Cada dia tem mais pessoas alimentando o mercado imobiliário, afinal, ele é um dos meios mais seguros de investimentos, mas sempre ficam alguma dúvidas e medos antes de começar algo novo, principalmente quando falamos de investir em imóveis, é daí que vem a importância de estudar sobre o assunto e conhecer os seus pontos positivos e negativos.

O mais importante é conhecer seu perfil de investidor, quais são seus objetivos com esse investimento, se o retorno esperado é a longo ou curto prazo, afinal, você pode estar no mercado imobiliário de maneira direta ou indireta.

Assim como em outros tipos de investimentos, no mundo dos imóveis também existem alguns riscos, que podem ser evitados se o investidor prestar atenção em alguns pontos antes de entrar nele, ou escolher o imóvel certo para ter o tão desejado retorno.

Os primeiros pontos que devem ser observados:

Na hora de escolher qual imóvel comprar para investir, a primeira coisa a ser observada é sua localização, o acesso ao imóvel é fácil? Tem acesso à transporte público? será que aquela área sofre com muito trânsito diário? Ou tem muitas escolas, pontos de comércio e entretenimento que podem se transformar em motivos para congestionamento na região? São questões que podem influenciar diretamente na desvalorização do seu bem.

O segundo ponto mas tão importante quanto é a segurança do local, é interessante pesquisar sobre o policiamento da região e se tem um histórico de crimes, além disso, apesar de parecerem inofensivos, vizinhos inconvenientes estão entre os principais motivos para uma pessoa decidir se mudar, por isso, é bom tomar conhecimento de possíveis casos anteriores.

Fora isso, existem outras questões relacionadas com possíveis valorizações ou desvalorizações do mercado, é bom saber qual o planejamento para futuras obras e construções daquele bairro, e ficar atento a algumas características do próprio imóvel, como seu tamanho, ventilação, posição do sol, seu estado de conservação e se será necessária alguma manutenção.

Não podemos esquecer da burocracia, quais documentos devo ficar de olho?

Burocracias estão presentes em todos os âmbitos das nossas vidas, mas nesse caso ela pode nos causar prejuízo, por isso é extremamente importante conferir a documentação do imóvel que você quer comprar antes de fechar o negócio.

Os principais documentos contam com a certidão de registro do imóvel, que deve ser verificada através do registro do cartório e a certidão de matrícula atualizada, que te dá acesso a todo o histórico do imóvel e em que situação ele se encontra.

É importante ter certeza de que todas as taxas e o IPTU estão em dia para que a compra não seja impedida, e para evitar os problemas com a transferência da propriedade, é necessário checar a situação fiscal do imóvel e dos vendedores.

Para completar, solicite uma certidão negativa de débitos com o condomínio, afinal, ao realizar a compra de um imóvel, você está assumindo as dívidas dele.

 Conheça seu orçamento e os riscos do seu investimento

Antes de investir você deve ter em mente que os valores vão variar, terão custos diretos e indiretos e seu retorno será de longo prazo, por isso, pondere o tamanho do seu orçamento e qual tipo de investimento se encaixa melhor no seu perfil, até porque, além do valor pago aos vendedores e da compra do imóvel, você ainda contará com as despesas com a documentação, o ITBI, os gastos com possíveis reformas e como essa compra vai impactar o seu imposto de renda.

A parte positiva é que a maior parte dos riscos está ligada a desvalorização de mercado, então basta estudar o cenário econômico atual, o perfil dos consumidores e avaliar qual é o melhor momento para fazer seu investimento.

Gostou de saber quais devem ser suas preocupações na hora de investir em um imóvel?

Para ler mais conteúdos como esse acesse nosso site