Morar junto antes de casar realmente vale a pena? Vale sim! E mais ainda: estudos indicam que morar junto, sem necessariamente pensar em casar, vem sendo a grande aposta dos mais jovens!

Bom, antes de mais nada, o tabu sobre isso já foi quase totalmente superado nos últimos anos. 

Enquanto há cerca de 50 anos isso ainda era quase um escândalo na família, hoje a coabitação antes do matrimônio é quase uma recomendação. 

Além disso, os millenials hoje encaram o casamento muito mais como uma formalidade. 

E alugar um apê e morar junto pode ser na verdade apenas um passo bem natural e prático na relação, em vez de um enorme acontecimento. 

Vamos entender melhor como essa decisão pode ser positiva pro casal? 

O que muda ao morar junto?

Bom, muitas coisas podem se tornar decisivas quando você decide morar junto com alguém. 

Você pode descobrir que a pessoa é mesmo o amor da sua vida. Ou que a relação não é bem o que você imaginava. 

Veja alguns pontos importantes a considerar:

  • A primeira coisa importante é que vocês vão conhecer bem a rotina um do outro. Será que vocês vão conseguir se adaptar às diferenças? Será que a relação vai cair na monotonia?
  • Além disso, as contas serão divididas, e se vocês moravam sozinhos antes, isso pode ser bem útil. Se ainda moravam na casa dos pais, então os gastos vão aumentar. Mas também aprenderão mais sobre educação financeira, responsabilidades e cuidados com a casa. 
  • A convivência vai aumentar. E quando isso acontecer, pode ser excelente ou caótico pra relação. Melhor saber disso antes de formalizar um casamento, não é? 
  • Os dois podem acabar se acomodando, esquecendo o período do namoro, da “conquista” e daquele brilho do início da relação. É importante não deixar a paixão morrer. 

Dicas importantes 

Certamente um dos principais desafios, além do cuidado com a relação, é a administração financeira do casal. Algumas decisões podem ser tomadas de antemão para terem menos dores de cabeça. 

Vocês podem optar por um apartamento mobiliado. Além de evitar discussões e longos debates sobre a decoração e quais móveis serão comprados, esse modelo pode ser bem econômico pra vocês. 

Além disso, sem desejar o pior, claro, mas caso vocês decidam que o melhor não é ficar juntos, a saída do imóvel é bem mais tranquila

Lembrem-se de se organizar financeiramente. Coloquem na ponta do lápis os gastos com aluguel, alimentação, lazer… Isso vai evitar discussões desnecessárias. 

Conversem sobre assuntos importantes, como: um dos dois odeia animais e o outro que muito adotar um gatinho? Os dois querem ter filhos um dia? 

Pode parecer bobagem no início da relação, mas com o tempo isso se tornará muito importante. 

Além disso, lembrem sempre de manter o carinho e o respeito entre o casal. 

Programem saídas para fugir da rotina e momentos para falar sobre os dois. O ideal é não deixar as rotinas do trabalho e de casa dominarem a convivência de vocês. 

Por fim, observem um ao outro. Cada indivíduo e cada relacionamento são únicos e só vocês têm a receita do sucesso. 

Caso seja decidido por uma união estável, temos também algumas dicas de como celebrar este momento com algumas dicas de festas simples de casamento!

Esse artigo ajudou você? Leia mais textos como esse acessando nosso blog!