entregue dentro dos prazos.

O que é possível devido ao equilíbrio gerado entre a vida pessoal e a profissional, com o aumento da qualidade de vida, é preciso realizar uma gestão de tempo mais eficiente, onde as horas em que o funcionário está trabalhando, ele está realmente focado.

Desvantagens da sua adoção

Infelizmente, do modo como ele está sendo aplicado atualmente, esse regime não pode ser adotado em qualquer segmento, algumas profissões, indústrias e estabelecimentos, exigem seu funcionamento durante as 24 horas de todos os 7 dias da semana.

Outra dificuldade constatada está na adaptação das empresas e dos trabalhadores ao modelo, após décadas seguindo um modelo de trabalho com prioridades e propostas distintas, é necessário um período de adaptação.

Além disso, esse modelo pode não ser muito bem recebido por consumidores que terão pelo menos um dia a menos de atendimento ao cliente, porém, por ser um modelo recente de trabalho, ainda haverão algumas modificações que sanem as dificuldades.

E você? Acha que se adaptaria em uma rotina de trabalho semelhante? Visite o nosso site e se mantenha informado.