Publicidade criativa: o que é, como fazer e principais prêmios
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Desenvolver uma publicidade criativa não acontece do dia pra noite, mas nem sempre é algo muito complicado.
A maioria dos grandes nomes da publicidade, além de grande parte dos finalistas de grandes prêmios, inovaram utilizando elementos simples e cotidianos a seu favor.
O que torna uma publicidade criativa é bem mais a forma como muitos desses elementos são utilizados.
Um meme bem utilizado, uma placa de rua que vira “outra coisa”, a releitura de uma obra de arte, a quebra de paradigmas e estereótipos…
A maioria das maiores criações da área se apropriou de forma muito inteligente desse tipo de “sacada”.
Vamos saber mais sobre essa forma de conquistar e atrair um público qualificado?
O que é a publicidade criativa
Toda publicidade tem que ter um toque de criatividade, em especial com o altíssimo nível de competitividade do mercado, que cresce todos os dias.
Contudo, o conceito de “publicidade criativa” surgiu para caracterizar especificamente o tipo de mídia que quebra padrões, choca, viraliza e atiça a curiosidade das pessoas.
Para entender melhor do que estamos falando, você pode ver aqui alguns exemplos desse tipo de publicidade.
De forma geral, esse tipo de publicidade é bem mais efetiva para aquela marca que busca divulgar seu nome, conquistar mercado, se diferenciar da concorrência ou firmar um novo produto para o público.
É preciso gerar impacto pela inovação, mas ao mesmo tempo criar uma identificação e estreitar laços com as pessoas.
Como fazer publicidade criativa
Bom, como o nome diz, a criatividade é o limite. Mas observando ideias de grandes agências e publicitários, é possível entender que caminho seguem as publicidades de sucesso.
Alguns pontos devem ser destacados e, seguindo essa “fórmula”, é possível desenvolver excelente ideias.
- Cause impacto: a publicidade deve chocar, emocionar, chamar atenção, impactar de alguma forma. O objetivo é chamar o máximo de atenção possível para a marca.
- Passe seus valores: contudo, cuidado com a mensagem que vai transmitir. O objetivo é transmitir exatamente seus valores e tocar exatamente no tipo de cliente que vai consumir seu produto.
- Conheça seu público: para usar a linguagem certa e enviar uma mensagem que vai chamar atenção, é fundamental conhecer muito bem o seu público.
Principais prêmios
- Festival de Publicidade de Cannes: o maior do mundo e ocorre anualmente desde 1953. Tem um júri composto por nomes da publicidade de todo o mundo e inclui diversos prêmios no evento, como o Grand Prix, Leão de Ouro, Leão de Prata e Leão de Bronze. O festival premia as melhores campanhas publicitárias do mundo em diversas categorias.
- Clio Awards: Acontece em Miami desde 1959 e é um dos mais respeitados do mundo. O objetivo é reconhecer trabalhos de “excelência na propaganda” mundial.
- Festival de Nova York: além de filmes e outras criações artísticas, assim como os anteriores, o Festival distribui prêmios para grandes produções da publicidade.
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