É sempre desafiador decorar quarto alugado - como o imóvel mão é seu, você até pode fazer algumas mudanças “permanentes” como mudar a cor da parede, fazer furos nas paredes para colocar quadros, mas ao sair do imóvel você vai gastar um pouquinho para deixá-lo exatamente como estava. As paredes tem que ser devolvidas lisinhas e da mesma cor que você alugou, por exemplo. É claro que você também pode fazer algumas mudanças no seu quarto e deixar o seu cantinho estiloso e aconchegante sem mudanças permanentes, foi pensando nisso que fizemos esse post, com algumas dicas incríveis, fáceis e o melhor, sem gastar muito para. As dicas para decorar quarto alugado são:

  • Use fotos e pôsteres com molduras bonitas
  • Não deixe de fora as plantinhas!
  • Crie um clima aconchegante brincando com a iluminação
  • Use espelhos - são ótimos para decorar quarto alugado!
  • Aposte em tapetes e almofadas
  • Garimpe coisas não tão óbvias para decorar quarto alugado

Mas não se preocupe, vamos entrar no detalhe de cada um destes pontos! Vamos lá!

Use fotos e pôsteres com molduras bonitas


Como decorar quarto alugado? As melhores dicas para quem mora de aluguel! 

Você pode emoldurar suas fotos de viagens, fotos com amigos e família, com seu bichinho de estimação, ou imagens de coisas que você gosta e tem grande representatividade na sua vida, ou apenas imagens que você ache bonitas e estilosas, você pode comprar molduras mais simples, dessas que encontramos até mesmo em grandes supermercados ou pode dar um pulo em alguma grande loja de decoração, que você vai achar mais variedades, e escolher o que fica mais bonito com a sua mobília. Para colocá-los na parede, você pode usar aqueles pregos bem pequenos. Estes furos são facilmente preenchidos com massa ao devolver o imóvel. Ou ainda pode usar fita dupla face para os quadros bem leves, há várias dicas na internet de como tirar as fitas dupla face sem rachar a parede.

Não deixe de fora as plantinhas


Como decorar quarto alugado? As melhores dicas para quem mora de aluguel! 

Plantas são capazes de transformar completamente o ambiente, e o melhor de tudo, sem muito esforço e gastos. Pesquise bastante sobre os tipos de plantas existentes e opte por uma planta que não exija muita luz solar diretamente e não dê muito trabalho para cuidar.


Se o espaço for muito pequeno, escolha uma planta mais alta. Suculentas e cactos são boas ideias para quase todos os tipos de ambiente, eles conseguem se adaptar a vários lugares e não exigem muitos cuidados. Outras plantinhas fáceis de cuidar e lindas são aloe e vera, espada-de-são-jorge e as samambaias, todas darão um charme no seu quarto, sem falar do aconchego que as plantas dão ao ambiente.


Se você gostou da ídeia das plantas e quer se aprofundar no assunto, no blog da Citas. tem um texto bacana sobre como fazer jardim dentro de apartamento.

Crie um clima aconchegante brincando com a iluminação

Aqui vão algumas dicas bem bacanas que vão além da decoração: de dia deixe as janelas bem abertas tanto para eliminar as toxinas expiradas durante a noite quanto para deixar os raios antibactericidas do sol agirem.


Ao escolher as lâmpadas se atente a temperatura delas, a temperatura mais indicada para o quarto é o branco quente, que varia de 2.700 K a 3.000 K. Um dimmer é indicado para controlar a intensidade da luz conforme a sua necessidade.


Como decorar quarto alugado? As melhores dicas para quem mora de aluguel! 

Setorize os cômodos do seu quarto, de acordo com os movimentos do sol. É preciso entender os lugares que pedem mais claridade para definir as suas funções. Por exemplo, próximo à cama, é ideal ter um abajur com luz mais amarelada, enquanto as áreas de estudo merecem as versões de luz brancas. Isso vai te ajudar a equilibrar a luz natural com a artificial, uma vez que há cantos que são favorecidos pelas janelas.

Coloque um pendente central, que pode funcionar bem para tarefas rápidas, como trocar de roupa e durante a faxina.


Já as luminárias servem para cantos de trabalho e leitura. Dessa forma, é possível brincar com os efeitos de luz e sombra em diferentes camadas, como em uma luminária de chão, que com certeza deixará seu quarto lindo e estiloso. É claro que não vamos esquecer da iluminação da cama né? As luminárias ao lado da cama de forma assimétrica pode ter um resultado interessante, assim como usar uma fita de LED atrás da cabeceira ou sob a cama também, criando uma luz guia para ir ao banheiro durante a noite sem precisar acender as luzes mais fortes, criando assim um ambiente aconchegante e gostoso.

Use espelhos - são ótimos para decorar quarto alugado!


Como decorar quarto alugado? As melhores dicas para quem mora de aluguel! 

Colocar espelhos em um quarto pequeno imediatamente deixa o cômodo com a impressão de ser muito maior do que realmente é. Tente posicioná-lo em um ângulo oposto à janela, assim você amplia a luz natural para todo o quarto e o deixa ainda mais espaçoso. Você pode comprar espelhos grandes em supermercados ou outras lojas por preços bem camaradas. Se encontrar um modelo bem leve, pode pendurar como os quadros. Ou então só apoie sobre o chão ou móveis. Fica lindo dos dois jeitos.

Aposte em tapetes e almofadas

Escolha um tapete e almofadas estilosas para compor a sua decoração, se você tiver móveis coloridos opte por um tapete e almofadas mais neutros, caso seus móveis sejam de uma cor mais neutra opto por almofadas mais coloridas, para serem um ponto de destaque no quarto. O tapete além de deixar o ambiente lindo deixa também mais confortável.


Como decorar quarto alugado? As melhores dicas para quem mora de aluguel! 

Pinte móveis pequenos para dar personalidade e decorar seu quarto alugado

Adicione cor ao seu quarto pintando pequenas peças que pode levar de um imóvel para outro. Por exemplo, uma cadeira, mesinha ou algumas caixinhas. Você pode adquiri-las em brechós ou comprar móveis usados por um preço muito baixo e reformá-los. Fica o máximo misturar peças mais antigas com móveis modernos. Quebra a monotonia e deixe seu cantinho a sua cara.

Garimpe coisas não tão óbvias para decorar quarto alugado


Como decorar quarto alugado? As melhores dicas para quem mora de aluguel! 

Uma volta em uma loja de utilidades pode render boas compras para a decoração de seu quarto. Sim, calibre seu faro criativo e preste atenção em objetos que fujam do óbvio que todo mundo compraria. Por exemplo, uma gaiola pode ficar linda na seu quarto se combinada com outros elementos charmosos ou até mesmo em cima de alguns livros. Um chapéu de palha na parede pode substituir um quadro. É um jeito de economizar e deixar o orçamento livre para investir em peças maiores, sem falar que seu quarto vai ficar diferente, estiloso e cheio de personalidade.

Conheça aqui um pouquinho do Estilo de Decoração Clássico.


Gostou das dicas? Quer ver como isso se aplica na pratica? Da uma olhada nesse vídeo super bacana do Paulo Biacchi

Esperamos que vocês tenham gostado e aproveitado bastante as nossas dicas e que elas possam ser úteis para a decoração do seu cantinho.


Para mais dicas sobre como viver com qualidade em apartamentos alugados compartilhados, da uma olhada no nosso blog!