O Brasil é um dos maiores consumidores de carne no mundo, mas cada vez mais os brasileiros passam a entender a importância da redução do consumo deste alimento. Por conta disso, não é mais tão difícil encontrar comidas e outros alimentos produzidos sem o uso de animais. No entanto, para algumas pessoas pode ser ainda mais difícil adotar o vegetarianismo ou veganismo, mas alguns hábitos já podem ser de grande ajuda, como a segunda sem carne. Confira abaixo como ela funciona e de que forma impacta o meio ambiente. 

O que é a segunda sem carne?

A segunda sem carne é uma campanha bem simples e que está presente há algumas décadas na vida de muitas pessoas. Desenvolvida pela U.S Food and Drug Administration, ela tinha a intenção aumentar as reservas de comida do exército americano e aliados durante a Primeira Guerra Mundial. Inclusive, também foi inserida a “quarta-feira” sem trigo,com o mesmo objetivo. Já hoje em dia ela visa reduzir o impacto do consumo de alimentos de origem animal no meio-ambiente. Presente em mais de 40 países ao redor do globo, a tendência é que se torne cada vez mais popular.

Como funciona o movimento?

Basicamente, as pessoas que adotam a segunda sua carne em suas vidas devem substituir a carne por comidas veganas, mas com boas qualidades e nutrientes. Por conta disso, adotar uma dieta e buscar por soluções saudáveis para sua alimentação é indispensável. Felizmente, existem profissionais capacitados na área que podem te ajudar a adotar esses hábitos sem sofrimento. Até mesmo alguns canais no Youtube e outras redes sociais oferecem conteúdos detalhados sobre o tema.

Ademais, algumas pessoas que entram no movimento se sentem confortáveis o suficiente para adicionar mais dias ou até mesmo um estilo de vida completamente vegetariano. No Brasil, a campanha se tornou popular em 2009, quando foi amplamente divulgada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SBV). Em alguns anos, ela se tornou tão importante que algumas cidades passaram a adotá-la de forma oficial em seus cardápios. 

A segunda sem carne tem algum efeito? 

Para muitos, a segunda sem carne não faz tanto efeito para o meio ambiente. No entanto, assim como diversos movimentos , como o urbanismo e dias de carona, elas podem ajudar bastante a natureza. Afinal, quando muitas pessoas adotam esses hábitos, o impacto é significativo. Além disso, ele pode ir além de benefícios para os animais, mas também para sua saúde e meio ambiente. 

 

Os impactos da segunda sem carne

Para começar, não comer carne nas segundas pode ajudar a salvar alguns animais. Apesar do número de abates todos os anos permanecer muito alto, o hábito pode acabar evitando que alguns deles sejam escolhidos. Ademais, reduzir o consumo de alguns cortes é excelente para a sua saúde. Segundo especialistas, adotar o movimento pode diminuir os riscos de desenvolvimento de doenças degenerativas, como problemas cardiovasculares, obesidade e outras condições. 

 

O que comer nas segundas sem carne

Pode ser muito difícil escolher algo para substituir a carne durante um dia inteiro, mas a verdade é que é mais simples do que parece. Os alimentos normais do dia a dia, como feijão, arroz e macarrão, por exemplo, são excelentes para oferecer boa parte dos nutrientes que seu corpo vai exigir. 

Gostou desse artigo? Se você quiser encontrar muitas outras, é só clicar aqui para continuar navegando em nosso site.