Você já ouviu falar na cidade de 15 minutos?

Se para você parece fora da realidade ter acesso a qualquer lugar sem atravessar um trânsito caótico e demorado, saiba que morando em um local que utiliza o conceito da cidade de 15 minutos isso é possível!

Hoje existem locais ao redor do mundo que estão reformulando suas estratégias de planejamento urbano e projetando seus bairros com o conceito de “cidades de 15 minutos”, visto a importância da população viver perto de todas essas necessidades.

Quer entender melhor sobre esse assunto? Então fica aqui com a gente e continue a leitura desse artigo!

O que é a cidade de 15 minutos?

A cidade de 15 minutos é um conceito que surgiu inspirado no trabalho da escritora e ativista política Jane Jacobs, uma mulher que enxergava os bairros como conectores sociais.

A ideia se tornou palpável com o professor Carlos Moreno, o cientista e empreendedor que desenvolveu a cidade de 15 minutos.

Esse conceito aproxima empregos, serviços governamentais, parques públicos, comércio e uma variedade de opções de entretenimento, podendo ser facilmente acessados apenas de bicicleta ou a pé.

Ou seja, dentro de um pequeno raio, as pessoas de um bairro se tornam  comunidades fortalecidas, permitindo que os moradores se sintam mais incluídos nos comércios e serviços daquela região.

Esse conceito repensa como as cidades podem ser melhor projetadas de forma a atender às necessidades básicas dos habitantes. 

A cidade de 15 minutos é uma utopia?

Se para você, que enfrenta uma jornada exaustiva no trânsito, isso parece ser algo ainda distante, saiba que muitos gestores públicos ao redor do mundo já estão trabalhando em cima desse conceito.

Os núcleos públicos passaram a contar com uma nova identidade a partir de um melhor planejamento da cidade, com a descentralização dos espaços.

Com essa nova organização que retira os carros das ruas, mais espaço para pedestres e ciclistas são abertos.

Paris é a cidade que está liderando a aplicação do conceito da cidade de 15 minutos, sob a gestão da prefeita Anne Hidalgo, sendo esse um dos pilares de sua campanha política.

O intuito de Hidalgo é justamente incentivar o desenvolvimento de comunidades auto suficientes em cada distrito de Paris, tornando os bairros da capital eficientes, para reduzir a poluição e criar áreas social e economicamente diversas. 

A cidade australiana Melbourne também segue o mesmo caminho, com a construção de bairros de 20 minutos e Copenhague centralizou o uso de bicicletas como a principal forma de locomoção para chegar nos lugares desejáveis. 

Conclusão

A cidade de 15 minutos não é só possível como necessária, especialmente aqui no Brasil, um país com tantas barreiras e problemas de mobilidade urbana.

A mudança trazida pelas cidades de 15 minutos refletem no conforto e bem-estar dos cidadãos, garantindo uma melhor ocupação da população nos espaços urbanos, de maneira saudável e ecológica.

Interessante esse conceito, não é mesmo? Veja artigos ricos aqui no blog da Citas!

Psiu, você está precisando morar no centro de SP? Encontre o seu apartamento ideal aqui na Citas! Assim como na cidade de 15 minutos, morar no centro é ter bem-estar e deslocamento facilitado.

Clique aqui e conheça os apês.