• Izymob

Móveis planejados em apartamento alugado - Vale a pena?

Atualizado: há 4 dias

Olhou revistas de decoração e ficou apaixonado pelos móveis planejados? Vem com a gente que vamos te contar tudo sobre eles - e dizer se vale a pena investir em móveis planejados se você mora em apartamento alugado!


Os móveis planejados são ideais para organizar tanto imóveis pequenos quanto grandes. Discretos e versáteis, esse mobiliário traz em si a praticidade, ideal para quem quer aproveitar cada espaço na sua casa.


Hoje em dia existem móveis planejados para diversas dependências – desde a sala de estar até lavabos e áreas de serviço, não se limitando a decorar dormitórios.

Essas estruturas práticas e versáteis são imprescindíveis em tempos atuais com homeoffice e o homeschooling uma vez que atendem à funcionalidades básicas de trabalho e estudo.


Veja agora algumas dicas que o pessoal da Izymob preparou para ficar atento antes de escolher e encomendar seu móvel planejado.


Planejamento

Móveis planejados em apartamento alugado - Vale a pena?
Móveis planejados em apartamento alugado -Planejamento

Para adquirir um móvel planejado, o ideal é planejar o que você deseja para o espaço. São inúmeros modelos, estilos e conceitos que você deverá levar em conta. Seja para criar ambientes funcionais ou climas mais intimistas, um móvel planejado poderá suprir bem essa necessidade.


Analise as necessidades de quem mora com você ou de quem mais usará determinado cômodo em que estará o móvel. Sempre lembrando da otimização dos espaços em relação ao que se pretende instalar para não saturar o ambiente, deixando-o pesado.


Orçamento de móvel planejado

Um móvel planejado poderá ter uma boa relação custo-benefício se você souber o que realmente precisa e fazer uma cotação. Cote em dois ou três lugares, analise o que cada empresa tem a oferecer.


Converse com vendedores, ouça suas sugestões e não deixe de pesquisar novas tendências e ideias para obter um espaço mais moderno e prático possível.


Investimento

Móveis planejados não são tão caros, entretanto se trata de um investimento considerável no seu conforto e bem-estar. Dessa maneira, tudo deve ser decidido antes com a família de forma que sua instalação seja satisfatória à todos.


Para orçamentos modestos, o mais indicado é que se faça esses investimentos aos poucos, optando por partes do imóvel que sejam mais importantes.


Cores e texturas

Móveis planejados em apartamento alugado - Vale a pena?
Móveis planejados em apartamento alugado - Cores e texturas

Para imóveis cujas dependências sejam utilizadas diariamente para trabalho e lazer, sugere-se que sejam escolhidos móveis de cores claras, formatos mais limpos que possam ser facilmente revertidos em espaços para trabalho e estudo. Aposte em móveis reversíveis e closets.


Esses móveis podem conciliar a produtividade durante o dia e se tornarem ambientes aconchegantes durante a noite apenas trocando a iluminação das dependências.


Móveis em MDF

Os móveis em MDF tem tido boa aceitação no mercado. o A placa de fibra de densidade média tem sido o material mais utilizado para a confecção dessas peças devido a sua resistência, durabilidade e diversidade de padrões.


Portas de correr

Ao elaborar um projeto de móvel planejado, sobretudo para áreas pequenas, opte por portas de correr e cores claras. Especialmente se for para o quarto de crianças, os móveis deverão oferecer conforto e segurança para que não haja acidentes com puxadores e quinas de portas abertas.




Móveis planejados em apartamentos alugados


Móveis planejados em apartamento alugado - Vale a pena?
Móveis planejados em apartamento alugado - Portas de correr

Agora que você já sabe tudo sobre móveis planejados vem a pergunta principal: vale a pena comprar móveis planejados em apartamentos alugados? Obvio que quando se mora de aluguel, várias das necessidades do dia a dia afloram da mesma forma como se o imóvel fosse realmente seu, mas a resposta é:


Depende.


Você deve se fazer algumas perguntas para definir isso:

  1. Eu pretendo seguir morando por aqui no longo prazo?

  2. O custo benefício vale a pena?

Alguns itens, mesmo sendo planejados, eventualmente podem servir em muitliplos layouts ou apartamentos em caso de mudança - moveis soltos como cadeiras e racks, prateleiras e até alguns armários aéreos de cozinha! Agora armários ambutidos nos quartos ou bancadas de pia de cozinha e banheiro podem ser mais difíceis.


Tendo isso em mente, o próximo passo é:


Converse com o seu locador

E se você desejar colocar de móveis planejados no apartamento que mora, pode estar se perguntando, mas será que o proprietário pode me reembolsar ao fim do contrato?


Bom, o proprietário não possui nenhuma obrigação de fazer o reembolso deste valor. Não é uma regra. A Lei do Inquilinato (8.245/91), que rege os contratos de aluguel, prevê como dever do locatário a devolução do imóvel, no final da locação, no mesmo estado em que recebeu.


Como falamos, por sua vez, o reembolso do que o locatário investiu não é obrigatória por parte do proprietário. Isto porque a instalação de móveis planejados não é considerada tão necessária. O proprietário pode, inclusive, exigir que você tenha custo adicional tirando tudo que foi instalado! Por isso a conversa com o proprietário é sempre essencial!


Negociando com o Locador

A nossa dica é que antes de fazer qualquer investimento dentro do imóvel, principalmente móveis planejados, é importante conversar com o proprietário.


Uma negociação possível seria descontar o valor do investimento em pequenas prestações ao longo do contrato de aluguel.


Ha casos que os locadores podem inclusive concordar em realizar o investimento, dado que estes móveis podem trazer uma boa valorização do apartamento - mas isso depende muito da sitaução financiera do proprietário e do seu momento de vida.


Essa negociação tem mais chance de ser favorável ao inquilino se acontecerem antes mesmo da assinatura do contrato - um momento em que pode existir mais flexibilidade de negociação pois todos tem algo a ganhar.



Alugando o Apartamento Mobiliado

Outra forma de ter muitos móveis planejados é já alugar um apê mobiliado. O custo do aluguel em geral é mais salgado. Mas se você considerar que um armário planejado pode custar até mais que R$5.000, colocando na ponta do lápis as vezes vale a pena. Pode ser uma boa alternatíva para desfrutar de todos os benefícios dos móveis planejados em apartamento alugado sem precisar investir muito em um apartamento que não é seu.


Sobre o Autor

A IzyMob oferece uma plataforma completa de compra e venda de imóveis. Prático, rápido e sem burocracia. Fique atento para mais dicas de decoração, organização, mercado imobiliário e muito mais no blog da Izymob.

38 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo