A demanda por imóveis situados no centro de grandes cidades fez surgir uma nova modalidade de construção conhecida como kitnets, lofts ou studios. Mas para saber se investir em kitnet vale a pena, a pessoa deve considerar alguns fatores próprios dos investimentos em imóveis.

Valorização de pequenos espaços, moradia mais compacta, inteligente e que pode abrigar mais pessoas em um mesmo espaço são uns dos fundamentos do mercado imobiliário na hora de construir prédios repletos de moradias pequenas ou kitnets.

Cidades como São Paulo, na qual há pouco espaço para novas construções e custo de vida alto, as kitnets ganharam o gosto das construtoras e estão se espalhando pela cidade, atraindo a atenção de pessoas que gostam de investir na compra de imóveis para obtenção de renda passiva.

Porém, para saber se investir em kitnet vale a pena, alguns fatores precisam ser considerados pelo potencial investidor, especialmente a liquidez desse tipo de investimento, que não é imediata e apresenta complexidade na hora da venda.

Acompanhe a leitura para entender se investir em kitnet vale a pena, diante do novo cenário do mercado, e como é feito esse tipo de investimento.

Kitnet: A queridinha do momento

A profunda transformação da sociedade, provocada pelo aumento populacional e mudança na configuração da estrutura familiar é responsável pelo aumento da demanda de apartamentos pequenos, compactos e acessíveis. Hoje, o nome dado a esse tipo de empreendimento são as kitnets.

Embora seja considerada um imóvel, as kitnets são menores tanto em tamanho quanto em valor, o que pode se traduzir em maior liquidez na hora de se desfazer desse investimento.

Aliado a esse fato, a renda proporcionada pelo investimento em kitnets costuma ser atrativa, em razão da facilidade na hora de encontrar inquilinos para locar o imóvel.

Investir em kitnet vale a pena?

Agora que você já sabe as principais características de uma kitnet e o motivo desse imóvel ser uma oportunidade de investimento interessante para um perfil mais conservador, é hora de descobrir se vale a pena adotar essa modalidade de investimento.

A compra de um imóvel requer bastante atenção a todas as burocracias envolvidas, com atenção para a legalidade de toda a documentação e registro em cartório.

Quando se fala em construir uma kitnet para alugar, então o cenário se torna ainda mais complexo, com custos de mão de obra, materiais e equipamentos envolvidos.

No que se refere à locação, o fato de ser um imóvel menor e com menor valor de aluguel é um diferencial que não impede dessa construção ficar vazia por um período de tempo. Nessa hora, todos os custos da kitnet, como IPTU, reformas ou taxas devem ser assumidas pelo proprietário.

Para quem construiu kitnets longe de grandes centros, a locação pode não acontecer de maneira rápida e imediata, o que acarreta perda de renda para o dono do imóvel. É um investimento com previsibilidade de ganhos, mas pode haver grandes intervalos sem retorno também.

Assim, ao considerar investir em kitnets e avaliar se o investimento vale a pena, o ideal é a diversificação dos riscos e das análises financeiras, que costumam apresentar opções menos burocráticas e com maior liquidez.

Se o seu desejo é investir em uma kitnet, a redução do trabalho operacional e burocrático, assim como a redução dos riscos no investimento pode ser por meio da contratação de operadores profissionais, como a Citas, responsáveis por aluguéis e compras de imóveis para investidores.

Em nosso site é possível conferir as opções de kitnets na região central de São Paulo e escolher a melhor para você. Se esse conteúdo lhe inspira, leia mais em nosso blog.