Independente da sua área, existem diversos cursos e especializações que permitem que o profissional possa expandir seu currículo e acumular mais conhecimento. Para aqueles que trabalham com gestão de empresas e negócios, o MBA (Master in Business Administration) aparece como a principal oportunidade para construção de algumas dessas habilidades. No entanto, nem todos sabem exatamente como ele funciona e quais os seus benefícios. Pensando nisso, vamos responder agora se e quando vale a pena fazer MBA. 

 

O que é MBA?

Basicamente, o MBA, sigla para “Mestrado em Administração e Empresas” em inglês, é uma especialização lato sensu. Ou seja, é uma pós-graduação que contribui para construção de conhecimentos mais aprofundados do mundo corporativo. Dessa forma, para os profissionais que atuam na área de gestão de empresas, o MBA é focado no desenvolvimento de habilidades de liderança e pilares de negócios. Para muitos, ele aparece como uma oportunidade de crescer no mercado de trabalho e ampliar o próprio salário.   

Vale a pena fazer o MBA?

É comum encontrar profissionais com dúvidas em relação ao MBA, visto que ele exige bastante esforço, tempo e dinheiro. Portanto, antes de começá-lo, deve-se considerar todos os seus pontos e se ele pode ser encaixado na sua rotina. Antes de tudo, é importante entender que os impactos dessa especialização podem levar certo tempo para fazerem efeitos, então é necessário ser paciente. Ainda assim, é uma excelente forma de preparar a sua carreira para o futuro. 

Isso porque muitas empresas procuram por habilidades variadas, mas definir metas, gerenciar equipes e criar estratégias eficazes para o negócio fazem muita diferença. Essas “skills” podem ser trabalhadas através do próprio MBA, onde os alunos têm acesso a diversos estudos de caso e simulações de desafios que as organizações enfrentam hoje em dia. Além disso, através do contato com outros profissionais da área, poderá ampliar seu networking, garantindo mais oportunidades no mercado de trabalho. Inclusive, muitos programas de MBA também oferecem eventos justamente com o objetivo de criar uma rede maior de contatos. 

Quando não fazer MBA

Apesar das oportunidades e do conhecimento adquirido, o MBA não é algo exigido pelas empresas e instituições. Em alguns casos, um intercâmbio pode ser uma excelente opção. Se você trabalha em uma grande corporação, como uma multinacional, ele pode ser a porta perfeita para te ajudar a construir seu futuro. No entanto, aqueles que acabaram de formar não possuem experiência o suficiente para aproveitar todo o material de um curso de MBA, o que pode resultar em um retorno não tão bom quanto o esperado. Afinal, os “cases” podem abordar, em sua maioria, situações em que o recém formado ainda não enfrentou. 

Ademais, especialistas e professores recomendam fortemente fazer um MBA apenas com um plano de carreira por trás. Afinal, assim como outras profissões, como a arquitetura, medicina e engenharia, estabelecer metas e estratégias pode te proporcionar mais estabilidade. Muitas vezes, algumas pessoas apenas entram na especialização por acreditarem que terão um aumento no salário, mas a verdade é que isso ainda pode demorar de acontecer, mesmo após ele ser concluído. Portanto, caso se sinta perdido em relação ao futuro, é melhor avaliar se você se encaixa com alguns desses critérios. 

 

Gostou dessas dicas? Se você quiser encontrar muitas outras, é só continuar navegando em nosso site.