A cidade de São Paulo é conhecida por ter uma lista dos prédios mais altos do Brasil. Muitos desses arranha-céus são famosos por sua arquitetura, tecnologia, e claro, chamam atenção pela sua altura. No município, existem cerca de  10 mil edifícios altos, com altura acima de 35 metros.

Desse total, mais de 150 arranha-céus, com altura acima de 100 metros, além de existir 16 acima de 150 metros.  Tantos prédios altos coloca São Paulo como a quinta cidade do mundo com o maior número de edifícios. Além disso, possui os maiores arranha-céus do País, como o Platina 220, que ainda está em construção, e o Mirante do Vale.

Para conhecer mais sobre esses e outros prédios altos de São Paulo, continue acompanhando este artigo. Boa leitura.

1 - Platina 220

O Platina 220 ainda está em construção, mas já é considerado o prédio mais alto de São Paulo. Ele recebeu esse título ainda em março de 2021, quando o 50º andar foi construído. Contudo, sua entrega está prevista para fevereiro de 2022. O Platina 220 fica no Tatuapé, zona Leste de São Paulo, e tem 172 metros de altura. Além disso, ele bate o recorde do edifício Mirante do Vale, que ocupou o primeiro lugar por mais de 50 anos. 

O arranha-céu é composto por apartamentos residenciais, salas comerciais, lajes corporativas e hotel, e começou a ser construído em 2018. O Platina 220 recebeu o selo internacional de sustentabilidade AQUA-HQE, fornecido pela Fundação Vanzolini.

O projeto se baseou em conceitos e regulações que atendem ao Plano Diretor de São Paulo, e foi feito pelo escritório de arquitetura Königsberger Vannucchi.

2 - Mirante do Vale

O Mirante do Vale ocupa o ranking do segundo maior arranha-céu de São Paulo. Contudo, é considerado o maior concluído da cidade (já que o Platina 220 será entregue somente em 2022). Também conhecido como Edifício W. Zarzur, possui 170 metros de altura e foi inaugurado em 1966, seis anos após o início da construção.

Ao longo de 48 anos, foi considerado o maior edifício do País e o 18º maior arranha-céu da América do Sul. O Mirante do Vale fica localizado na região do Vale do Anhangabaú e conta com 51 andares. Possui 75 mil m² de área construída, 12 elevadores, duas escadas rolantes, 146 lojas, 812 salas comerciais, 60 salões comerciais e o quadro de funcionários é composto por mais de 10 mil profissionais. 

3 - Figueira Altos do Tatuapé (Edifício Banespa)

Já o Figueira Altos do Tatuapé está em terceiro lugar na lista dos prédios mais altos de São Paulo. Contudo, é considerado o maior no quesito residencial. O arranha-céu foi inaugurado em setembro de 2021 e possui 168 metros de altura, com 50 pavimentos. Fica localizado no Tatuapé, zona Leste da cidade e é classificado como um edifício de alto padrão. 

O edifício levou cerca de quatro anos para ser feito e é um projeto sustentável, uma vez que a iluminação natural teve aproveitamento. Além disso, a água também se aquece por meio de apoio solar, bem como dispõe de um sistema de irrigação automatizado que aproveita a água da chuva. Além disso, os elevadores do Figueira Altos do Tatuapé contam com identificação biométrica.

4 - Edifício Altino Arantes

O Edifício Altino Arantes, também conhecido como Farol Santander, Edifício Banespa ou Banespão, é considerado um símbolo para a cidade da garoa. Este arranha-céu ocupa a quinta posição entre os prédios mais altos de São Paulo e foi feito em 1933 pelo investidor federal Ademar Pereira de Barros e sua inauguração foi em 1947 pelo próprio, quando era governador de São Paulo. 

Possui 161,22 metros de altura, 35 andares, 14 elevadores, 900 degraus e 1.119 janelas e tem sua arquitetura inspirada no Art Déco do Empire State Building, em Nova York, nos Estados Unidos da América. No ano de 2000, incorporou-se ao patrimônio do Grupo Santander, que comprou o Banespa, e no ano de 2014, o prédio teve seu tombamento pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat).

A torre do Edifício Banespa tem uma antena da TV Tupi. Na parte interna, serviu de instalação para o Museu Banespa, que teve inaguração em 1965, onde reúne histórias do banco. Isto é, desde sua inauguração, em 1909, ainda como Banco de Crédito Hipotecário e Agrícola do Estado de São Paulo, até a atualidade. 

O museu tem em seu acervo 993 objetos e mobiliários, com 1.003 obras, 98 fotografias assinadas, 66 tapetes orientais e nacionais, entre outros itens. No ano de 2017, iniciaram algumas reformas no prédio. Em 2018, houve a inauguração do Centro Cultural “Farol Santander”, com uma pista de skate localizada no 21º andar, assim como uma arena no 8º andar.

5 - E-Tower

Outro da cidade de SP é o E-Tower. O edifício fica localizado na Rua Funchal, bairro Vila Olímpia, nas proximidades da Marginal Pinheiros, e além disso, é considerado o arranha-céu mais moderno da cidade. Ao todo, são 392 metros quadrados de área construída, com 148 metros de altura.

O edifício conta com auditório, piscina semiolímpica, estacionamento com mais de 800 vagas, bem como escritórios, dois restaurantes, além de um ginásio. O prédio comercial foi feito por Aflalo & Gasperini Arquitetos e para esse projeto, utilizaram materiais de última geração, tanto na construção como nas instalações. 

No projeto, eles utilizaram um concreto de resistência fck = 80 MPa - Mega Pascal -, de modo a reduzir a dimensão dos quatro pilares que estão no subsolo, mas sem perder a resistência. Essa estratégia permitiu aumentar o número de vagas no estacionamento. 

Os cuidados com a segurança contra incêndio em edifícios se estenderam aos projetos de arquitetura e engenharia civil, e a preocupação com o concreto de alto desempenho tem sido ainda maior. Entretanto, até nisso o E-Tower sai na frente. Uma pesquisa feita em 2010 atestou que os pilares do arranha-céu atende às exigências de segurança contra incêndio determinadas pela legislação do Estado de São Paulo, apresentando assim, resistência suficiente ao fogo.

Gostou desse artigo e quer ler mais conteúdos como esse? Em nosso blog falamos sobre aluguel, arquitetura, cultura, opções de lazer e muito mais. Para conferir tudo isso, basta clicar aqui!