Você sabe o que é um loft e quais as vantagens dessa opção de moradia em São Paulo? 

Se você está buscando um lugar para morar e não conhece direito quais as características e para quem esse tipo de imóvel é melhor, esse artigo é pra você. 

Os lofts são, falando de forma geral, ambientes que possuem cômodos totalmente integrados, sem divisórias - com exceção do banheiro.  

Em inglês, loft significa sótão, aquela parte superior muito comum em residências norte-americanas. Esse espaço normalmente tem seu uso para guardar a “baguncinha” de casa que não queremos deixar à vista. 

E era pra isso que eles eram utilizados inicialmente. Aos poucos, contudo, os apartamentos lofts deixaram de ser apenas depósitos para virarem ambientes super charmosos e desejados, podendo ser excelentes opções de moradia. 

Origem dos lofts está ligada à arte

Os lofts começaram a ganhar as características que conhecemos hoje, desde a década de 1950 até a década de 1970. 

Na Europa - mais precisamente na França - e nos Estados Unidos, aos poucos os jovens artistas, arquitetos, estudantes e o público alternativo passou a buscar opções mais baratas de moradia. 

Os lofts, que até então eram usados apenas como depósitos de objetos, passaram a ser desejados. 

E não apenas os valores atraíam os artistas, mas também o espaço amplo e o pé direito bastante alto – que quase sempre permite um mezanino.

O espaço aberto e “limpo”, muitas vezes em estilo industrial (concreto, canos e instalações aparentes), permitia muita criatividade e decoração totalmente personalizada por parte do morador. 

Um sonho pra qualquer artista!

Praticidade de um loft em São Paulo

Com o passar do tempo, muitos prédios passaram a construir seus imóveis apenas com características de loft: sem divisórias, pé direito duplo (pelo menos 3,20m), ambiente rústico, instalações aparentes e bastante iluminação, com grandes janelas. 

Isso porque, atualmente, os lofts indicam liberdade e praticidade. Exigem pouca manutenção e menos trabalho do morador com afazeres domésticos. 

Além disso, podem ser mais sustentáveis, pela característica de permitir bastante iluminação natural. 

Público mais indicado

Para pessoas solteiras ou um jovem casal sem filhos, este pode ser o ambiente ideal. Principalmente pela simplicidade e sofisticação do ambiente. 

Oferece bastante estilo e praticidade, mas talvez não ofereça o conforto e as várias possibilidades que uma família maior normalmente necessita. 

Loft x flat x estúdio x kitnet em São Paulo

Você já sabe como funciona o loft e, para os flats, a principal diferença é que os flats são como quartos de hotel, mas um pouco maiores. 

Flats ou apart-hoteis são como pequenos apartamentos, mas de dimensões menores, que possuem serviços de hotelaria, limpeza e lavanderia. 

Muito indicado para quem não precisa de muito espaço, trabalha muito e não tem tempo para tarefas domésticas.

Kitnets são apartamentos ainda menores, com tamanhos de 20m² a 40m², normalmente com cômodos como cozinha, sala e quarto integrados. 

Os estúdios podem ser um pouco maiores que as kitnets, muitas vezes têm também cômodos integrados e podem ter serviços semelhantes aos de um flat.