Investir no Centro de São Paulo ainda é uma tendência?
Share
Com a Lei n° 17.577/2021, que dispõe sobre o Programa Requalifica Centro (Retrofit), se tornou mais interessante investir no centro de São Paulo. A finalidade da lei é a requalificação dos imóveis na região central para impulsionar a criação de edifícios com finalidade habitacional e atração de investimentos diversos.
A região central de São Paulo, até a segunda metade do século XX, era considerada o principal centro financeiro da cidade. Empresas, sede de órgãos públicos e também habitações movimentavam a vida no centro de São Paulo.
No entanto, com o passar dos anos, a região sofreu com um intenso processo de degradação, que deu início a uma série de iniciativas da sociedade civil e do poder público para promover a revitalização do centro, que abriga vários espaços culturais, como o Teatro Municipal de São Paulo e a Pinacoteca.
Hoje, com o programa Retrofit, as atenções se voltam novamente para o centro de São Paulo, despertando o interesse de pessoas em investir naquela região. Pensando nisso, continue a leitura para entender por que investir no centro de São Paulo e as vantagens de viver em uma região central.
Recuperar o antigo em São Paulo
A infraestrutura presente no centro de São Paulo permite que a região seja considerada uma das mais importantes da capital paulista. Assim, acesso a serviços, boas opções culturais e de lazer, assim como a probabilidade de você morar mais próximo do trabalho tornam o centro uma importante alternativa de investimento.
Embora muito se fale sobre a degradação das regiões centrais do Brasil como um todo, São Paulo dá um importante passo na revitalização do centro com o Retrofit. Isso porque, com o Requalifica Centro, a prefeitura tem oferecido vários incentivos para atrair investimentos na região, como:
- Isenção de IPTU por três anos;
- Isenção do ITBI para os imóveis que forem requalificados;
- Remissão de créditos do IPTU;
- Redução na alíquota do ISS relacionados aos serviços que promovam obras de requalificação.
Esses são apenas alguns dos incentivos fiscais oferecidos pela Prefeitura para atrair empresários e grandes construtoras. Com o aumento dos investimentos, também passa a ter mais moradores e visitantes, o que fortalece o comércio local e aumenta a quantidade de dinheiro em circulação.
Vantagens de investir no Centro de São Paulo
Atualmente, com cerca de 400 mil moradores, o centro de São Paulo se mostra uma interessante alternativa de investimento, seja em imóveis para comprar ou na abertura de negócios, como restaurantes, lojas de roupas e artefatos, entre outros
Com bairros conhecidos que fazem parte da região do centro, como Bela Vista, Consolação e a Sé, o centro apresenta grande variedade cultural, como diferentes museus e teatros, bem como acesso a serviços e boa mobilidade pública, pela presença de várias estações de metrô nas proximidades.
Com o programa Retrofit, que é mais um passo dado em direção à revitalização da região, o centro apresenta capacidade de crescimento. Dessa maneira, a valorização dos imóveis ao longo dos anos vai apresentar retorno financeiro interessante.
O importante é ter em mente que o programa de revitalização criado pela Prefeitura envolve a atração de empresários e incorporadoras para a região, com o consequente aumento de moradores. Afinal, a ideia é revitalizar as edificações sem uso.
Para saber mais informações sobre as vantagens de morar no centro de São Paulo, em nosso site você pode conferir um artigo completo sobre o tema!