Um Curso Tecnólogo consiste em um curso superior de tecnologia, possuindo uma duração mais curto do que um bacharelado, os cursos tecnólogos costumam durar entre 2 e 3 anos, e são voltados para áreas mais específicas.

Possuem uma alta empregabilidade, com um custo de formação menor e menos tempo de estudo, são mais de 100 cursos distintos que podem ser realizados, quem podem ser nas árias de saúde, gestão de negócios, comunicação, segurança, produção industrial, militar, recursos naturais, design entre outros.

Qual é a diferença do tecnólogo para o bacharelado?

Apesar de menos populares, os cursos tecnólogos veem recebendo mais atenção nos últimos anos, recebendo incentivos e investimento, visando aumentar a mão de obra do país em menos tempo, a fim de acompanhar a velocidade em que o Brasil se desenvolve.

Alguns fatores são decisivos para essa decisão, como, por exemplo, a necessidade de se inserir no mercado de trabalho, qual o orçamento disponível para o investimento em educação, seria mais viável bancar um tecnólogo ou um bacharel?

Além disso, muitos dos cursos tecnólogos são específicos para determinada atuação, que muitas vezes o profissional passa anos estudando para exercer uma parcela pequena do curso estudado no bacharelado.

Por que fazer tecnólogo?

Como foi explicado, os cursos tecnólogos possuem uma duração menor e seus estudos são focados em uma atuação específica, o que limita o mercado de trabalho daquele profissional, é uma ótima opção para aqueles que já exercem determinada área, mas precisam do nível superior para ocupar cargos mais altos.

Assim como ocorre com aqueles que necessitam se inserir no mercado de trabalho o mais rápido possível, porém, com uma boa qualificação, o que é possível devido a sua curta duração e espécie de diploma.

Além disso, um curso de bacharelado pode exigir um investimento muito alto para muitas pessoas, enquanto tecnólogo é mais acessível.

Por que fazer um bacharelado?

Enquanto os cursos tecnólogos possuem uma duração média de 2 a 3 anos, os bacharelados costumam durar entre 4 e 5 anos, podendo ser estendido esse prazo a depender de diversas questões.

Sua formação é mais generalista, e muitas vezes englobam conhecimentos de diversas áreas, o que dispõe de mais possibilidades de atuação em uma mesma profissão, já o curso tecnólogo, apesar de mais curto, forma em atuações específicas, que limitam aquele profissional em uma área específica.

O bacharelado é ideal para aqueles que não definiram sua área de atuação dentro da profissão, podendo seguir outro caminho que não aquele mais específico, além disso, devido ao valor do investimento, muitos optam por cursos tecnólogos e seu investimento mais baixo.

Algumas das profissões regulamentadas, que também são as mais populares, como a medicina, direito, farmácia, engenharia, enfermagem e fisioterapia, são exercidas exclusivamente por bacharelados, que possuam registro no conselho profissional correspondente.

Cada caso deve ser avaliado individualmente visando seguir o melhor caminho passível para cada profissional, um não desvaloriza o outro, ambos formam profissionais competentes, apenas possuem propostas distintas.

O bacharelado é mais reconhecido por sua popularização, muitas pessoas não conhecem os cursos tecnólogos, e por isso não o fazem, muitas vezes até já ouviram sobre, porém, não tem ciência de sua capacitação.

Para entender um pouco mais sobre assuntos semelhantes, acesse o nosso site.