Fazer um intercâmbio é o sonho de muitos estudantes, especialmente quando estão saindo do ensino médio. Apesar de ser algo bem custoso, é uma experiência que pode mudar completamente a forma como enxergamos o mundo e acaba sendo bem recompensador. Por conta disso, quem possui condições de investir nessas viagens não se arrepende nem um pouco. No entanto, a história pode ser bem diferente quando falamos sobre intercâmbio na faculdade, visto que estamos em um momento onde as responsabilidades são bem diferentes, além das dúvidas sobre a qualidade de ensino em outros países. Quer saber se vale a pena? Confira abaixo. 

 

O custo de um intercâmbio

Quando é feito o orçamento de um intercâmbio, seu custo pode acabar afastando muitas pessoas. Porém, é necessário que ele seja visto como uma forma de investimento, especialmente quando falamos sobre a faculdade. Afinal, em sua grande maioria, após a faculdade as pessoas querem entrar no mercado de trabalho. Nesse caso, ter um outro idioma no currículo pode fazer muita diferença no mercado de trabalho. 

Por conta disso, é importante que cada um avalie se esse é o tipo de investimento que vale a pena em suas vidas. No final, passar um tempo em uma universidade estrangeira é o que pode fazer você se destacar em relação a outras pessoas. Já para quem enxerga a oportunidade apenas do ponto de vista acadêmico, essa é uma excelente maneira de construir networking e descobrir novas perspectivas sobre diferentes temas. 

Querendo ou não, o curso escolhido pode ser determinante para definir se a experiência vale a pena ou não. Se você faz medicina, por exemplo, pode aprender muito em outro país, mas é bem provável que o peso da experiência não seja tão grande no seu currículo. Já para um profissional de Relações Internacionais, Comércio Exterior ou Arquitetura, um tempo estudando fora do país pode ser bem relevante.  

Tipos de intercâmbio

Além do curso a ser levado em conta, é importante entender em qual fase você deverá realizar o intercâmbio. Para alguns, o momento certo pode ser durante a graduação, mas para outros é melhor esperar pelo mestrado ou doutorado.

Intercâmbio para especialização

Existem diversos programas de especialização em universidades fora do país, muitas delas oferecem bolsas integrais e até mesmo uma ajuda de custo para seus alunos. Por conta disso, realizar mestrado ou doutorado através de um intercâmbio pode ser uma ótima opção, especialmente para pesquisadores. Nesses casos, é importante procurar pelas instituições que se encaixem melhor com sua linha de trabalho e ofereçam o melhor suporte para alunos estrangeiros. 

Graduação

Para aqueles que preferem fazer intercâmbio durante a graduação, também é possível encontrar milhares de opções. É possível escolher entre duas opções: na primeira, conhecida como completa, o aluno realiza o curso completo fora do país; já a segunda, conhecida como parcial, é possível escolher alguns semestres para estudar na universidade estrangeira. 

Nesse segundo caso, a sua própria instituição de ensino pode te ajudar a realizar o processo e escolher quais disciplinas cursar no exterior.

Gostou dessas dicas? Se você quiser encontrar muitas outras, é só clicar aqui para continuar navegando em nosso site.