As últimas descobertas da ciência que podem mudar a vida humana

As últimas descobertas da ciência que podem mudar a vida humana

A ciência nunca para e a cada ano novas pesquisas são realizadas que contribuem com o avanço do conhecimento humano sobre as coisas na Terra e fora dela. Separamos abaixo quais foram as últimas descobertas da ciência que podem mudar a vida humana.

Essas descobertas revelam segredos do passado, mistérios do universo, tratamento de doenças até então consideradas sem cura, ferramentas tecnológicas que podem auxiliar nas atividades do dia a dia. Confira aqui! 

Análise aprofundada do espaço

O novo Telescópio Espacial James Webb possibilitou uma análise mais distante da galáxia, realizando varreduras e imagens antes inimagináveis pelos pesquisadores. 

Com seu gigante sensor infravermelho, o telescópio está a aproximadamente 1,6 milhões de quilômetros longe da terra e auxilia na exploração e descobertas do universo.

Além disso, outros telescópios como o Vera C. Rubin no Chile registram diversas imagens do espaço com mais de 3 bilhões de pixels!

Novas vacinas

Depois da pandemia provocada pelo vírus Covid-19, novas vacinas estão sendo desenvolvidas para o tratamento de diversas doenças, como por exemplo o HIV, câncer, fibrose cística e tuberculose.

Algumas das grandes investidoras nessas novas vacinas é a farmacêutica BioNTech e a Moderna. Algumas dessas vacinas já estão em fase de testes e têm apresentado resultados promissores.

Fósseis que revelam uma floresta tropical no passado

Pesquisadores descobriram indícios de que havia uma florista tropical no sudeste da Austrália através de alguns fósseis encontrados na região que demonstram possuir aproximadamente 16 milhões de anos.

Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) é uma ferramenta e local de estudo onde são desenvolvidos programas capazes de executar tarefas que necessitam da inteligência humana. Ela surgiu por volta de 1940 e de lá para cá muita coisa mudou.

Nesses últimos anos, diversos pesquisadores impulsionou o progresso da IA através do desenvolvimento e aperfeiçoamento de algoritmos cada vez mais sensíveis e profundos, capazes de entender os pedidos e levar em conta a incerteza da mente humana.

Atualmente a IA está presente em diversos produtos que utilizamos, como os assistentes virtuais (como a Alexa), carros automáticos, algoritmo de redes sociais e muitos outros.

Novas descobertas sobre o que extinguiu os dinossauros

Os dinossauros foram varridos da terra e muito ainda se especula sobre como isso ocorreu. A teoria mais aceita é que um meteoro atingiu a terra e devastou todos os animais.

No entanto, o local em que isso ocorreu e se o que extinguiu os dinossauros foi realmente o impacto ainda é incerto. Com base nas últimas pesquisas, acredita-se que o culpado foi na realidade um asteroide, que possuía 10 quilômetros e caiu no México, próximo a Península de Yucatán.

Além do impacto, fragmentos do asteroide pode ter caído em outros locais da terra, como na África, onde existem crateras que indicam a queda de pequenos asteroides durante o mesmo período.

Somado a isso, uma nova descoberta indica que o principal motivo da morte dos dinossauros não foi a queda do asteroide e sim as consequências dele, no qual uma nuvem densa de fragmentos, poeira e gases escureceu a terra e impossibilitou a entrada dos raios solares. Esse fenômeno durou anos e modificou a da terra.

Medicamentos para o Alzheimer

Do grupo das doenças que não possui cura, uma das principais é o Alzheimer. Essa doença afeta o cérebro sendo o principal sintoma a perda de memória. No entanto, desde o início de 2023 um novo medicamento entrou em fase de testes para combater e retardar a destruição do cérebro provocada pelo Alzheimer.

Confira outros conteúdos interessantes e curiosos aqui no nosso Blog!

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.