Morar de aluguel é uma alternativa excelente para grande parte dos brasileiros, que optam por esse método de moradia, e por isso, estão submetidos a uma relação comercial, que assim como as outras, é regida por um contrato, aonde as partes são denominadas como locador e locatário.

Cada tipo de relação possui um tipo de contrato apropriado, no caso do aluguel de imóvel, é findado um contrato de locação, que pode ser entre pessoas físicas ou jurídicas com fins comerciais, ou residenciais.

Acontece que muitas dessas pessoas não entendem o conceito destes termos, quais são as obrigações de cada um deles e a verdadeira importância de um contrato bem elaborado.

Ocasionando na formalização de uma relação sem total conhecimentos dos direitos e deveres que a envolvem, continue lendo para esse tipo de situação não aconteça.

O que é um locador e um locatário?

Um locador pode ser uma pessoa física ou jurídica que seja proprietário de um imóvel e está o disponibilizando para o aluguel por um terceiro, é ele quem define algumas das regras do contrato e conduz de modo mais ativo essa relação jurídica.

Esse processo pode ser feito de maneira pessoal ou por meio de uma locadora.

Enquanto o locatário é a outra parte do contrato, ou seja, aquele que está disposto a locar o imóvel do locador, visando um fim comercial ou residencial, e essa relação é regida por um contrato de locação.

Qual a importância de um contrato?

Assim como foi mostrado acima, o contrato é usado para definir quais serão as regras que definirão a relação entre o locador e locatário, ou seja, os direitos e deveres de cada parte, o que poderá ou não ser realizado e quais serão as penalidades para determinadas situações.

Além disso, é nele onde estão determinados o valor da negociação, por qual prazo ela terá vigência, e o que deve ser efetuado em ocasiões previstas.

O uso de um contrato amplo e bem elaborado é primordial para a segurança das partes, caso haja alguma brecha, o locador ou locatário poderá ser prejudicado por ela, essa é a importância de um documento completo, que preveja o máximo de situações possíveis.

Qual é a função de cada parte?

Um contrato é composto por diversas cláusulas, algumas delas são padrões e outras podem ser adicionadas conforme a necessidade de cada relação, entre elas estão as obrigações do locador e do locatário.

O locatário deve entregar o imóvel em bom estado, se responsabilizar por qualquer problema estrutural anterior, pagar todas as taxas administrativas e tributárias, pagar as despesas extraordinárias de condomínio.

Enquanto o locatário fica responsável por pagar o aluguel conforme o acordado, utilizar o imóvel de maneira adequada à sua finalidade (comercial ou residencial), zelar e preservar o imóvel, devolvê-lo nas mesmas condições de recebimento, comunicar qualquer dano ou defeito.

Além disso, é necessário que o locatário repare todos os danos causados por ele, possibilitar a ocorrência da vistoria, respeitar e seguir a convenção de condomínio e ele também é responsável por toda e qualquer despesa ordinária de condomínio.

Com isso, fica explicito o que é um locador e um locatário, quais são suas funções e principalmente, qual a relevância do contrato de locação.

Para adquirir conhecimento acerca do mundo imobiliário, confira mais artigos no nosso site