Repensando cidades a partir da inteligência artificial
Share
A Inteligência Artificial (IA) chegou para auxiliar, otimizar e modernizar diversos processos. Dentre suas diversas utilizações, a aplicação de inteligência artificial nas cidades tem se tornado cada vez mais frequente.
Confira aqui como a IA têm influenciado na qualidade de vida dos habitantes, utilizando dados de câmeras e sensores para aperfeiçoar e melhorar regiões, propor soluções de problemas e melhorar a segurança pública.
Qual é o conceito de cidade inteligente?
O termo cidade inteligente não é algo bem estabelecido. O que se tem é uma ideia do que pode ser considerada uma cidade inteligente, sendo um conjunto de características que visam resolver os problemas dos cidadãos através de principalmente o uso da tecnologia.
Junto a isso, são implementadas estratégias e projetos que melhoram a qualidade de vida dos moradores, promovendo um uso adequado de recursos e adaptando os serviços com base na necessidade do povo.
Além disso, o uso da inteligência artificial também deve ser incentivado para tornar uma cidade inteligente, no qual a IA auxilia na avaliação dos problemas e questões que podem melhorar a situação dos moradores.
Maneiras de repensar as cidades utilizando a IA
Através do uso da IA é possível repensar e repaginar vários sistemas para e melhor gestão urbana. O envolvimento da IA no urbanismo, arquitetura, planejamento, tráfego e muitos outros pontos é capaz de melhorar consideravelmente a qualidade de vida.
Veja abaixo quais são as principais maneiras que as cidades tem utilizado a IA na correção de erros e otimização de atividades
Melhora do tráfego
A IA pode ser utilizada para aperfeiçoar o tráfego urbano e evitar grande parte dos problemas com engarrafamento e acidentes. Para isso, a IA avalia as câmeras das avenidas, controle de semáforo, sistema de transporte, fluxo de pessoas, fluxo de carros, acidentes, e muitos outros pontos.
Com todos esses dados, a IA propõe mudanças, modifica a direção de avenidas, controla o fluxo através de semáforos, etc., tudo isso para facilitar o tráfego urbano.
Aprimoramento do transporte público
Os problemas que a população enfrenta com o transporte público tornam a vida na cidade mais triste e estressante. No entanto, a IA consegue resolver boa parte destes problemas, analisando em tempo real o sistema de transporte, juntando essa informação com o fluxo de passageiros.
Dessa maneira, é possível modificar o volume de transporte com base na quantidade de passageiros, tudo isso de forma automática e avaliando constantemente de acordo com as viagens diárias.
Segurança pública
O monitoramento por vídeo é algo que toda cidade possui para melhorar a segurança pública. No entanto, apenas a IA consegue avaliar o comportamento das pessoas através das câmeras, realizar o reconhecimento facial e conectar órgãos de segurança quando algo não parece estar bem.
Dessa forma, grande parte dos casos de violência e crimes são diminuídos e a população se sente mais segura.
Melhora da qualidade do ar
Em grandes cidades como São Paulo, Nova Iorque e Hong Kong, a qualidade do ar tem sido centro de preocupação de muitos gestores, provocando um sério impacto ambiental.
No entanto a IA pode interferir nesse problema através de sensores que realizam analises constantes de amostras de ar e informa a população a sua qualidade.
Além disso, esses sensores ainda identificam se estão ocorrendo queimadas de florestas, quantidade excessivo de partículas do combustível fóssil ou resíduos de fábricas.
Para ler mais conteúdos e curiosidades como essa, visite aqui o nosso Blog!