Um revestimento pode fazer toda diferença no ambiente, como trazer um ar mais moderno, retrô e rústico, por exemplo. São diversas opções para criar um charme no ambiente transformando-o em um espaço único.


É importante escolher o material adequado, por exemplo, se a parte que for revestida tiver contato com água, como um box no banheiro, vai ser importante se certificar de usar um revestimento que poderá ter contato direto com umidade.


Para os revestimentos da cozinha e banheiro é preciso priorizar a praticidade, a durabilidade e a facilidade de limpar, principalmente, visto que esses são ambientes de maior movimento e acúmulo de sujeira.


É bom lembrar que para garantir a segurança é importante usar também revestimentos que são antiderrapantes.


Pensando nesses detalhes, o time da Livehere, imobiliária digital focada em estudantes universitários, trouxemos uma lista com algumas opções para te ajudar a escolher. Assim fica mais fácil escolher o mais prático, mais bonito e que cabe no orçamento:


Tipos de revestimentos

O revestimento precisa ser escolhido de acordo com o estilo da decoração do ambiente, para que fique tudo bem harmônico.


Há diversos modelos, em diversas cores e formas, como os azulejos, as pastilhas, o porcelanato, mármore, entre outros.


Hoje também encontramos no mercado opções de adesivos que imitam esses modelos para quem gosta de estar sempre mudando e não quer gastar muito.


Com tantas opções disponíveis fica meio difícil saber qual a melhor opção para sua cozinha, por isso listamos 6 opções para você conhecer melhor e saber os cuidados com cada um. Se você está procurando seu primeiro apartamento, vale ficar de olho nessas dicas:


Azulejos

Uma opção muito usada são os azulejos, podem ser usados em pisos, paredes e podem ser usados tanto em banheiros como em cozinhas, pois funciona muito bem em diversos ambientes pela sua praticidade. Há uma ampla variedade de cores e tamanhos, tem um ótimo custo benefício, é extremamente fácil de cuidar visto que pode ter contato direto com água.


Limpeza: azulejos tendem a ficar com aspecto encardido principalmente as cores claras, por isso uma boa dica é usar uma mistura de água, detergente e vinagre branco. Esfregue em movimentos circulares com uma esponja, limpe com um pano úmido e depois com um pano seco.


Porcelanato

Revestimentos: conheça os tipos de revestimento para sua cozinha e banheiro e como limpá-los

O porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico e é uma ótima opção de revestimento para cozinhas e banheiros, ele absorve menos água do que uma parede comum e tem alta resistência à abrasão física e química.


Tem diversas opções e é muito resistente a manchas e riscos. É perfeito para quem busca um ambiente mais sofisticado.


Você pode usar tanto nas paredes quanto no piso, mas é importante equilibrar para que os ambientes não fiquem carregados se caso as cores escolhidas forem diferentes ou mais escuras.


Limpeza: utilize detergente ou sabão neutro e água, varra o piso com uma vassoura de cerdas macias para não arranhar, passe um pano de chão molhado e seque o piso com um pano seco para que não fiquem manchas. Se for limpar a parede use também um sabão neutro e água.


Pastilhas

Revestimentos: conheça os tipos de revestimento para sua cozinha e banheiro e como limpá-los

Uma boa opção para trazer um ar moderno é as pastilhas que podem ser encontradas de diversos tipos de materiais: cerâmica, vidro, metal, mármore e muito mais.


Porém, uma desvantagem é o preço alto delas mas você pode optar por utilizá-las em pequenas partes apenas para dar uma cor a um ambiente neutro.


Elas são perfeitas para espaços pequenos pois elas dão sensação de amplitude.


Limpeza: a limpeza não precisa ser tão profunda, pois as pastilhas não absorvem água com facilidade. Você pode usar um pano comum ou flanela. Além disso, a água deve ser morna para ajudar a remover a gordura grudada.


Mármore

Revestimentos: conheça os tipos de revestimento para sua cozinha e banheiro e como limpá-los

O revestimento em mármore deixa o ambiente sofisticado e iluminado, mas é um investimento alto comparado a outros. Pode ser utilizado nas paredes, no piso ou em bancadas. Tem diversos tipos e é super resistente, não desgasta com facilidade.


Limpeza: o mármore deve ser limpo com um pano umedecido com água e detergente, sabão neutro ou sabão de coco. Após esse procedimento, passe um pano molhado com água e termine secando o piso com um pano macio.


Ladrilho Hidráulico


Os ladrilhos são ótimas opções para dar um charme e personalidade para o espaço por ser bem marcante e ficam melhor em bancadas e paredes do box do banheiro por isso.


Por ser artesanal o custo dele é mais elevado.


Limpeza: os ladrilhos hidráulicos são limpos com fricção ou abrasão, e não com produtos químicos. Lave os ladrilhos sempre com água e sabão neutro usando uma vassoura ou escova.


Cimento queimado


O cimento queimado é muito versátil e dá um aspecto moderno que combina com todos os estilos de decoração. Por usar apenas alguns materiais como argamassa, cimento, areia e água ele não é caro, então é um ótimo revestimento para quem quer estilo na decoração gastando pouco. Por ser um revestimento de baixo custo e pouco industrializado ele é também muito usado em construção sustentável.


Limpeza: o ideal para manter o piso de cimento queimado limpo, é remover as sujeiras, como pó e areia, usando vassoura ou aspirador de pó. E na hora de lavá-lo, utilizar detergente neutro, água morna, pano limpo ou uma escova de limpeza.


Bônus:


Tinta Epóxi


Se sua intenção é fazer uma mudança rápida, como trocar as cores dos azulejos ou pisos já existentes do seu banheiro ou cozinha uma boa opção são as tintas epóxi.


Algumas de suas vantagens são a durabilidade, a praticidade na limpeza e a impermeabilidade.


Limpeza: a limpeza de azulejos de cozinhas pintados com tinta epóxi deve ser feita com esponja macia e sabão neutro e tome cuidado com produtos abrasivos pois eles podem remover a tinta.


E aí já sabe qual vai ser o escolhido para revestir seu banheiro e cozinha? Esperamos que nosso post te ajude nessa missão. Fique de olho no blog da Livehere! Estamos sempre postando dicas para você.