Quer conhecer os melhores estúdios de tatuagem que existem na cidade de São Paulo? Então aqui vamos apresentar os lugares mais tradicionais, melhor recomendados, mais conhecidos...  

Mas antes disso, vamos falar um pouco sobre o surgimento e diversas características dessa verdadeira arte?  

A tatuagem sempre existiu 

Você acha que a tatuagem surgiu há alguns séculos? Ou que é uma coisa bem moderna? Pois saiba que os primeiros registros de desenhos no corpo de um ser humano foram feitos cerca de 4000 AC. São alguns milênios!  

Pesquisas indicam que a tatuagem é quase tão antiga quanto a própria humanidade. Ao longo do tempo e nas diferentes culturas, essa arte adquiriu diferentes significados e finalidades.  

Um fóssil descoberto em 1991 manteve preservado o corpo de um homem que tinha diversos “desenhos” nas mãos. Acredita-se que a tinta era de carvão e que era inserida na pele por meio de diversos cortes causados intencionalmente.  

Após examinar o fóssil, os pesquisadores perceberam desgaste nos ossos das mãos onde havia os desenhos. Assim, acredita-se que as “tatuagens” da época, para alguns povos, tinham fins medicinais, de tratamento e cura de males e doenças.  

Aos poucos, os desenhos ganharam outros usos e significados, como o registro da história de povos nômades, homenagens aos mortos, reverência a deuses como uma forma de atrair bênçãos e realizações...  

Tatuagem nas religiões

Em algumas culturas e religiões, contudo, a tatuagem era proibida. No início do império romano, por exemplo, o corpo era considerado sagrado e as pinturas eram associadas a povos bárbaros e a costumes impuros.  

O cristianismo também foi responsável por, de certa forma, conter o avanço do costume de marcar a pele, porque acreditava-se que fazer tatuagens era pecado.  

Ainda assim, em diversas partes do mundo, a tatuagem continuou sendo desenvolvida de diversas formas e com várias técnicas diferentes.  

Os desenhos passaram então a ser usados para marcar corpos de populações em luto pela perda de familiares, como forma de identificar famílias em aldeias antigas e para celebrar conquistas. 

E até, de forma cruel, infelizmente: para marcar prisioneiros de guerra, como as vítimas do Holocausto nazista.  

Os prisioneiros ainda vivos carregam até hoje, por meio da tatuagem, o registro do número que os alemães usavam para marcar os judeus que eram levados aos campos de concentração e trabalho forçado.  

Muitos foram os povos, por todo o mundo, que desenvolveram técnicas para a aplicação de tinta na pele. Acredita-se que foi no Taiti, no século XVIII, que o nome “tatuagem” tenha surgido.  

No local, faziam-se desenhos na pele com o uso de um instrumento perfurante que era chamado de “tatau” pelos nativos. Um pesquisador inglês teria passado a utilizar o nome, a partir de então, dando origem possivelmente ao “tattoo”. Tatuagem, em português.  

Significados diferentes para diferentes culturas  

Aos poucos, a tatuagem adquiriu diferentes significados e usos em diferentes culturas.  

Atualmente, por exemplo, no Taiti, país onde acredita-se que surgiu o nome dessa arte, os homens podem pintar todo o corpo, mas a mulher apenas alguns pontos da pele. As determinações têm relação com a mitologia do país.  

No Japão, um dos países que mais desenvolveram a técnica da tatuagem, durante muitos anos ela esteve associada aos membros da máfia Yakuza, que cobriam praticamente todo o corpo com desenhos específicos. Eles tatuavam carpas, dragões e flores, em geral.  

Foram os japoneses que desenvolveram uma técnica chamada kakoushibori, que consiste em fazer uma “tatuagem oculta”, que só aparece na pele em determinadas situações: quando há ingestão de álcool pela pessoa tatuada ou durante o ato sexual.  

Isso porque ela não é feita com tinta, mas com produtos químicos que “reagem” na pele apenas sob circunstâncias bem específicas.  

Celebração e festas e cerimônias

Na Índia, o costume difunde-se amplamente para a celebração de festas e cerimônias como o casamento, por exemplo. Você já deve ter visto as mãos das noivas totalmente decoradas para o momento.  

Contudo, as indianas não perfuram a pele para estas tatuagens, que são feitas com henna e duram apenas poucos dias.  

Na Nova Zelândia, na antiguidade, as tatuagens serviam para diferenciar e identificar indivíduos que pertenciam a classes nobres na sociedade. Os escravos, inclusive, eram proibidos de ter tatuagens! 

Em países africanos, não é tão comum o uso de tinta para a marcação da pele, então muitas tribos utilizam a técnica da escarificação.  

Na prática, é uma forma de causar cicatrizes na pele, em forma de desenhos, com algum significado. Em algumas tribos, as meninas recebem uma marca de escarificação nos seios ao terem a primeira menstruação, por exemplo.  

Mas não apenas de tinta e cortes na pele são feitas as tatuagens – ou decoração para o corpo. A tatuagem mais cara do mundo, custando cerca de US$ 1 milhão (um milhão de dólares!) é a aplicação de mais de 600 diamantes na pele, formando uma arte abstrata.  

Tatuagem no Brasil  e estúdios de tatuagem em São Paulo

Hoje, por todo o mundo, a tatuagem representa princialmente uma livre expressão individual. Embora ainda cercada de alguns preconceitos, a tatuagem já se popularizou e profissionais das mais diversas áreas possuem e exibem os rabiscos na pele. 

Acredita-se que foi nos anos 1960, no estado de São Paulo, que estrangeiros começaram a praticar a arte da tatuagem, popularizando a técnica entre os brasileiros.  

Estúdios de tatuagem em São Paulo  

Tattoo You 

Um dos estúdios de tatuagem mais antigos do Brasil, o Tattoo You, está localizado em São Paulo e existe desde 1979, funcionando desde então.  

O valor mínimo de um desenho no lugar é de R$350,00 mas pode chegar a milhares de reais, valor justo para o trabalho que os artistas têm de criar um desenho e passar para a “tela”: a pele de alguém.  

Os espaços possuem desde lojas até pubs para os clientes, com cervejas especiais. Possui quase 30 profissionais com diversas especialidades nas técnicas da tatuagem.  

Possui espaços no Itaim Bibi, na Vila Olímpia, Pinheiros e no Tatuapé, acessíveis para quem está no centro da capital

Sampa Tattoo 

Também próximo ao Centro está o Sampa Tattoo, com unidades na Rua Augusta e no Itaim Bibi. É um estúdio feito apenas por mulheres que são apaixonadas por tatuagem e além disso, que queriam um ambiente seguro para tatuar e receber outras mulheres (e homens também!). Conta com 10 artistas que atuam nas duas unidades.  

Covil Tattoo 

O estúdio é bem charmoso,  fica localizado na Rua Augusta e vale muito uma visita. Um diferencial é que o espaço recebe tatuadores de todo o país, que trabalham mais com os estilos tradicional e blackwork na casa. Bastante conhecido pelos trabalhos de alta qualidade. 

True Love Tattoo 

Também na Augusta, tem um estilo diferente e recebe artistas renomados tanto brasileiros quanto  estrangeiros em sua programação. O espaço é um dos mais conhecidos da região  e fica a poucos quarteirões da Paulista. Como muitos tatuadores passam por lá, os estilos variam muito, mas em geral atuam com o Old School e blackwork. 

Soul Tattoo

O Soul Tattoo é um dos mais tradicionais estúdios de tatuagem do Brasil. Comandado pelo experiente Paulão Tattoo, realiza todos os estilos de tattoos (Realismo, Black Work, Geométrico, Pontilhismos, Ornamentos, Traço Fino, Escritas, Maori, Oriental tradicional e moderno, Aquarela, Old e New School, Reprodução e Releitura de Obras de Arte, etc.) Coberturas de Tatuagens, bem como Cicatrizes e Reformas. 

Funcionava na rua Oscar Freire e, com a pandemia, o estúdio deixou o local e mudou o espaço para Moema.  

Scorpions Tattoo 

Outro estúdio bastante tradicional na cidade, o Scorpions Tattoo funciona na capital paulista desde os anos 1980 fazendo tatuagens mais complexas ou mais simples, sempre com muita qualidade. 

O estúdio tem sete tatuadores e cada um deles tem uma especialização diferente e trabalham com alto nível. Assim, dependendo da tatuagem que você deseja fazer, pode ter fila de espera pelo serviço daquele profissional.  

Tattoaria House  

Não fica no Centro, mas ainda é relativamente próximo, fica em Moema. O espaço tem um grande diferencial por ser um espaço rotativo e colaborativo. O estúdio recebe diferentes tatuadores de várias regiões do Brasil e do mundo toda semana. Os valores variam de acordo com a experiência do tatuador. 

Gelly’s Tattoo 

Possui pontos que ficam próximos à região Central da cidade, na Vila Olímpia e na Vila Mariana. É um dos estúdios mais badalados da cidade, conhecido por ser um ambiente que além de excelentes profissionais, possui alta qualidade na perfuração. Possui profissionais especializados nos mais diversos estilos de tatuagem, como Maori ou Old School.  

Led’s Tattoo  

O Led’s também fica em Moema, mas é um dos maiores estúdios de tatuagens do Brasil. O empreendimento está localizado em um sobrado com 800 metros quadrados e funciona desde os anos 1980. O estúdio oferece também outros serviços como remoção de tatuagem, bem como um SPA com serviços de estética e terapia corporal. Vale a visita.  

Gostou desse artigo sobre os estúdios de tatuagem em São Paulo e quer saber mais sobre tudo o que o Centro da cidade de São Paulo pode oferecer? Então, clique aqui e leia outros conteúdos.