O home office sempre foi um modelo de trabalho muito popular no mundo, mas nem tanto adotado em algumas regiões. Com a pandemia, contudo, ele se tornou destaque para muitas empresas. Inclusive, a única forma de muitos negócios continuarem funcionando em meio ao isolamento social.

 

Por mais que esse modelo de trabalho traga enormes benefícios, essa mudança não foi fácil para muita gente. Por parte das empresas, muitas não estavam preparadas para operarem à distância, e tiveram que se adaptar rapidamente.

 

Para os profissionais, o processo também não foi fácil. Muitas pessoas não estavam acostumadas a trabalhar de casa, e enfrentaram diversas dificuldades. 

 

A falta de concentração e baixa produtividade foram alguns dos maiores problemas relatados por muitos. Principalmente, para aqueles que tinham filhos em casa.

 

Mas, não há como negar que o home office veio para ficar. Muitas organizações já afirmaram que irão adotá-lo permanentemente em sua rotina. Ou, ao menos, como parte da jornada de trabalho dos profissionais.

 

Não há como fugir dessa tendência. Mas, será que todos irão se adaptar a ele? 

 

Já estamos há mais de um ano vivendo essa nova rotina e, nesse tempo, conseguimos aprender algumas dicas sobre quais as melhores áreas para trabalhar como home office. Além de como ser mais produtivo no seu dia a dia.

 

Muitas empresas e profissionais se redescobriram com o home office. Então, que tal conhecer um pouco mais sobre suas características, benefícios e como se adaptar a esse modelo?

 

Venha com a gente! Veja os tópicos que iremos abordar:

 

  • O que é home office?
  • Qual a diferença entre home office e teletrabalho?
  • Quais as vantagens do home office?
  • Quais as tendências do home office?
  • Home office é para mim?
  • Dicas para ser produtivo em home office.

 

Vamos lá!

O que é home office?

O home office, ou “escritório em casa” no português, é um modelo de trabalho no qual os profissionais podem exercer suas atividades de suas casas. Ou seja, ele permite que o trabalho possa ser feito longe do escritório, sem a necessidade de se locomover.

 

Seja de maneira parcial ou integral, o trabalho remoto, como também é conhecido, pode ser executado em qualquer lugar. O que fez com que fosse amplamente utilizado pelas empresas com o isolamento social.

 

Para isso, as empresas tiveram que fornecer todos os equipamentos necessários para que seus funcionários pudessem trabalhar à distância. Desde computadores e monitores, até mesmo mesas e cadeiras para trabalho, dependendo do caso.

 

Afinal, muitos profissionais não tinham um espaço adequado em seus lares para trabalharem, e tiveram que se adaptar. Inclusive, a mudança para o home office fez com que muitos investissem em reformas em suas casas, criando escritórios onde pudessem realizar suas atividades.

 

Um relatório divulgado pelo GetNinjas comprovou essa demanda. Segundo seus dados, entre abril e novembro de 2020, foram realizadas 2,8 milhões solicitações de serviços. Um aumento de 75% em comparação com o mesmo período do ano passado.

 

No Brasil, o home office surgiu em 1999, mas somente anos depois que a nossa CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) o incluiu como uma modalidade de trabalho.

 

Desde então, cerca de 7 milhões de brasileiros já trabalham sob o home office, segundo um estudo feito pelo IPEA

Qual a diferença entre home office e teletrabalho?

Mas home office e teletrabalho não são a mesma coisa? Essa é uma confusão muito comum, mas a verdade é que eles são sim diferentes. 

 

A principal diferença entre o home office está em termos legais. Ou seja, o home office não está previsto em nossa legislação. E isso faz toda a diferença nos direitos dos profissionais.

 

Mas calma! Não vamos escrever aquele “juridiquês”, mas sim descomplicar para que você consiga entender de forma clara.

 

O teletrabalho também se refere ao trabalho realizado fora da empresa. Contudo, desde que a Reforma Trabalhista entrou em vigor, essa modalidade foi incluída na nossa CLT. 

 

Desde então, foi definido um regime próprio para todas as empresas que quisessem adotá-lo. Isso inclui todas as regras sobre controle de jornada, horas extras e muito mais, que foram estabelecidas para a assinatura do contrato de trabalho.

 

Já para o home office, não existe nenhuma lei que define regras parecidas. Na prática, isso significa que suas regras são as mesmas que a de um trabalho presencial, mas sem que seja considerado como um modelo específico, que precise ser constatado no contrato de trabalho.

 

A última novidade que tivemos foi durante a pandemia, por meio de uma Medida Provisória. Algumas mudanças foram feitas em nossa legislação temporariamente nas normas do teletrabalho, para que as empresas pudessem ter um maior controle sobre o trabalho à distância.

O que isso muda para os funcionários?

As consequências dessa diferença para os funcionários são bem claras. Todos aqueles que trabalharem sob o regime do home office, não estarão amparados por uma lei em nossa CLT.

 

Com isso, esses profissionais estarão submetidos às leis normais de um contrato de trabalho formal. Vamos usar um exemplo para que fique mais claro.

 

Em um artigo específico da lei do teletrabalho, está definido que as empresas devem fornecer o que for necessário para que seus funcionários consigam trabalhar de casa. Desde os equipamentos tecnológicos, até a infraestrutura adequada.

 

Todos esses materiais são de total responsabilidade da empresa no teletrabalho, o que não é visto no home office. Contudo, tudo pode ser combinado previamente entre as partes, caso seja definido desde cedo a possibilidade de trabalhar em casa.

Quais as vantagens do home office?

O home office ganhou uma enorme popularidade por muitos profissionais, que enxergaram as vantagens desse modelo de trabalho em seu dia a dia. Dentre elas, as principais são, de longe, ter uma maior flexibilidade, ganho de tempo e, especialmente, uma maior qualidade de vida.

 

Trabalhar de casa significa ter uma maior flexibilidade em seu horário de serviço.

 

Aqui, não estamos dizendo que você pode fazer o que bem entender e dispensar todas as regras de horários. Mas sim, que o relógio pode se tornar seu grande amigo.

 

Para os preguiçosos de plantão, podem dormir alguns minutos a mais sem terem que levantar mais cedo para se locomover até a empresa. Ainda, no final do expediente, já estarão em casa, sem ter que pegar o trânsito no horário de pico.

 

Sem estresse pegando transporte público lotado, ouvindo barulho de buzina ou encarar filas enormes. O ganho de tempo nessa locomoção é enorme! Assim, sobra mais tempo para que você consiga se dedicar à família, amigos, ou fazer alguma atividade que goste.

 

Aqueles que acabavam comendo mais besteira almoçando fora, também podem aproveitar o momento para se dedicar a ter uma alimentação mais saudável em casa.

 

Tudo isso, proporcionando uma maior qualidade de vida para todos. Por mais que muitos realmente possam acabar trabalhando mais de casa, não há como negar que o desgaste físico e mental é menor.

 

Sem falar que nosso bolso também agradece, sem precisar gastar com o transporte e alimentação.

E as desvantagens do home office?

Assim como outros modelos de trabalho, o home office também possui suas desvantagens. Dentre elas, a dificuldade para se concentrar, sensação de isolamento e a falta de rotina, são algumas das mais comuns.

 

Mesmo para quem mora sozinho, se concentrar trabalhando de casa pode ser bem difícil. Principalmente, se não tiver um escritório ou espaço dedicado exclusivamente ao trabalho. 

 

Afinal, estamos no conforto de nossos lares, com nossa cama, sofá, cozinha, e tudo o que gostamos do nosso lado. Para aqueles que possuem filhos, essa dificuldade é ainda maior com os pequenos em casa, querendo brincar e receberem atenção.

 

Se não forem bem administrados, podem impactar ainda mais em sua rotina de trabalho. Ter dificuldade em acordar mais cedo, em conciliar suas responsabilidades com as crianças, ou ainda, ficar trancado no escritório sem ter um bom gerenciamento das horas trabalhadas.

 

Ainda, a sensação de solidão também foi um enorme problema relatado por muitos. Especialmente, durante esse período de pandemia que estamos vivendo.

 

Em um estudo feito pelo Instituto Ipsos, cerca de metade dos brasileiros declararam que, frequentemente, eram abalados pelo sentimento de solidão. Somos seres naturalmente sociáveis e, a impossibilidade de ter contato com outras pessoas durante o último ano, afetou seriamente muitas pessoas.

Quais as tendências do home office?

A grande maioria das empresas foi obrigada a migrar seu modelo de negócios para o home office. Mas, será que ele realmente é a melhor opção para todas? Essa é uma das maiores discussões vistas ultimamente.

 

Um estudo recente, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, elencou a viabilidade de realização de home office em diversos países. Dentre os analisados, o Brasil ocupou o 45º lugar no ranking, uma posição relativamente baixa.

 

Como justificativa, o professor de Marketing e Empreendedorismo do Instituto Mauá de Tecnologia, Afonso Braga, explica o motivo. 

 

Segundo o especialista em entrevista ao Quero Bolsa, existem áreas que são mais favoráveis para o home office e, podem ser verdadeiras tendências para o futuro. Dentre eles, trabalhos administrativos como direito, contabilidade e finanças são algumas das mais promissoras.

 

Em conjunto, o setor de tecnologia, por não necessitar de muita interação com outras pessoas, também é favorável ao home office. A grande maioria de suas funções pode ser desempenhada à distância tranquilamente, com a mesma concentração ou, até mesmo, mais.

 

Já outras como vendas, marketing ou áreas voltadas ao negócio, enfrentam maiores dificuldades ao migrar para esse modelo de trabalho. A troca humana, tão importante para seu funcionamento, faz com que muitos empreendedores prefiram manter seus negócios físicos ao invés de digitais.

 

Mesmo diante dessa diferença, a perspectiva para o futuro do home office no país é muito positiva. Em um estudo feito pela FGV, a expectativa é de que, no pós pandemia, tenhamos um aumento de cerca de 30% no número de profissionais que trabalham em suas casas.

Home office é pra mim?

Além do home office não ser o ideal para determinadas profissões, nem todas as pessoas conseguem se adaptar a esse modelo de trabalho. Para saber se o home office é para você, é importante analisar a fundo sua personalidade, preferências e, se correspondem a essa modalidade.

 

Antes de mais nada, para trabalhar de casa, é necessário ter muita disciplina e organização. O conforto de nosso lar pode ser um dos maiores motivos de descontração de muitos profissionais.

 

Afinal, quem nunca teve vontade de tirar aquele cochilo depois do almoço? Imagine a tentação se tivermos nossa cama bem ao nosso lado.

 

Outro ponto para se atentar é sobre a solidão, principalmente se você morar sozinho. Ao trabalhar de home office, você passará mais tempo em casa sem estar em contato presencialmente com colegas ou outras pessoas.

 

Pense: você está disposto a isso? Ainda, tem certeza de que não terá problema com essa nova rotina?

 

Por fim, um dos grandes desafios de quem enfrenta essa modalidade de trabalho, é em relação à tecnologia. Não há como abrir mão dos mais diversos equipamentos e ferramentas para que consiga trabalhar de casa. 

 

E, dependendo da função exercida, será necessário aprender a utilizar uma série de sistemas para que consiga desempenhar suas funções. Se você não for uma pessoa muito adepta à tecnologia e seus avanços, pode ter muita dificuldade em se adequar a essa nova rotina.

 

Agora, caso tenha analisado todos esses pontos e visto que pode se encaixar no home office, o próximo passo é saber como ser produtivo ao trabalhar de casa.

Dicas para ser produtivo em home office

Existem diversas distrações em nossas casas que podem comprometer nossa produtividade no trabalho. Ainda mais, em famílias grandes ou com crianças que precisam de uma maior atenção constante.

 

Seja qual for o caso, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo no home office, sem que tenha que abrir mão de algo. Confira!

Invista em um ambiente adequado para o home office

A primeira dica para ser produtivo trabalhando de home office, é investir em um espaço adequado.

O ideal seria ter um cômodo específico para transformar em um escritório. Assim, poderia ter um lugar só seu e exclusivo para fins profissionais. Muitos até o decoram com móveis mais profissionais, deixando o conforto exclusivo para o quarto ou sala.

 

Agora, nem sempre isso é possível. Muitos apartamentos pequenos não possuem mais de um quarto e, os inquilinos devem improvisar. Mesmo assim, é possível montar opções criativas em espaços menores.

 

Uma simples bancada no canto do seu quarto ou da sala, pode ser suficiente para que consiga trabalhar. Compre uma cadeira confortável para complementar o espaço.

Trabalhe em um lugar silencioso

Quem nunca se estressou com algum barulho quando tinha que realizar uma tarefa? Em casa, estamos sujeitos à diversos fatores que podem deixar nosso lar menos silencioso.

 

Desde o próprio barulho da rua, principalmente caso more em uma casa ou apartamento nos primeiros andares do prédio, até dentro do ambiente, caso divida o espaço com outras pessoas.

 

Aqueles que possuem maior dificuldade em se concentrar com qualquer barulho, precisam investir em um lugar que seja pouco afetado por ruídos. No caso de sons vindos de fora, existem ótimas janelas capazes de abafá-los, as quais você pode instalar em seu lar.

 

Se morar com outros familiares, converse e peça para que tentem fazer o mínimo de barulho possível durante o horário de trabalho. Caso tenha crianças, também fale que o horário para brincar será mais tarde.

Preste atenção na iluminação

Esse é um item que muitos desconhecem. Mas, a iluminação pode fazer toda a diferença na sua concentração durante o home office.

 

A iluminação natural, em um primeiro momento, pode parecer a melhor para seu ambiente de trabalho. De fato, ela pode ser ótima, mas dependendo do dia, pode até mesmo atrapalhar com que você enxergue seu computador ou outros objetos.

 

Sem falar que, quando chegar o final da tarde ou à noite, será necessário ligar os interruptores. Luminárias mais amareladas, como exemplo, podem trazer uma maior sensação de conforto, enquanto as mais claras são mais utilizadas para escritórios.

 

É imprescindível ter uma iluminação que seja coerente com seu ambiente de trabalho no home office. Primeiramente, para que você não force sua visão. Além é claro de evitar contratempos.

Crie uma rotina com as tarefas domésticas

Não é fácil trabalhar e ter que cuidar da casa sozinho. Por isso, uma dica que pode ajudá-los nessa conciliação é criar uma rotina de horários.

 

Crie uma lista com todas as tarefas que são importantes e obrigatórias além do trabalho, como por exemplo cozinhar. Depois, defina um horário no qual fará isso. Seja no seu próprio horário de almoço ou à noite, já deixando preparado para o dia seguinte.

 

Assim, você não irá misturar suas tarefas domésticas no meio do expediente, tendo tempo organizado para fazer tudo o que precisa.

Se possível, faça intervalos periódicos durante o home office

Qualquer atividade feita por um longo período de tempo e ininterruptamente, pode fazer mal à nossa saúde. O mesmo se aplica ao trabalho.

 

Claro que algumas funções demandam esse esforço constante. Mas, mesmo assim, é importante tentar realizar intervalos periódicos para relaxar. Pode ser um simples alongamento ou, andar um pouco por sua casa por alguns minutos.

 

Um dos métodos mais famosos para esse objetivo é a Técnica Pomodoro. Ela defende que, quando nos concentramos 100% em nossas tarefas em blocos separados, nossa produtividade é muito maior.

 

Vamos usar um exemplo. Cada bloco pode ter cerca de 30 minutos, durante o qual irá se concentrar completamente no que está fazendo. Ao final, um cronômetro pode apitar e, durante os próximos cinco minutos, fará qualquer coisa que não seja relacionado à tarefa em questão.

 

Segundo seu criador, esses intervalos aumentam a agilidade mental, sem que o profissional se desgaste e consiga descansar.

Conclusão

O home office já é uma tendência ao redor do mundo, com enormes benefícios para os profissionais. Contribuindo para uma maior qualidade de vida, menos estresse e maior produtividade.

 

Mesmo que tenha a tendência de crescer cada vez mais, nem todos se adaptam ao home office. Por isso, é importante analisar com cuidado se seu perfil se encaixa na rotina de quem trabalha nesse modelo e, se está disposto a encarar essas mudanças.

 

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e continue sua visita em nosso blog.