Você sabia que é possível investir no mercado imobiliário de diferentes maneiras e cada uma delas com um retorno específico para o seu objetivo? Para isso, é preciso conhecer o que é investimento imobiliário e quais são as modalidades disponíveis no mercado na hora de investir em imóveis.

O investimento imobiliário está atrelado ao setor de mesmo nome, que pode ser tanto a partir de uma aplicação em construções já estabelecidas ou em andamento, como prédios comerciais, letras de crédito, fundos imobiliários ou hipotecas.

A escolha por esse tipo de investimento está relacionada a uma característica muito valorizada por quem pretende aumentar os seus ganhos: a constante valorização e segurança típicas do setor e é um dos investimentos mais tradicionais e queridinhos daqueles com perfil mais conservador.

Nesse artigo você vai aprender quais são as modalidades de investimento imobiliário e como é possível iniciar a sua jornada nesse mercado tão tradicional.

O que é investimento imobiliário?

Um investimento imobiliário funciona do mesmo modo que outros investimentos, com a alocação de um valor em um determinado ativo, com a pretensão de obter ganhos futuros superiores ao montante inicialmente aplicado. 

No caso dos investimentos imobiliários, essa aplicação acontece de forma direta ou indireta no setor e os ganhos mesclam características da renda fixa e variável. Isso porque, embora haja flutuação no mercado imobiliário, o fato do bem ser físico traz mais segurança ao investidor.

Modalidades de investimentos imobiliários

Na hora de realizar um investimento é necessário que a pessoa conheça o seu perfil e qual a sua tolerância ao risco, bem como a necessidade de liquidez relacionada ao investimento. Isso porque, cada modalidade de investimento imobiliário possui uma característica distinta.

Compra e venda do imóvel de forma direta

A compra e venda de um imóvel é considerado o investimento mais tradicional no campo imobiliário. Nesse cenário, o investidor aguarda a valorização do bem para vender.

Imóveis para locação

Comprar imóveis, como apartamentos ou kitnets, para locação também fazem parte da rotina dos investidores no mercado imobiliário. Ter boa localização e estar reformado podem ajudar a manter o imóvel ocupado com mais frequência, contribuindo para redução dos custos do proprietário.

Fundos imobiliários

Os fundos de investimento imobiliários conhecidos como FIIs são aplicações feitas de modo conjunto para investir em grandes empreendimentos no mercado imobiliário. Shoppings e edifícios comerciais são os mais conhecidos. Para investir, é preciso abrir uma conta em corretora de valores.

Nessa modalidade de investimento, a pessoa recebe o retorno da quantia investida através do processo de locação dos imóveis ou da venda do ativo adquirido, por meio da Bolsa de Valores. É considerado um investimento de renda variável.

Títulos de crédito imobiliários

Os títulos de crédito imobiliários, por sua vez, estão agrupados nos investimentos de renda fixa, na qual a pessoa investe em determinada construção ou imóvel de terceiros, e tem a garantia de receber a quantia de volta com juros sobre o rendimento.

Os títulos de crédito imobiliários são diversos, mas os mais conhecidos são as Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) ou as Letras Hipotecárias (LH).

Conclusão

Investir no mercado imobiliário pode ser uma fonte alternativa de renda interessante, em razão da grande variedade oferecida pelo setor. Como todo investimento, possui vantagens e desvantagens, as quais devem ser conhecidas pelo futuro investidor.

Contar com o apoio de operadores profissionais, como a Citas, para reduzir a burocracia desse tipo de investimento é fundamental para assegurar os seus objetivos e garantir tranquilidade na hora de aplicar o seu patrimônio.

Se esse conteúdo lhe inspira, conheça o nosso site e leia mais sobre o mercado financeiro em nosso blog.