O mercado de alimentação fit, ou comida saudável, foi um dos que mais cresceu durante a pandemia da Covid-19 no Brasil – e em todo o mundo. 

O consumo de produtos mais saudáveis, como alimentos orgânicos, com menos açúcar, menos gordura e com menor teor de sódio, movimentou mais de R$ 100 bilhões em 2020 no mercado brasileiro.  

De acordo com um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, no fim de maio de 2020, quatro em cada dez brasileiros informaram terem alterado os hábitos de alimentação desde o início do isolamento social.  

O Brasil ocupa lugar de destaque no segmento no mundo: uma pesquisa realizada pela agência internacional Euromonitor indica que o país é o 4º do planeta em consumo de alimentos saudáveis, movimentando cerca de US$ 35 bilhões por ano.  

Fatores que indicam a motivação do consumidor por esse tipo de alimentação

Dois fatores, conforme as pesquisas, indicam a motivação para esse aumento – que já vinha crescendo bastante, mas ganhou uma acelerada durante a pandemia - na procura por uma alimentação fit mais balanceada:  

  • com mais tempo em casa, as pessoas passaram a se preocupar mais com a saúde e o bem estar  
  • Com os indícios de risco aumentado de complicações da Covid-19 para pessoas com comorbidades, a população começou a prestar mais atenção ao que come. 

Isso porque alguns dos maiores complicadores da Covid são doenças que podem ser controladas ou extintas com uma vida mais saudável, em especial com uma alimentação fit: diabetes e pressão alta.  

E, conforme os índices do mercado, os bons hábitos têm permanecido mesmo com o retorno praticamente total das atividades comerciais em todo o país.  

Vale a pena também dar uma olhada em boas academias para uma prática de exercícios!

Diante dessa mudança de hábitos, muita gente que estava em casa preparando sua própria comida de forma mais saudável, voltou ao comércio e aos escritórios buscando essa alimentação fit nos restaurantes e lanchonetes.  

Opção é o que não falta, principalmente no Centro de São Paulo, que reúne alternativas da culinária de todo o mundo e não deixa de fora opções balanceadas, com menos açúcar, gordura e sal no preparo.  

Confira algumas boas opções em bairros do Centro da capital paulista:

Alcachofra Natural 

A menos de 500 m da Catedral da Sé, bem no Centro Histórico de São Paulo, o Alcachofra Natural é um restaurante referência na região e muito procurado por veganos e vegetarianos. 

Tem diversas opções sem carne, comidas sem glúten, sem lactose e comidas com preparo bastante saudável. Muito bem avaliado nas redes sociais, o restaurante tem diversos pratos com tempero brasileiro. 

No cardápio, o Alcachofra Natural tem opções como Tofu Xadrez, Hambúrguer de Feijão Fradinho, Cuscuz de Legumes, Caldo de Abóbora, Sagu de chocolate, Falafel de grão de bico, Lasanha de jaca desfiada (lacto), Bife de soja acebolado, Caldo de legumes com bifum… 

Por fim, uma das partes preferidas dos clientes é que o buffet tem um preço fixo e traz caldo, salada, suco e sobremesas inclusos. 

Taste and see 

Um restaurante de comida vegana localizado na Bela Vista que, segundo os donos, tem o propósito de oferecer saúde através da alimentação saudável e vegana. Além disso, sem nenhuma adição de produtos de origem animal ou açúcar refinado. 

O lema do lugar é que alimento é o seu remédio e a base para uma vida cheia de energia e bem-estar! 

No cardápio, desde o café da manhã até o lanche da tarde, há opções como bowls, beijus, smoothies, omeletes, comida árabe, panquecas e além disso, ideias como bobó de shimeji...  

Também é muito bem falado entre os frequentadores e o ambiente é muito legal!

Tanka  

É um restaurante localizado na Liberdade e, como não poderia deixar de ser, oferece principalmente comida japonesa. Cobram um valor fixo pelo buffet, onde o cliente pode se servir à vontade.  

No cardápio, segundo eles, a culinária japonesa é de alta qualidade, com ingredientes sofisticados, tais como ovas (tobiko, massago), ostras, camarão etc. 

Além disso, o local oferece ainda opções de comidas da culinária chinesa, coreana e tailandesa.

Beat Kitchen

Esse lugar é mais que um restaurante, é um espaço de alimentação onde você pode comprar sua comida ou levar sua marmita fit preparada com antecedência e aquecer e consumir como preferir. 

Uma mão na roda pra quem está no trabalho, na faculdade e precisa almoçar rapidinho e continuar os compromissos pela região.

Localizado na Bela Vista, o lugar tem forno, fogão, micro-ondas, sanduicheira e atendentes para auxiliar e tirar dúvidas sobre o funcionamento dos equipamentos.

Caso queira comprar alguma coisa por lá, também há opções. O Beat Kitchen tem geladeiras com bebidas, sucos naturais, marmitas e proteínas prontas para o consumo.

Nutrisom 

Localizado na Bela Vista, existe há mais de 30 anos e é um lugar muito disputado nos horários de almoço. 

Tem comida vegetariana, bastante saudável e os frequentadores dizem que é muito saborosa e, com um destaque: um preço bastante atrativo. 

Apfel Restaurante Vegetariano 

Com comida destinada aos que não consomem carnes, este restaurante é referência no Centro Histórico de São Paulo. Segundo os proprietários, o lugar foi criado para ser “um verdadeiro refúgio da agitação do centro”.

O menu é todo pensado para quem busca uma alimentação saudável e produzido de forma bastante natural e há muita variedade no cardápio. 

O lugar é muito charmoso e tranquilo, emabora esteja em uma localização estratégica e privilegiada na região Central da cidade.

Eco Mercato 

Este restaurante está localizado no bairro da República e tem diversas opções saudáveis como lasanha de berinjela, salada de atum, omeletes e quibe de abóboras. 

A comida é feita com ingredientes integrais, orgânicos, com opções vegetariana, bem como vegana, refeições no café da manhã, almoço e para eventos.  

Muito bem avaliado entre os frequentadores. Vale a visita. 

Cheiro de Relva

Localizado na Sé, Centro da capital paulista, o Cheiro de Relva é outra opção muito procurada por quem vive ou trabalha na região. 

Tem muita variedade em pratos vegetarianos, veganos e preparados com pouca gordura, açúcar e industrializados. 

O lugar é simples, mas muito bem recomendado pela grande variedade de pratos. Tem muitas opções de sobremesas preparadas de forma saudável, muitas saladas, sucos e chás. 

A comida é vendida no quilo. 

Agora que você já conhece o melhor da comida saudável na região central, confira o que de melhor falamos em nosso blog! Você vai encontrar temas como lazer, gastronomia, aluguel e muito mais.