Você sabia que as mulheres costumam passar cerca de 21 horas por semana realizando tarefas domésticas? O tempo é quase o dobro do que os homens costumam se dedicar a essas atividades, segundo uma pesquisa do IBGE.

 

Todos sabemos que manter nossas casas limpas e em ordem não é tão fácil nem rápido. É pia para lavar, roupa para passar, chão para aspirar e passar pano, comida para preparar, e muitas outras.

 

Em apartamentos pequenos, essas tarefas são mais rápidas e práticas de serem desempenhadas. Contudo, em ambientes maiores, o trabalho certamente é maior. Mas, muitas pessoas não possuem tanto tempo para se dedicar à essa missão.

 

Seja por terem uma rotina de trabalho corrida ou, no caso dos pais, por terem de conciliar suas responsabilidades profissionais com as crianças. Manter nossos lares em ordem requer tempo e dedicação que, muitas vezes, são difíceis de serem mantidos.

 

Isso fez com que cada vez mais pessoas tenham buscado alternativas para que pudessem realizar suas tarefas domésticas. Não apenas ao contratar diaristas ou outros profissionais para essa limpeza, mas inclusive, contando com a ajuda dos outros que moram no mesmo lugar.

 

Afinal, como mencionamos acima, em muitas casas as tarefas domésticas ainda recaem apenas sobre uma pessoa.

 

Neste texto, compartilharemos dicas de como você pode se organizar para desempenhar todas as tarefas domésticas, sem que ninguém fique sobrecarregado. Ao final, você verá que é possível ser prático, eficiente e, ainda, ter tempo de sobra para descansar ou realizar algum hobbie que goste.

 

Antes de começarmos, veja os tópicos que serão abordados:

 

  • Quais são as principais tarefas domésticas?
  • Tarefas domésticas: diarista vale a pena?
  • Como se organizar para realizar as tarefas domésticas?
  • Como ser prático na realização das tarefas domésticas?

 

Vamos lá!

Quais são as principais Tarefas Domésticas?

As tarefas domésticas fazem parte da rotina de todo inquilino, mesmo que muitos não gostem de grande parte delas. Algumas devem ser feitas diariamente, mas outras podem ser finalizadas uma vez na semana ou em poucos dias.

 

Em uma listagem, podemos separar como as principais tarefas domésticas:

 

  • Arrumar a cama;
  • Lavar e guardar a louça;
  • Limpar a cozinha;
  • Varrer e aspirar o chão;
  • Recolher o que está fora do lugar;
  • Pôr o lixo para fora;
  • Cozinhar;
  • Limpar o banheiro;
  • Lavar a roupa.

 

Essas tarefas são as principais que mantêm as casas limpas e em ordem. Por mais trabalhosas que sejam, dependendo do tamanho do ambiente, há quem realmente goste de realizá-las para deixar seu lar brilhando.

 

Mas, muitos ainda fogem de tais responsabilidades. Ainda, diversas pesquisas mostram que, infelizmente, a grande maioria dessas atividades ainda é comandada pelas mulheres.

 

De acordo com outro estudo feito pela Gallup, as tarefas domésticas ainda não são divididas igualmente e, abraçadas pelos homens. Ainda temos uma visão muito estereotipada quando abordamos esse assunto.

 

Dentre as principais atividades, lavar a roupa (58%), limpar a casa (51%) e preparar as refeições (51%) são identificadas como as responsabilidades das parceiras dentre os entrevistados.

 

Enquanto isso, atividades como manter o carro em boas condições (69%) e fazer trabalhos de jardinagem (59%) são consideradas como tarefas dos homens. 

 

Existem diversas teorias sobre a razão para essa diferença. Dentre elas, muitos especialistas acreditam que as tarefas domésticas ainda estão associadas a responsabilidades femininas. 

 

Uma associação que, inclusive, é refletida nos profissionais que trabalham em prol dessas tarefas.

Tarefas domésticas: diarista vale a pena?

Definitivamente, uma diarista pode valer muito a pena e ajudá-la a manter sua casa em ordem. Mas, essa não é uma regra, e irá depender de cada caso e das necessidades de cada um.

 

Normalmente, as pessoas que buscam os serviços de uma diarista são aquelas que não possuem tempo - ou vontade - para manter a casa em ordem. Por isso, esse profissional é contratado para realizar as tarefas domésticas do local.

 

Então, se você deseja limpar sua casa esporadicamente e evitar o serviço pesado da limpeza, vale muito a pena contratar uma diarista. Com ela, você não precisará se preocupar com essas atividades e, ainda, pagando um preço que cabe no seu bolso.

Qual o preço de uma diarista?

Muitos acreditam que contratar um diarista é um luxo, exclusivo a poucos. Mas, isso não é completamente verdade.

 

Os serviços inclusos nessas tarefas domésticas podem variar conforme cada diarista. Você pode encontrar valores que incluem tanto a limpeza do ambiente inteiro, quanto apenas parte das atividades.

 

Tudo isso, a preços acessíveis. Tudo irá depender da quantidade de tarefas que você precisará que sejam feitas, as horas trabalhadas e, certamente, a experiência. Diaristas mais experientes costumam cobrar mais caro por seus serviços mas, em média, é possível contratar um diarista entre R$15,00 e R$20,00 a hora.

 

Opções não faltam ao contratar uma diarista. Mas lembre-se: a ajuda desse profissional deverá ser analisada caso a caso. 

 

Se você, por exemplo, desejar manter seu lar limpo diariamente ou, ao menos três vezes por semana, acabará gastando um pouco mais de dinheiro. O que talvez, não valha muito a pena economicamente.

 

Portanto, pense muito bem nas suas necessidades e, se está disposto a pagar por esses serviços em troca de um maior descanso. Caso queira de fato, peça recomendações de diaristas para amigos, familiares ou conhecidos.

 

Ou ainda, busque esses profissionais em sites voltados à tarefas domésticas e que tenham relatos de quem já os contratou. É sempre melhor escolher alguém com boas recomendações.

 

Como se organizar para realizar as tarefas domésticas?

Com tantas tarefas domésticas, é comum encontrar dificuldade em realizá-las ao longo da semana. Afinal, temos nosso trabalho, estudos e outras responsabilidades no dia a dia.

 

Pode parecer confuso, mas mesmo com tantas atividades, é possível se organizar para realizar as tarefas domésticas sem que fiquem sobrecarregados. Seja para ambientes pequenos ou grandes, com algumas dicas você pode facilmente finalizar todas e manter sua casa limpa e em ordem.

 

Confira abaixo uma seleção especial que separamos para ajudá-los!

Liste todas as tarefas domésticas

A primeira coisa a ser feita para que consiga deixar sua casa limpa, é listar todas as tarefas domésticas a serem feitas.

 

É importante que coloque, literalmente, tudo o que for necessário para deixar seu lar limpo. Das mais simples e rápidas, às mais complexas e demoradas. Desde varrer o ambiente, até passar pano, lavar louça, aspirar o chão e lavar suas roupas.

 

Ao lado de cada tarefa, detalhe o que é necessário para realizá-la. E, se possível, como devem ser feitas de acordo com suas preferências. Assim, você terá uma visão ampla do que precisa ser feito para, a partir disso, pensar em como realizá-las.

 

Monte um cronograma de limpeza

Com essa lista em mãos, é hora de montar um cronograma de limpeza. Ou seja, estabelecer os dias e horários nos quais você irá realizar suas tarefas domésticas.

 

Esse cronograma pode ser elaborado diariamente, semanalmente ou mensalmente. Escolha conforme sua disponibilidade e, principalmente, necessidade de limpar seu lar com maior ou menor frequência.

 

Uma dica para que as tarefas domésticas não se tornem muito cansativas, é buscar realizá-las alternadamente. Como exemplo, toda segunda-feira pode ser o dia de lavar as roupas, enquanto nas terças você deixe para varrer a casa e, assim por diante.

 

Não se esqueça também de definir o horário no qual irá fazer essas tarefas. Você pode optar por finalizá-las no final do dia depois que trabalhar, de manhã logo que acordar, ou à tarde.

 

Isso ajudará a criar uma rotina e, com o tempo, criar um fluxo de tarefas naturalmente. Afinal, saberá o tempo médio que leva para fazer cada uma dessas atividades e, como conciliá-las com suas outras responsabilidades.

Divida as tarefas domésticas com sua família

As tarefas domésticas não devem ser vistas como responsabilidades das mulheres. Inclusive, diversas pesquisas mostram os benefícios de dividi-las com todos que moram no mesmo lugar - principalmente, as crianças.

 

É isso mesmo! Envolver os filhos nas tarefas domésticas é uma prática excelente para desenvolver um aprendizado de valores e muitas habilidades. Ainda, terão chance de criar uma responsabilidade desde cedo, por meio de uma participação ativa e colaborativa.

 

Em entrevista à Revista Crescer, o pediatra e psicoterapeuta Marisol Sendim explica que os pais podem separar as atividades domésticas de acordo com a idade de seus filhos.

 

Como exemplo, para crianças de dois e três anos, incentivar que guardem seus brinquedos auxilia para que desenvolvam uma coordenação motora grossa, equilíbrio, agilidade e a própria organização.

 

Já para crianças mais velhas, de quatro a seis anos, o pediatra recomenda atividades como levar louças sujas para a pia e colocar lençol na cama. Elas são ótimas para criar uma consciência do ato. Ou seja, o desconforto por estar em um local sujo e o conforto pela limpeza.

 

O incentivo às tarefas domésticas deve ser natural. Quando vistas desde cedo, ajudam muito não apenas para que ninguém fique sobrecarregado, mas também para um maior envolvimento e colaboração entre todos.

 

“Quando os pequenos ajudam na execução das atividades que envolvem a rotina da casa, eles passam a desenvolver mais responsabilidade, autonomia, noção de respeito, coordenação motora, além de se sentirem úteis, próximos da família, entre outros sentimentos bons”, explica a psicopedagoga Dori Inêz, em entrevista ao Jornal do Oeste.

Como ser prático na realização das tarefas domésticas?

Além de criar uma estratégia de organização, ser prático na realização das tarefas domésticas também é importante. Ambas irão ajudá-los a fazer o que precisam rapidamente e, com qualidade. 

 

Pequenas ações, quando aplicadas no nosso dia a dia, podem contribuir muito para esse objetivo. Por isso, confira a seguir algumas dicas que podem ser seguidas diariamente para auxiliá-los a manter suas casas em ordem.

Lave a louça após cada refeição

A cozinha é, sem dúvidas, um dos cômodos que mais costuma ficar bagunçado. Afinal, a cada refeição os pratos, talheres e panelas vão se acumulando na pia, aumentando o volume de objetos a serem lavados.

 

Quem nunca olhou para a pia lotada e, sentiu preguiça de lavar tudo? Para evitar essa situação, tente lavar a louça logo após cada refeição. O clássico “usou, lavou”. Assim, evitará que o ambiente fique desorganizado e sujo.

 

Se você dividir o espaço com outras pessoas, pode até mesmo criar uma rotina para que cada um lave a louça a cada dia. Assim, ninguém ficará responsável sozinho por essa tarefa.

 

Quando todos colaboram, fica muito mais fácil manter uma rotina de limpeza dentro de casa.

Arrume a cama ao levantar

Pode parecer simples, mas criar o hábito de arrumar a cama ao se levantar pode ser o impulso necessário para desenvolver e manter a limpeza dentro de casa.

 

É muito comum que essa tarefa seja deixada de lado por muitas pessoas. A desculpa de que irão desarrumá-la novamente à noite é muito utilizada, fazendo com que seja considerada como uma função desnecessária.

 

Por mais comum que seja visto, esse é um pensamento completamente errado. Arrumar a cama é extremamente importante para trazer a sensação de arrumação para seu quarto. 

 

E, como dissemos, o primeiro passo necessário para muitos criarem uma disciplina de limpeza. Sua simplicidade pode estimular a realização de outras atividades, o que a torna muito importante.

 

Arrumar a cama é algo extremamente prático, que não demandará muito tempo da sua manhã.

Guarde as roupas e calçados após tirá-los

Quem nunca entrou em um ambiente e se deparou com agasalhos deixados no sofá, calçados no meio da sala e outras roupas espalhadas? O guarda-roupa é, de longe, um dos maiores vilões da organização.

 

Muitas pessoas encontram dificuldades em manter a ordem em seus armários, sem deixar nada largado pela casa. Para ajudá-los a acabar de vez com esse problema, uma ótima dica é guardar tudo em seu devido lugar logo após utilizá-los.

 

Se você usou uma peça e ela está limpa, já coloque onde pertence no guarda-roupa. Se estiver suja, leve para o cesto de roupa ou diretamente para a máquina de lavar.

 

Pode parecer difícil no começo. Mas, se tentar estabelecer essa prática diariamente, com o tempo perceberá uma maior facilidade em evitar que as peças se acumulem pela casa.

 

Assim, terá uma maior praticidade em limpar o ambiente sem empecilhos das suas roupas jogadas pelos cantos.

Não acumule e saiba o que jogar fora

Que atire a primeira pedra quem nunca acumulou algum objeto ou roupa desnecessariamente!

 

Todos nós temos algo com o qual somos apegados. Mas, essa é uma prática que atrapalha e muito a manter nossas casas limpas. O acúmulo dificulta a organização e, caso persista, pode atrapalhar ainda mais a sensação de desordem.

 

Sem falar que, em alguns casos, pode impactar ainda para uma maior quantidade de pó, mofo e outras sujeiras. Muitos problemas de saúde podem ser desenvolvidos por isso.

 

Por isso, é importante mudar essa mentalidade e evitar ao máximo acumular qualquer tipo de objeto. Se você não está utilizando algo por mais de um mês, é hora de pensar se realmente é útil ou, se é melhor jogá-lo fora.

 

De tempos em tempos, é recomendado tirar um dia para analisar a utilidade de tudo dentro de casa. Defina o que é realmente importante para seu dia a dia, os itens que usa frequentemente e, o que não está mais sendo utilizado.

 

Crie uma rotina de descarte, por mais difícil que possa ser para os objetos que nos apegamos. Assim, terá uma maior praticidade na hora que for limpar sua casa, sem um volume alto de objetos que ocupam espaço e que não fazem mais sentido para seu lar.

Conclusão

Todos temos tarefas domésticas das quais gostamos e, aquelas que preferimos não realizar. Mas, não há como fugir dessas responsabilidades, uma vez que são necessárias para deixar seu lar limpo e em ordem.

 

Se você mora sozinho, não deixe de criar uma rotina e cronograma para que consiga realizá-las sem acúmulo. Caso more com outras pessoas, lembre-se de dividi-las com todos. Assim, ninguém ficará sobrecarregado.

 

Se tiver condições financeiras, uma diarista pode ser uma excelente opção para ajudá-lo. Portanto, avalie suas necessidades e, se realmente vale a pena contratá-la para tais funções.

 

Em nosso blog, temos outros textos sobre imóveis que podem interessá-lo. Dê uma olhada e, compartilhe este texto nas redes sociais.