Diversos estudiosos da sociologia determinaram as características da geração X. A maioria deles concorda que esta geração é feita por pessoas que nasceram entre os anos de 1960 e 1980. Atualmente, essas pessoas têm entre 39 e 55 anos e representam cerca de 20% da população brasileira.

Essa geração sucedeu a dos Baby Boomers, pessoas nascidas entre 1940 e 1960, e que receberam essa designação devido ao aumento do número de nascimentos de bebês (“explosão de bebês”), principalmente na Europa e nos Estados Unidos, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Para tentar entender o comportamento de uma geração é preciso saber as diferenças entre a geração anterior e a posterior.

Por isso, antes de compreender as características comportamentais da geração X é necessário saber mais sobre seus pais, os Baby Boomers. 

Hoje, os boomers, como também são chamados os antecessores da geração X, têm entre 55 e 75 anos. Por serem mais conservadores em alguns aspectos da vida, eles criaram seus filhos de forma um pouco mais rígida.

Eles assistiram ao surgimento da televisão e tiveram nos anos 1960 e 1970 o auge da sua juventude, sendo os fundadores do movimento hippie. Atualmente, são os avós dos da geração Y, que sucedeu a X.

Filhos da geração X

A geração Y, também conhecida como dos millennials, é composta por pessoas nascidas entre o início da década de 1980 até pouco antes do início do século XXI, até 1995, mais ou menos. São descendentes da geração X.

Essa geração surgiu em um período de profunda transição tecnológica, do mundo analógico para o mundo digital. Os millennials viram, ainda na infância ou na adolescência, o mundo se tornar completamente urbanizado, tecnológico e conectado à internet.

É, atualmente, a geração mais numerosa da história moderna, representando 50% da força de trabalho de todo o mundo. Número que tende a aumentar para 75% até o ano de 2025, segundo previsões.

Os integrantes dessa geração são totalmente integrados às novas tecnologias e dominam conhecimentos de informática. Logo se tornaram foco do mercado e do marketing.

Isso fez com que a geração X passasse a ser conhecida como a “geração esquecida”, já que muitas vezes não é alvo de anúncios ou estratégias de marketing para consumo. 

Geração X: a origem do termo

O termo surgiu ainda nos anos 1950, na Inglaterra, após o fotógrafo húngaro Robert Capa referir-se a um dos seus ensaios fotográficos, que mostrava rapazes e moças que cresceram após a Segunda Guerra Mundial.

Com a expressão, o fotógrafo quis remeter à ideia de uma geração ainda desconhecida, que estava por vir, com um futuro incerto pela frente, portanto, o X da questão.

A denominação ganhou força após uma série de entrevistas com jovens feitas pela jornalista britânica Jane Deverson para uma revista, mas que, devido às suas descobertas, só chegou a ir a público em um livro intitulado "Geração X", feito em parceria com outro jornalista britânico, Charles Hamblett.

O livro mostrou que parte dos jovens dessa geração não acreditava em Deus, não gostava da rainha Elizabeth II, esperava o casamento para ter relações sexuais e contestava diversas regras das gerações anteriores. 

Nos anos 90, o lançamento do livro Geração X: Contos para uma cultura acelerada, do escritor canadense Douglas Coupland, popularizou o uso do termo “geração X”.

Na obra, o autor retratou por meio de um romance o estilo de vida dos jovens no final dos anos 80.

Coupland é muitas vezes chamado de “porta-voz da geração” devido ao seu livro, que foi muito popular, principalmente nos Estados Unidos.

Características da geração X

As pessoas dessa geração cresceram influenciadas pela programação da televisão e em meio a mudanças no ambiente familiar, como, por exemplo, o crescimento do número de mães que passaram a integrar o mercado de trabalho.

Esse aumento foi impulsionado, principalmente, pela instabilidade econômica vivida no período pós Segunda Guerra Mundial e a busca contínua pela estabilidade financeira.

Em meio a isso, cresceram as pessoas dessa geração, vendo ambos os pais saírem para trabalhar, tendo mais independência e responsabilidade dentro de suas casas. 

Por isso, a geração X é considerada mais prática e focada em buscar uma vida equilibrada dentro e fora de casa.

As pessoas dessa geração buscam pela individualidade e independência sem perder a convivência em grupo.

É uma geração mais madura, que escolhe qualidade ao invés de quantidade, que busca mais por seus direitos e têm maior preocupação com as gerações futuras.

Geração X no Brasil

No contexto nacional, esse grupo nasceu em meio ao período do Golpe Militar; à censura, aos atos institucionais que fortaleceram a ditadura, à crise na economia brasileira, com a implantação de planos econômicos para tentar conter a inflação.

E ainda ao movimento Diretas Já, que buscava garantir eleições presidenciais diretas; à promulgação da Constituição de 1988; à primeira eleição direta para presidente da república após a Ditadura Militar, que elegeu Fernando Collor de Mello, o impeachment desse presidente após denúncias de corrupção e o lançamento do plano real.

Esses foram apenas alguns dos principais acontecimentos que essa geração viveu durante sua infância, adolescência e juventude.

Talvez por isso, ou apesar disso, a geração X é comumente resistente a mudanças. Esses acontecimentos também contribuíram para que esse grupo tenha uma grande preocupação com o trabalho e se preocupem extremamente.

Geração X e a tecnologia

Embora já houvesse internet nos anos 80, seu uso só ocorria por redes bancárias e financeiras. Foi a partir de 1990, que o físico e cientista da computação inglês Tim Berners Lee criou o sistema World Wide Web (www), que a rede de computadores se tornou navegável para a população comum.

Contudo, a internet e a informática não eram acessíveis a todos, portanto, parte da geração X não teve acesso imediato. Além disso, a tecnologia na época estava em desenvolvimento, sendo considerada precária se comparada à de hoje.

Esse uso superficial, pelo menos a princípio, foi determinante na relação da geração X com a tecnologia. Ao contrário dos millennials, que utilizam mais tablets e smartphones, a geração X tende a preferir o computador, por exemplo.

Enquanto a geração Y tende a se comunicar por redes sociais e aplicativos de troca de mensagens, a geração X ainda utiliza e/ou prefere o uso de e-mail e do telefone. O uso das redes costuma ser apenas para entretenimento.

Mais características dessa geração

É uma geração mais preocupada com a saúde, mas isso não quer dizer que seja mais saudável. Na verdade, estudos apontam que esse grupo tende a ter mais doenças crônicas e pressão alta que a geração anterior, dos Baby Boomers.

Além disso, os integrantes da geração X têm maior probabilidade de ter diabetes, doenças circulatórias e excesso de peso. Embora esse grupo de pessoas tenha uma expectativa de vida maior, especialistas afirmam que os anos saudáveis serão menores.

Isso significa que são pessoas que tendem a viver mais, mas que viverão uma parte maior desses anos, se comparados com gerações anteriores, com doenças. 

A ciência diz que a razão provavelmente está ligada à dieta e à diminuição dos exercícios físicos. Outro fator, segundo os pesquisadores, pode ser o aumento da desigualdade social ao longo dos últimos anos.

Talvez por isso o interesse maior na procura por saúde. Ademais, a geração X é também a que mais se informa, acompanha notícias e procura saber o que está acontecendo no mundo.

Estressados e ansiosos

Por ter sido uma geração que quebrou paradigmas e movimentou a economia de forma jamais imaginada, esse grupo geracional foi o primeiro a vivenciar o estresse e a ansiedade de forma mais acentuada, tanto no campo profissional quanto no pessoal.

Isso, segundo estudos, acontece porque essa foi a primeira geração que acreditou que poderia ter sucesso em todos os campos, porque tiveram oportunidades que as gerações anteriores não tiveram.

Houve incentivo para a boa educação, para crescimento no mercado de trabalho, uma vida social ativa e interessante, além de ter sido também uma geração com maior autonomia para decisões como casar e ter filhos.

Geração X hoje

A Geração X tem um alto poder de consumo e procura aproveitar sua condição econômica da maneira mais intensa possível.

Esse grupo tem maior preocupação em alcançar equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Mas também tem tendência ao empreendedorismo, com muitos dos seus integrantes tendo a vontade de serem seus próprios chefes.

Um estudo recente apontou que a pandemia da Covid-19 fez com que a geração X incorporasse valores de outras gerações e passasse a transitar entre diferentes grupos geracionais, como a geração Y.

Muitos integrantes da geração X estão hoje preocupados com o sucesso dos filhos e mundo para o qual os estão criando. Também têm preocupações quanto aos idosos hoje e ao futuro deles após a aposentadoria.

Como consumidores, esse grupo não costuma arriscar. Para a geração X confiança é vital. Seus integrantes têm como característica o uso intensivo de mídias sociais para compartilhar experiências e formular opiniões acerca de produtos e empresas.