Quer conhecer os melhores estúdios de tatuagem que existem na cidade de São Paulo? Então aqui vamos apresentar os lugares mais tradicionais, melhor recomendados, mais conhecidos...  

Mas antes disso, vamos falar um pouco sobre o surgimento e diversas características dessa verdadeira arte?  

A tatuagem sempre existiu 

Você acha que a tatuagem surgiu há alguns séculos? Ou que é uma coisa bem moderna? Pois saiba que os primeiros registros de desenhos no corpo de um ser humano foram feitos cerca de 4000 AC. São alguns milênios!  

Pesquisas indicam que a tatuagem é quase tão antiga quanto a própria humanidade. Ao longo do tempo e nas diferentes culturas, essa arte adquiriu diferentes significados e finalidades.  

Um fóssil descoberto em 1991 manteve preservado o corpo de um homem que tinha diversos “desenhos” nas mãos. Acredita-se que a tinta era de carvão e que era inserida na pele por meio de diversos cortes causados intencionalmente.  

Após examinar o fóssil, os pesquisadores perceberam desgaste nos ossos das mãos onde havia os desenhos. Assim, acredita-se que as “tatuagens” da época, para alguns povos, tinham fins medicinais, de tratamento e cura de males e doenças.  

Aos poucos, os desenhos ganharam outros usos e significados, como o registro da história de povos nômades, homenagens aos mortos, reverência a deuses como uma forma de atrair bênçãos e realizações...  

Tatuagem nas religiões

Em algumas culturas e religiões, contudo, a tatuagem era proibida. No início do império romano, por exemplo, o corpo era considerado sagrado e as pinturas eram associadas a povos bárbaros e a costumes impuros.  

O cristianismo também foi responsável por, de certa forma, conter o avanço do costume de marcar a pele, porque acreditava-se que fazer tatuagens era pecado.  

Ainda assim, em diversas partes do mundo, a tatuagem continuou sendo desenvolvida de diversas formas e com várias técnicas diferentes.  

Os desenhos passaram então a ser usados para marcar corpos de populações em luto pela perda de familiares, como forma de identificar famílias em aldeias antigas e para celebrar conquistas. 

E até, de forma cruel, infelizmente: para marcar prisioneiros de guerra, como as vítimas do Holocausto nazista.  

Os prisioneiros ainda vivos carregam até hoje, por meio da tatuagem, o registro do número que os alemães usavam para marcar os judeus que eram levados aos campos de concentração e trabalho forçado.  

Muitos foram os povos, por todo o mundo, que desenvolveram técnicas para a aplicação de tinta na pele. Acredita-se que foi no Taiti, no século XVIII, que o nome “tatuagem” tenha surgido.  

No local, faziam-se desenhos na pele com o uso de um instrumento perfurante que era chamado de “tatau” pelos nativos. Um pesquisador inglês teria passado a utilizar o nome, a partir de então, dando origem possivelmente ao “tattoo”. Tatuagem, em português.  

Significados diferentes para diferentes culturas  

Aos poucos, a tatuagem adquiriu diferentes significados e usos em diferentes culturas.  

Atualmente, por exemplo, no Taiti, país onde acredita-se que surgiu o nome dessa arte, os homens podem pintar todo o corpo, mas a mulher apenas alguns pontos da pele. As determinações têm relação com a mitologia do país.  

No Japão, um dos países que mais desenvolveram a técnica da tatuagem, durante muitos anos ela esteve associada aos membros da máfia Yakuza, que cobriam praticamente todo o corpo com desenhos específicos. Eles tatuavam carpas, dragões e flores, em geral.  

Foram os japoneses que desenvolveram uma técnica chamada kakoushibori, que consiste em fazer uma “tatuagem oculta”, que só aparece na pele em determinadas situações: quando há ingestão de álcool pela pessoa tatuada ou durante o ato sexual.  

Isso porque ela não é feita com tinta, mas com produtos químicos que “reagem” na pele apenas sob circunstâncias bem específicas.  

Celebração e festas e cerimônias

Na Índia, o costume difunde-se amplamente para a celebração de festas e cerimônias como o casamento, por exemplo. Você já deve ter visto as mãos das noivas totalmente decoradas para o momento.  

Contudo, as indianas não perfuram a pele para estas tatuagens, que são feitas com henna e duram apenas poucos dias.  

Na Nova Zelândia, na antiguidade, as tatuagens serviam para diferenciar e identificar indivíduos que pertenciam a classes nobres na sociedade. Os escravos, inclusive, eram proibidos de ter tatuagens! 

Em países africanos, não é tão comum o uso de tinta para a marcação da pele, então muitas tribos utilizam a técnica da escarificação.  

Na prática, é uma forma de causar cicatrizes na pele, em forma de desenhos, com algum significado. Em algumas tribos, as meninas recebem uma marca de escarificação nos seios ao terem a primeira menstruação, por exemplo.  

Mas não apenas de tinta e cortes na pele são feitas as tatuagens – ou decoração para o corpo. A tatuagem mais cara do mundo, custando cerca de US$ 1 milhão (um milhão de dólares!) é a aplicação de mais de 600 diamantes na pele, formando uma arte abstrata.  

Tatuagem no Brasil  e estúdios de tatuagem em São Paulo

Hoje, por todo o mundo, a tatuagem representa principalmente uma livre expressão individual. Embora ainda cercada de alguns preconceitos, a tatuagem já se popularizou e profissionais das mais diversas áreas possuem e exibem os rabiscos na pele. 

Acredita-se que foi nos anos 1960, no estado de São Paulo, que estrangeiros começaram a praticar a arte da tatuagem, popularizando a técnica entre os brasileiros. 

Estúdios de tatuagem em São Paulo- Região Central

 

 

 Mix Tattoo

 

 Esse estúdio vem conquistando o reconhecimento do público ao longo dos anos. Com profissionais de altíssima qualidade, o Mix Tattoo tem um estilo com traços mais finos e delicados, o que atrai um grande público, em sua maioria  mulheres,  que se identificam muito com o trabalho das tatuadoras que trabalham no local.

 

O estúdio funciona desde 2005 e está localizado na Galeria do Rock, berço cultural do centro da cidade. Caso queira conhecer um pouco mais do estúdio, é só aparecer por lá, com certeza, você será muito bem atendido.

 

Endereço: Galeria do Rock, sala 115 (Térreo), Avenida São João, 439, Centro Histórico

 

Telefone: (11) 3221-4432

 

 

 Lyonn Art Tattoo & Barbearia

 

Com um trabalho  bem amplo e diversificado, o estúdio é uma referência quando o assunto é tatuagem.  Os estilos Blackwork, Old School e Realismo são as especialidades da casa, porém outros estilos também são produzidos, o que mostra a versatilidade na produção.

 

Vale lembrar que lá você também pode cortar o cabelo e colocar piercing. O Lyonn Art Tattoo & Barbearia pode ser uma boa opção para mudar o visual, é só entrar em contato e conhecer melhor o estúdio.

 

O estúdio tem duas unidades: a do centro, localizada na Galeria Sete de Abril, e uma outra que fica na região da Liberdade.

 

 Endereço: Galeria Sete de Abril, sala 22 (galeria superior), Rua Sete de Abril, 125, República.

 

 

Tattoo Time Coworking

 

Com uma proposta inovadora, o estúdio se diferencia dos demais. Em vez de um estilo tradicional, eles resolveram criar um espaço onde vários tatuadores possam compartilhar o seu trabalho, desde os mais experientes que estão sem um local para trabalhar,  aos mais jovens, que buscam um lugar para se desenvolver.

 

O sistema funciona como um coworking, o profissional leva seus materiais e em troca utiliza o local. A vantagem desse modelo é que existe uma interessante rede de contatos entre tatuadores e clientes, deixando o ambiente cada vez mais harmônico.

 

O estúdio fica localizado na Praça da República, bem no coração do centro. Os estilos de tatuagens oferecidos pelos tatuadores são diversos, por isso vale uma visita ao local para conhecer um pouco mais do trabalho.

 

Endereço: Edifício Esther- sala 319 (3º andar)  Praça da República,80.

 

Contato: (11) 99209-0100

 

 

 INK SP Tattoo

 

Localizado na região da República, esse estúdio é sempre muito procurado pelos amantes de tatuagens. Com uma equipe altamente capacitada e com experiência no ramo, eles mostram que tatuar é realmente uma arte para poucos, e isso justifica a alta procura pelo trabalho deles.

 

Com amplo domínio em diferentes tipos de desenhos, eles podem ser também uma boa opção para quem ainda está receoso sobre se tatuar. Para fazer uma tatuagem no estúdio, é necessário entrar em contato e agendar um horário, mas não se esqueça de que a procura é grande, então é bom se apressar.

 

Endereço: Rua Dom José de Barros, 51, República- Sala 22

Contato: (11) 98344-4221

 

Estúdios de tatuagem em São Paulo  

Tattoo You 

Um dos estúdios de tatuagem mais antigos do Brasil, o Tattoo You, está localizado em São Paulo e existe desde 1979, funcionando desde então.  

O valor mínimo de um desenho no lugar é de R$350,00 mas pode chegar a milhares de reais, valor justo para o trabalho que os artistas têm de criar um desenho e passar para a “tela”: a pele de alguém.  

Os espaços possuem desde lojas até pubs para os clientes, com cervejas especiais. Possui quase 30 profissionais com diversas especialidades nas técnicas da tatuagem.  

Possui espaços no Itaim Bibi, na Vila Olímpia, Pinheiros e no Tatuapé, acessíveis para quem está no centro da capital. 

Covil Tattoo 

O estúdio é bem charmoso,  fica localizado na Rua Augusta e vale muito uma visita. Um diferencial é que o espaço recebe tatuadores de todo o país, que trabalham mais com os estilos tradicional e blackwork na casa. Bastante conhecido pelos trabalhos de alta qualidade. 

Tattoaria House  

Não fica no Centro, mas ainda é relativamente próximo, fica em Moema. O espaço tem um grande diferencial por ser um espaço rotativo e colaborativo. O estúdio recebe diferentes tatuadores de várias regiões do Brasil e do mundo toda semana. Os valores variam de acordo com a experiência do tatuador. 

Led’s Tattoo  

O Led’s também fica em Moema, mas é um dos maiores estúdios de tatuagens do Brasil. O empreendimento está localizado em um sobrado com 800 metros quadrados e funciona desde os anos 1980. O estúdio oferece também outros serviços como remoção de tatuagem, bem como um SPA com serviços de estética e terapia corporal. Vale a visita.  

Gostou desse artigo sobre os estúdios de tatuagem em São Paulo e quer saber mais sobre tudo o que o Centro da cidade de São Paulo pode oferecer? Então, clique aqui e leia outros conteúdos. Falamos sobre manifestações artísticas, opções de lazer em São Paulo e muito mais.