O aquecimento global, em termos simples, é o aumento da temperatura média do planeta Terra em razão do acúmulo de gases que provocam o efeito estufa. Por ser o principal desafio a ser enfrentado com o apoio da comunidade internacional, o tema é um dos mais discutidos atualmente.

A ocorrência de fenômenos climáticos adversos, como secas, inundações e mudanças nos ciclos das marés chama atenção. Isso porque, segundo dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, a temperatura do planeta subiu 1°C, sendo 1.5°C o limite ideal de aumento.

Dessa forma, governos, empresas e a sociedade civil tem se mobilizado para construir ações no sentido de combater o aumento da temperatura geral do planeta e evitar uma mudança climática profunda.

Afinal, a influência humana é determinante para o aquecimento global, em especial, pelo estilo de vida adotado ao longo dos últimos séculos, com o consumo excessivo de combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas e descarte inadequado de lixo.

Como colocar a mão na massa é importante, a seguir, veja dicas práticas, com atitudes para adotar no dia a dia, com o objetivo de auxiliar no combate ao aquecimento global.

Reduzir ou eliminar o consumo de carne vermelha

A pecuária contribui diretamente para o aquecimento global, em especial, a criação de gados. Isso porque, a liberação de metano e o desmatamento para construir as pastagens são responsáveis por boa parte das emissões de gases do efeito estufa.

Assim, adotar uma dieta variada, com o consumo de alimentos de origem vegetal, contribui positivamente para o planeta e reduz a quantidade emitida para a natureza, combatendo o aquecimento global.

Praticar o consumo consciente

A produção de roupas, além de emitir grande quantidade carbono, consome muita água. Assim, evitar a compra frenética de roupas, calçados e assessórios é uma medida para frear não só o consumismo, mas o aquecimento global.

O ideal é iniciar a prática do minimalismo e o consumo consciente para reduzir a pressão dos recursos naturais do planeta e a emissão dos gases de efeito estufa. Comprar menos, apenas quando for necessário, de preferência em locais com produção artesanal e próximos da sua residência.

Dar preferência ao consumo de produtos locais

O transporte de produtos, especialmente no Brasil, é feito por rodovias, o que requer o uso de combustíveis fósseis. Assim, comprar em hortas urbanas ou de pequenos agricultores, além de favorecer a economia local e o consumo consciente, pode contribuir para a redução da emissão dos gases de efeito estufa.

Fazer uso de meios de transporte sustentáveis

A produção de combustíveis é responsável pela produção de gases nocivos ao planeta. Assim, utilizar meios de transporte movidos à energia limpa, como os carros elétricos, podem ser boas alternativas.

Como ainda não é acessível para todos, dar preferência a bicicletas, transportes públicos e caminhadas à pé também são alternativas a serem adotadas com impacto positivo para o planeta.

Participação política

O cidadão pode participar ativamente da vida política do país. Cobrar posturas do governo, ações ambientalmente responsáveis e eleger candidatos com propostas voltadas à proteção do meio ambiente são alguns dos exemplos.

Da mesma maneira, investigar a conduta de empresas e cobrar mudanças e ações efetivas também são boas formas de pressionar pessoas com poder de influência para adotar uma agenda ambientalmente responsável.

Com esses pequenos passos, é possível agir na prática para contribuir com o combate ao aquecimento global. Para ler mais conteúdos como esse, basta acessar o nosso site.