Qual a rentabilidade de investimento em retrofit, quando pode ser aplicado e porque a modalidade pode proporcionar economia e investimento? 

A lucratividade de investimento em imóveis é um dos modos mais utilizados de ganhar dinheiro para aqueles que gostam de investir no mercado imobiliário. Porém, atualmente, essa técnica chamada retrofit está dando muito certo. 

Então, ficou interessado como trabalha esta técnica? Continue com a leitura deste artigo que nós da Citas preparamos especialmente para você.

Confira a seguir!

O que é Retrofit?

O retrofit é uma técnica que busca revitalizar construções mais antigas que, diferente de outros modelos de obras, prefere a conservação das características verdadeiras do projeto.

Sendo assim, por procederem de imóveis deteriorados pela ação do tempo, o procedimento para este tipo de investimento corresponde em possuí-lo com um bom desconto, aproximadamente 40% sobre o preço do anúncio.

De certo modo, o retrofit tem ganhado visibilidade aqui no Brasil e conquistados vários mercados imobiliários, como  do Rio de Janeiro, onde o método vem sendo trabalhado no histórico Hotel Glória, que está sendo revitalizado em um residencial com aproximadamente 266 apartamentos de metragens e quatro lojas nas adjacências.

Vamos trazer um exemplo, consideramos um apartamento de 40 m², anunciado por R$ 600.000 e localizado em Salvador, Bahia. Com o abatimento, o valor da compra pode ficar por volta de 50% mais barato. Mas é necessário levar em consideração o gasto em manutenção, melhorias e mobiliário.

Quando pode ser aplicado o Retrofit?

Os prédios são selecionados em função de sua localização e de seu potencial em ser reajustado. Outras questões também são levadas em consideração e que facilitam a escolha quanto a ação de reforma está ligada com o pé-direito, pois a presença de espaço físico facilita a aplicação do Retrofit.

Além do mais, prossegue, também é observado a posição de vigas e pilares, pois isso pode contribuir a criação de novos layouts de arquiteturas e usos, assim como as geometrias dos térreos, acessos e das vagas que podem ajudar, ou não, o uso referente à nova operação da edificação.

Qual a rentabilidade de investimento em Retrofit?

Para muitos diretores, as obras de retrofit podem proporcionar economias operacionais e aumento de investimentos imobiliários.

Então, as economias criadas estão relacionadas com os efeitos consequentes das alterações técnicas, como por exemplo das fachadas, em benefício da redução do consumo de energia como cortinas automatizadas, ar-condicionado ou exaustão.

Além de tudo, soma, a economia é um efeito da substituição de equipamentos de sistemas de elevadores, bombas e iluminação que começam a utilizar processos modernos com melhor desempenho e com diminuição de consumo de energia.

Posto isso, essas alterações podem possibilitar que as edificações se tornem mais variáveis para a sua utilização e, portanto, acabam por criar maior produtividade tanto para os locatários quanto para os investidores atentos a esta oportunidade.

Garantido assim, uma rentabilidade positiva e satisfatória no investimento em retrofit!

Tá esperando o que para trabalhar com a técnica de retrofit? E não se esqueça, acesse outros blogs assim como esse aqui no nosso blog!