A divisão das gerações existe, devido ao choque comportamental entre as pessoas nascidas em anos ou décadas diferentes, cada uma delas possui suas características próprias que é comum entre a maioria das pessoas nascidas dentro daquele período, cada uma delas tem seu nome, a geração Alpha é a atual, por exemplo.

Dessa maneira, é mais fácil se referir a pessoas que nasceram dentro de um mesmo contexto social ou marco histórico, que influencia diretamente na forma que aquelas crianças crescem e se tornam adultos.

A partir do estudo de gerações, é possível prever o perfil de consumo, e a forma de enxergar o mundo no geral, desde as crenças mais comuns entre aquelas pessoas, seus hábitos, valores, até suas relações com o trabalho e constituição de família.

O que é extremamente relevante para entender o que esperar dos próximos adultos, e até preparar o mercado para sua inserção.

A geração atual é a Gen A ou geração Alpha, que é composta por todos aqueles que nasceram a partir do ano de 2010, e que nascerão até o ano de 2025, em grande parte são filhos e filhas dos chamados Millenials, nascidos entre 1980 e 1996, o que altera completamente os métodos de criação adotados por eles como pais e também a variedade das configurações familiares.

A influência da tecnologia

A geração Alpha refere-se às primeiras crianças a nascerem totalmente imersas na era digital. Até a geração anterior, a geração Z, a tecnologia esteve presente durante toda a vida, mas sua imersão não foi feita na primeira infância, até porque, as crianças dessa geração estavam crescendo enquanto a tecnologia crescia junto.

Por isso, esse contato da maneira como é hoje com a geração atual só foi feito durante os anos próximos à pré-adolescência.

Além das crianças da geração Alpha ser a primeira geração a possuir seus primeiros registros em smartphones, eles passaram por um momento crítico e de forte abrangência da tecnologia, a pandemia da COVID-19.

Mesmo aqueles que não possuíam fácil acesso às telas, passaram a ter, com a quarentena e o ensino à distância, muitos pais estavam trabalhando em casa enquanto as crianças estavam sem aulas ou assistindo à distância, o que proporcionou o aumento do uso de telas para ambos.

Esse conjunto de fatores define algumas características que os membros da Gen A compartilham.

Curiosidade e independência

Diante do acesso rápido a tantas informações através da internet, as crianças da geração alpha estão crescendo com um senso maior de independência, principalmente por buscar suas próprias respostas diretamente na internet, e até adquirir autonomia para manusear seus aparelhos mais livremente.

Essa independência para explorar o mundo digital, é muito responsável por despertar a curiosidade nos pequenos.

Variedade na estrutura familiar

Como já foi citado, grande parte da geração Alpha, são filhos dos Millenials, uma geração que se opôs a anterior com relação à hora certa de começar suas famílias, diferente de seus pais que costumavam ter filhos mais novos, os Millenials esperaram mais para isso.

Devido a isso, a maioria da Gen A possui núcleos familiares mais estruturados, com menos membros e em diversas configurações.

Dificuldade de concentração

Os estímulos constantes vindos das telas e dispositivos eletrônicos influencia diretamente no desenvolvimento das crianças, e alguns dos efeitos dessa exposição desde novos, já podem ser identificados.

A maior parte da geração Alpha possui dificuldade para se concentrar, afinal, eles estão acostumados com informações instantâneas e vídeos curtos repletos de estímulos.

Ficou claro que a influência da tecnologia na geração Alpha moldou suas características.

Para saber mais sobre esse e outros assuntos, acesse o nosso site