Você já se daparou com o termo Urban Jungle - ou no bom e evelho português: selva urbana!  Ele geralmente se refere a usar, abusar, ou abusar meeesmo de plantas na decoração de casa! E convenhamos, plantas são uma forma de decorar e deixar a casa aconchegante, mas é necessário ter rotina e cuidado para manter!

Morar em São Paulo é um desafio  constante, afinal estamos na maior metrópole do país, em contato direto com poluição, lixo e caos. Mas, não, não quero te desanimar em vim para o centro, apesar de tudo isso, aqui é uma terra cheia de história, oportunidade, e maneiras de se cuidar. 

 

Quando decidi morar sozinha, fiz uma apresentação powerpoint para o meu pai, com todos os móveis que eu queria na casa, cores, jeitos e decorações. Para aqueles que não sabem, meu pai é arquiteto e marceneiro de móveis sob medida! E um dos elementos dessa apresentação eram as plantas que eu queria ter em casa, porque ter planta em apartamento ou kitnet, precisa de planejamento. 

 

Nesse texto quero contar para vocês como cuidar de plantas,  e principalmente, como incorporar esse cuidado na sua rotina! Plantas, além de deixar o ambiente bonito, nos ajudam a aterrar e ocupar a mente com outras demandas. 

 

Começando a Selva Urbana: Saiba onde comprar plantas...

O meu maior erro foi passar a comprar plantas no mercado. Isso porque é super caro, e você não tem tanta certeza em relação ao cuidado. Indico você a comprar planta no CEAGESP, na feira de plantas da madrugada, ou na feira, pois o feirante vai poder te explicar como cuidar e te contar direitinho sobre a planta. Essa é a melhor forma de começar sua selva urbana!

Foto: CEAGESP

O CEAGESP tem a maior feira de flores e plantas do país, sendo um galpão inteiro  forrado de muitas variedades e preços. A feira acontece na madrugada de quinta para sexta-feira, e é um lugar tanto para moradores de apê, quanto para floriculturas que precisam repor estoque. A melhor parte é que os preços são justos e acessíveis, e as plantas também são de qualidade, não ficam expostas às luzes artificiais ou nos cuidados de um supermercado. O CEAGESP fica um pouco longe do centro, localizado na Vila Leopoldina, mas com um uber pagando R$ 30,00 reais você chega segura/o e bem e garante as suas plantinhas. 

Um lugar que é um mimo e fica na região da Santa Cecília, é o Bluemenfee Florticultura, um espaço maravilhoso com as plantas mais charmosas de São Paulo. O preço é um pouco elevado, entao dificilmente você sairá de lá com toda a sua selva urbana, mas você encontra todo tipo de flores, plantas e arranjos para sua casa. Além disso, o Bluemenfee fica na garagem da Casa Jardim Secreto, uma lugar que reúne arte, decoração e aromaterapia de diferentes vendedores de São Paulo. Então, além de sair com seu vasinho de planta, você tem a chance de garantir um kit de perfume natural, ou um licor artesanal de maracujá, um limpador de língua, e uma ecobag! Tem muita opção, é um passeio de domingo que eu recomendo!

...e quais plantas comprar para sua selva urbana

 

Mas, antes de ir em todos esses lugares, é necessário que você entenda quais plantas comprar e ter. Lembra no começo do texto que comentei sobre a apresentação de plantas e decoração? Essa foi uma etapa essencial para o início da minha vida de mãe de planta: a gente não consegue, e nem deve, ter tudo em casa. Para ter plantas em casa, você precisa avaliar seu espaço e sua luz! Para isso, vou pegar um dos apês Citas e dar exemplos. 

Um dos meus quartos preferidos da Citas é esse na República, todo decoradinho na paleta cinza, azul, branco e preto.  

Aqui, temos uma luz vinda da janela (não aparece na foto, mas no site você consegue ver na planta), mesmo assim seria pouca para ter uma matagal no quarto. As melhores plantas para esse quarto são as suculentas e as folhagens mais escuras, com folhas largas. 

 

Suculentas são plantas muito resistentes, que gostam de pouca luz e pouca água, pois já tem muita água em suas folhas. São plantas coringa para quem passa pouco tempo em casa, ou tem dificuldade em cuidar. Além disso, elas são ornamentais e cada uma tem seu jeitinho de ser! Perfeitas para selva urbana!

Suculentas

Suculentas podem ser pequenas, e nesse apê da Citas elas ficaram ótimas na madeirinha das paredes que seguram os quadros! 

 

E que planta daria para por ao lado do sofá? Tenho certeza que você se perguntou isso também! Ao lado do sofá cinza, perto da janela, eu coloria uma planta maior e de folhas escuras. Uma das queridinhas da internet é a ficus lyrata, uma planta linda e enorme que se dá super bem em apartamento, pois não precisa de tanta luz e nem de tanta rega. 

 

Outra planta também queridinha dos jardineiros de apê e ótima para sua selva urbana é a costela-de-adão, uma planta de folhas enormes que pode ficar tanto na terra, quanto na água! Além disso, a costela é ótima para quem ama fotografia e fazer aquarela, uma ótima referência de estética. 

 

Como cuidar de plantas na hora de viajar?

 

Acho que essa é uma das principais preocupações de quem tem selva urbana, ou quer passar a ter. Plantas são seres vivos, que além de água e luz, precisam de muito amor e carinho. Minha avó conversa com as orquídeas dela, e já foi comprovado que falar com plantas é essencial para o crescimento das mesmas. 

Quando você for viajar e não conseguir chamar nenhum amigo para ficar em casa, você pode fazer o seguinte truque: compre algumas garrafinhas de água, pequenas, depois, despeje em um balde toda a água. Em seguida, passe uma faca pontuda na boca do fogão, e fure a garrafinha perto da base! Agora, encha a garrafa com a água que você reservou, e posicione no vaso de planta. Abra um pouco a tampa, e assim deixe a água escorrer bem devagar no vaso. Desse jeito, você vai conseguir manter a terra úmida e a sua planta irá sobreviver o seu tempo de viagem. 

 

Plantas de comida! 

Lixo é uma grande questão no Brasil. Nós temos lixões e lixões, e normalmente não nos atentamos em como descartamos tão facilmente o que consumimos. E o mais interessante de se tornar mãe ou pai de planta, é se atentar em como a comida é uma grande fonte de plantas. 

 

Raízes, frutas e verduras podem se tornar plantas de cozinha, plantas de água e plantas de vaso. Se você é vegetariano ou vegano, certamente na sua feira não pode faltar batata doce! Eu, particularmente, amo batata doce no forno, acho que é uma das formas mais gostosas de comer. E sempre sobra um talo da batata que a gente não usa, ou na correria do dia a dia, deixamos a batata passar do ponto e acaba estragando. 

 

É nesse momento que você pode reinventar o que acabaria se tornando um lixo. Ao pôr o talo da batata doce na água, ela brota e vira uma folhagem linda! O vaso pode ser um potinho, um copo, ou se quiser ousar um vaso de vidro bem bonito, e essa dica de onde comprar vidro para casa você encontra nesse texto aqui. 

 

Ufa! Quantas dicas, enh! Acho que a partir delas você já consegue maternar e paternar suas plantas, deixar seu quarto Citas mais gostosinho e com a sua cara, além de poder limpar o ar da grande São Paulo. Não esqueça de me contar como tá sendo a sua aventura de plantas: omiobinrin@gmail.com