Fundos de Investimento Imobiliário (FII) são um dos tipos de investimento voltados à aplicação financeira no mercado imobiliário. Os fundos de investimento imobiliário são compostos por empreendimentos comerciais, como hospitais ou shoppings.

Considerado como uma alternativa para quem gosta de investir no mercado imobiliário, os fundos de investimento se apresentam como uma opção para aplicar sem toda a burocracia que o setor imobiliário normalmente requer como contratos, escritura ou pagamento de impostos.

Como as cotas dos fundos de investimento imobiliário podem ser adquiridas na Bolsa de Valores por todo investidor que se interesse, nós da Citas trouxemos um artigo para você entender o que é essa opção de investimento e quais são as suas vantagens. Continue a leitura!

O que são FIIs?

Os fundos de investimento imobiliários estão voltados à aplicação financeira no mercado imobiliário. Assim, o investidor recebe lucros voltados a todas as operações do setor, como compra, venda e locação de imóveis, sem que precise administrar ou efetuar a compra o empreendimento.

Os Fundos de Tijolo, como são conhecidos os investimentos em edifícios, são apenas um dos tipos de investimentos. A outra opção pode ser a compra de Fundos de Papel, ou títulos de dívidas do setor imobiliário, como as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) ou Letras Hipotecárias (LC).

Como funcionam os FIIs?

Os fundos imobiliários são administrados por instituições financeiras com autorização concedida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A instituição é responsável pela manutenção e funcionamento adequado do fundo.

Formados por cotas, os FIIs podem ser negociados através da Bolsa de Valores com a intermediação da instituição financeira. Depois de adquirir as cotas, o investidor passa a lucrar com a valorização dos empreendimentos imobiliários por meio do rendimento mensal dos investimentos.

A oferta pública também é outra opção para investir em fundos imobiliários, em que o investidor pode reservar as cotas desejadas dos FIIs que estão efetuando novas emissões. O valor recebido é proporcional ao valor investido ou por meio das vendas posteriores das cotas por um valor mais alto.

Vantagens de investir nos Fundos de Investimentos

O investimento no mercado imobiliário tradicional é considerado conservador e, embora possua vantagens, é cercado de burocracias e imprevistos. Assim, comprar o imóvel, alugar e efetuar manutenções estão entre as atribuições do investimento tradicional.

Quando se fala em aplicações financeiras a partir dos fundos de investimentos imobiliários, algumas vantagens podem ser elencadas, como:

  • Investimento livre da cobrança de Imposto de Renda;
  • Menor burocracia e praticidade;
  • Baixo investimento inicial;
  • Investimentos em grandes empreendimentos;
  • Gestão do fundo por profissionais;
  • Alta liquidez.

O valor inicial mais baixo funciona como um atrativo para investidores que gostam do mercado imobiliário sem ser preciso desembolsar uma grande quantia para obter a posse do imóvel.

Do mesmo modo, em razão da grande diversificação, as receitas dos investimentos são frequentes e distribuídas entre os cotistas dos fundos. Como todo investimento possui valorização, o aumento do valor dos imóveis contribui para a valorização do fundo imobiliário e das cotas adquiridas pelos investidores.

Se você tem interesse em investir no mercado imobiliário, não deixe de contar com ajuda especializada para encontrar o FII ideal para você. Na Citas, é possível conversar com o nosso time e encontrar a oportunidade dos seus sonhos.

Para continuar por dentro das novidades do setor imobiliário, acesse o nosso blog!