A gastronomia paulistana sem dúvidas consegue encantar até os paladares mais exigentes. E quem visita a terra da garoa não pode deixar de conhecer os melhores restaurantes do centro de SP. Afinal, todos devem vivenciar essas incríveis experiências gastronômicas, e o melhor sem gastar muito.

O Centro de SP é visto por ter diversas opções de restaurantes, barzinhos e lugares que possibilitam comer e beber por um preço justo. E não se engane com o local, por mais simples que ele seja, acredite, a comida não deixa a desejar. Além do menu especial, muitos desses lugares contam inúmeras histórias, o que também encanta os visitantes.

Então, que tal fazer um tour por alguns dos melhores restaurantes de SP e provar um pouquinho de cada prato? Bloco e caneta na mão, anote todas as dicas e não perca tempo. Boa leitura!

A Casa do Porco: Um dos melhores restaurantes de SP e do mundo

A Casa do Porco é um dos melhores restaurantes de SP. Se localiza na Rua Araújo, nº 124, no Centro da cidade, e muitas pessoas o conhecem por ter diversos pratos à base de porco. Intitula-se de açougue-bar e foi eleito, em 2020, o melhor do Brasil e o 4º melhor restaurante da América Latina pelo Prêmio Latin America's 50 Best Restaurants. 

Em 2021, o The Worlds 50 Best elegeu A Casa do Porco como o 17º melhor restaurante do Mundo. Em 2020, o estabelecimento estava no 39º lugar. Essa é a maior premiação da gastronomia mundial.

Os pratos são feitos pelo chef Jefferson Rueda, que busca o resgate e o aproveitamento total da carne suína como forma de respeito à vida, sem gerar desperdícios. Um dos pratos mais pedidos é o Porco Sanzé, que tem um preparo lento, e demora entre seis e nove horas para ficar pronto.

Cora

Um local bem intimista e aconchegante é o Cora. Localizado na Rua Amaral Gurgel, 344, o restaurante fica no topo de um edifício com vista para o Minhocão e Copan. A inspiração do nome vem da poetisa Cora Coralina, que também era uma excelente doceira, e a cozinha se conecta com a simplicidade do campo. 

O restaurante é do empresário Rafael Capobianco, juntamente com o chef Pablo Inca, que mora no Brasil há 10 anos e assina o cardápio. O Cora possui cozinha aberta e trabalha sempre com ingredientes frescos, além de temperos que dão um toque especial no menu. O local também tem uma ótima carta de vinhos com excelentes rótulos. 

Os vegetarianos (ou não) também podem apreciar ótimos pratos à base de couve-flor, grão de bico e creme de abóbora. Os pratos com lulas e barriga de porco são de dar água na boca, assim como as sobremesas.

Restaurante Spot

O menu do Restaurante Spot segue a linha contemporânea e os seus pratos são de encantar os olhos. O ambiente é bastante agradável, com mesas externas ou bancos, que deixam o local ainda mais aconchegante, especialmente à noite. Localizado na Alameda Ministro Rocha Azevedo, 72, fica a menos de um quarteirão da Avenida Paulista.

O local existe desde 1994 e suas instalações ficam em meio a uma praça com fonte, ideal para apreciar um bom vinho juntamente com algum dos pratos clássicos do menu. Não é à toa que o Spot é considerado um dos melhores restaurantes de SP.

Leiteria Ita

Falar da gastronomia paulista e não citar a Leiteira Ita seria um dos maiores pedaços. Se você está procurando aquele almoço simples, caseiro e por um preço justo, então a sugestão é a Leiteria Ita. O local fica Rua do Boticário, 31, República, e funciona desde 1953. O restaurante tem o melhor PF do Centro de São Paulo, feito com arroz, feijão, bife e batata frita. Porém, o cardápio é repleto de opções e petiscos.

A decoração é bem estilo boteco, com cardápios pendurados na parede, azulejo português e o tradicional balcão de bar. Fundada pelos irmãos portugueses João Pedro Luís e Luís Nunes Pedro, em 1953, a Leiteira Ita é bastante democrático e o diferencial é o bacalhau. Porém, o carro-chefe do restaurante é o famoso pudim de leite condensado. O doce é tão bom que mal dá para quem quer, então se quiser provar, é bom chegar cedo. 

Bar da Dona Onça- Referência entre os melhores restaurantes de SP

O Bar da Dona Onça fica localizado em um dos edifícios mais conhecidos do Centro de São Paulo, o Copan. Há 10 anos, o restaurante tem sido uma ótima opção de diversão para as noites paulistanas. O local é famoso por suas inúmeras porções de botecos e pratos da cozinha popular. 

Fica na Avenida Ipiranga, 200, Centro Histórico de São Paulo, a cozinha é comandada pela chef Janaína Rueda, que criou um cardápio diversificado, com diversas opções de pratos ao longo da semana, desde arroz, massas e sobremesas. O restaurante conta também com uma carta de vinhos com mais de 800 rótulos.

Ponto Chic

Um dos melhores restaurantes de São Paulo e que não deixa a desejar é o Ponto Chic. Localizado no Largo do Paissandu, 27, no Centro Histórico, possui mais de 90 anos de existência e um dos maiores clássicos da gastronomia popular: o sanduíche Bauru, feito com pão francês, fatias finas de rosbife, tomate em rodelas, pepino em conserva e uma mistura de quatro queijos fundidos em banho-maria (prato, estepe, gouda e suíço).

Bar e Lanches Estadão - Um dos mais históricos restaurantes de SP

E não podíamos deixar de fora da lista dos melhores restaurantes do centro de SP o Bar e Lanches Estadão. O estabelecimento fica no Viaduto Nove de Julho, 193, isto é, no Centro, e é dono do sanduíche de pernil mais famoso do Brasil. O Bar e Lanches Estadão mantém este título há 51 anos.

Foi fundado em 1968, mas os atuais donos assumiram somente em 1974. Um local bastante democrático e além disso, que já recebeu inúmeras personalidades. Seu principal diferencial é funcionar 24 horas por dia, durante 363 dias por ano. Além disso, possui uma infinidade de pratos feitos à base de pernil, além de petiscos, drinks, sucos e outras opções de lanches. Por dia, há o consumo de mais de 30 peças de pernil, cada uma pesando, aproximadamente, 8 kg.

Gostou desse artigo sobre os melhores restaurantes do centro de São Paulo e quer ver mais conteúdos como esse? Então basta clicar aqui! Você pode encontrar opções de lazer em diversos lugares no centro