Você deu o primeiro passo e saiu da casa dos pais. No entanto, a realidade de viver sozinho pode ser desafiadora, especialmente quando se fala em cuidados domésticos e gastos. Por isso, é comum encontrar pessoas que buscam dicas de como economizar dinheiro morando sozinho.

Para te ajudar nessa tarefa que pode ser bastante desafiadora no início, confira esse conteúdo que nós, da Citas, preparamos para você. Boa leitura!

Economizar dinheiro morando sozinho: E agora?

Desejo por independência, liberdade e privacidade é só um dos motivos de quem decide sair da casa dos pais para morar sozinho.

O que muita gente não sabe, ou deixa de considerar, é que a casa dos pais conta uma história de vida, que se reflete em bons móveis e casa equipada com diferentes eletrodomésticos e outros confortos.

Assim, o primeiro impacto para quem vai sair de casa é o gasto com a compra de itens essenciais para uma rotina doméstica, como geladeira, fogão e cama.

Porém, além das despesas iniciais, morar sozinho exige uma série de gastos que você deve colocar na conta mensal para evitar passar por apertos ou perrengues.

Como consequência, certas áreas da sua vida podem ser afetadas, como a social e o próprio lazer. Mas como ninguém sai da casa dos pais para viver em uma condição de vida pior, economizar dinheiro e controlar os gastos é fundamental.

Principais dicas para você controlar os gastos ao morar sozinho

O mandamento número um para quem vai morar sozinho e não possui muita folga na renda é o controle e economia. 

A seguir, veja as melhores dicas que vão te ajudar a economizar uma grana e conseguir se manter até o fim do mês.

Faça um controle mensal de gastos

Como mencionamos, o controle de gastos é prioridade para quem vai morar sozinho. De preferência, coloque todas as suas despesas e receitas em uma tabela ou papel e observe para onde vai o seu dinheiro.

Se for difícil manter tudo organizado no computador, anote as despesas no bloco de notas do celular e separe os gastos conforme os meses e dias da semana. Em seguida, basta transferir para tabela para conhecer seus padrões de gastos.

Na internet é possível encontrar planilhas gratuitas de orçamento doméstico para download. Algumas são bem completas e separam as despesas por categorias, como transporte, alimentação, moradia, entre outros.

Saiba os dias de ofertas nos mercados

A regra é economizar! Mas o gasto de quem vive sozinho pode ser alto, especialmente na hora de ir ao mercado. Por isso, saiba quais são os dias de oferta no seu lugar predileto para compras.

Normalmente, as ofertas são concentradas em dias de semana, de terça a quinta-feira. Se preferir, faça compras em atacadistas, que costumam ter preço mais em conta mesmo para quem vai adquirir itens no varejo.

Priorize preparar refeições em casa

Gastos com alimentação fora de casa podem ser altos no fim do mês, portanto, é hora de colocar a mão na massa para aprender a fazer sua própria comida.

Separe um domingo para preparar as marmitas e pense em até dois cardápios para evitar que o seu paladar fique saturado.

Reduza gastos com itens não essenciais

A gente sabe que o cansaço pode bater e, nesse momento, tudo o que a pessoa mais quer é uma comida por delivery. Porém, há quem faça disso um hábito que drena as finanças.

O mesmo acontece com assinaturas de serviço que não são usados, compras de roupas, sapatos e cosméticos em excesso ou itens que vão ser utilizados apenas uma vez. Portanto, saiba quais são esses gastos e tire-os de sua lista.

Convide amigos e faça encontros em casa

Uma das melhores partes de morar sozinho é poder convidar quem você quiser para sua residência. E na hora de economizar dinheiro, nada melhor do que priorizar uma vida social mais caseira.

Desse modo, convide os amigos mais próximos para sua casa e se divirtam preparando um jantar ou petiscos simples para jogar conversa fora durante toda noite.

Essa é uma ótima maneira de economizar com transporte por aplicativo, bares, restaurantes e festas.

Separe o dinheiro por categorias

As categorias ou envelopes financeiros são truques para economizar renda. Você pode separar por itens essenciais, lazer, educação e reserva de emergência.

Desse modo, fica mais fácil saber quanto você vai gastar em cada um e quanto possui para passar o mês. 

Para ficar mais fácil, prefira separar por percentuais, como: 70% para despesas fixas, 15% para lazer, 10% para reserva de emergência e 5% para educação.

E aí? Gostou das dicas? Continue a leitura do nosso blog para ler mais conteúdos como esse!