Cada vez mais o veganismo e vegetarianismo estão se tornando relevantes na vida moderna. Por conta disso, não é difícil encontrar restaurantes, feiras e alimentos específicos para esses indivíduos em qualquer lugar, especialmente nas grandes cidades. No entanto, esses ainda são termos que confundem aqueles que não adotaram estes estilos de vida, o que pode gerar muitas dúvidas. Inclusive, isso pode até mesmo reduzir o interesse daqueles que querem reduzir o consumo de produtos de origem animal. Pensando nisso, vamos explicar abaixo a diferença entre vegetarianos e veganos.

O que é vegetarianismo 

Basicamente, os vegetarianos são aquelas pessoas que não comem nenhum tipo de carne, seja ela de aves, bovinos ou até mesmo frutos do mar. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, eles não seguem sempre o mesmo cardápio. Na verdade, existem algumas variações e que são definidas da seguinte forma: 

  • Lactovegetarianismo: Esses vegetarianos podem consumir alguns produtos de origem animal, como o leite e seus derivados. Ela é muito comum em algumas culturas que não permitem que seus adeptos ingerem carne, como o hinduísmo. 
  • Ovolactovegetarianismo: Nessa dieta mais alimentos de origem animal são permitidos além do leite, como os ovos. Ainda assim, qualquer tipo de carne é proibida.  
  • Vegetarianismo estrito: Qualquer alimento de origem animal é proibido, e devem ser substituídos por produtos com valores nutricionais semelhantes.

No final, todos eles contribuem para a preservação do meio ambiente e de muitos animais todos os anos. Para aqueles que desejam adotar seus hábitos e um consumo mais consciente, algumas das variações podem ser adotadas, tornando a transição para o vegetarianismo mais simples e sem mudanças muito radicais no estilo de vida.

O que é veganismo

É muito comum confundir o veganismo com o vegetarianismo, mas é importante entender que ele vai muito além de uma dieta restrita. Por conta de questões éticas, os veganos seguem um estilo de vida que vai contra qualquer uso e exploração de animais, seja através de alimentos, produção de roupas, remédios e até mesmo indústria de entretenimento. Por conta disso, é muito comum encontrar indivíduos ligados à causa em protestos e manifestações contra as empresas que exploram esses seres. 

Nos últimos anos, as denúncias e boicotes de militantes trouxeram uma série de mudanças para indústria de fármacos, agropecuária, pesca e muito mais. Logo, acabam desempenhando um papel importante em preservar o meio ambiente e conscientizar as pessoas sobre o impacto do consumo de produtos de origem animal. No entanto, algumas empresas se aproveitam da pauta para realizar o greenwashing, por exemplo, então é importante estar atento a elas.   

Ser vegano ou vegetariano é caro?

Um pensamento muito comum em quem não está inserido neste estilo de vida é de que uma dieta sem carnes pode ser muito cara. Porém, este é um mito que vem sendo derrubado todos os dias e é resultado de um período em que não era possível encontrar receitas, dicas ou restaurantes específicos para este público. 

Porém, encontrar frutas, legumes e boas fontes de fibras sai mais barato do que se alimentar de algumas carnes. Tudo isso pode ser feito e preparado em casa, onde já é possível encontrar diversas dicas em redes sociais como o TikTok e Youtube. 

Gostou desse artigo? Se você quiser encontrar muitos outros, é só clicar aqui para continuar navegando em nosso site.